Olá, querido fórum,
Há muitos anos dedico-me ao hobby mais bonito que existe: a fotografia analógica com filme e produtos químicos :)
Até agora, tenho trabalhado no DUKA com uma velha Durst F30, que infelizmente ficou pequena demais para mim como ampliador e é muito "amadora".
Bem, há menos de duas semanas, a história ainda era um pouco diferente. :-)
http://www.fotocommunity.de/forum/analoge-fotografie/exposição-e-contraste-no-engrandecimento-418308---418308
Seja como for: essa história das máscaras é bobagem. Como elas poderiam proporcionar mais luz?
Os produtos da Kaiser também funcionam na versão de luz mista com condensadores. Pode ser que você tenha o condensador duplo 6x6 instalado e, por isso, esteja obtendo tempos de exposição mais longos em KB.
Para KB, existe um condensador duplo adequado que concentra a luz exatamente nesse formato e, assim, permite tempos de exposição mais curtos.
É só ligar para a Kaiser e perguntar sobre isso.
Antes, verifica se não foi só o diafragma de densidade que você colocou, porque 30s em f5,6 no 18x24 da Ilford me pareceria relativamente longo, mesmo com o condensador 6x6.
Mas, deixando isso de lado: 30s é ótimo — pelo menos dá para fazer dodging e burning de forma reproduzível. E em f5,6, um Rodagon para 18x24 é definitivamente bom o suficiente. ;-)