huehnerhose
Olá,
Tenho uma dúvida que não tem a ver diretamente com fotografia. Preciso gravar uma placa de circuito impresso em breve. E, para isso, preciso de alguma forma fazer a exposição do layout na placa. Como sou bastante novato nesse assunto, pensei que, em vez de imprimir em folia, que é um método comum, desde que se tenha uma boa impressora, poderia imprimir em papel e depois fazer a exposição por contato no filme de impressão. Para a exposição da placa de circuito impresso (UV), o modelo precisa ser novamente colocado em contato com a placa. Nesse processo, o modelo deve ser totalmente opaco aos raios UV nas áreas pretas.
Agora surge a seguinte dúvida: as áreas pretas são opacas aos raios UV? Tenho a impressão de ter lido em algum lugar que é preciso usar reveladores “manchantes” para isso?
E a segunda pergunta: consigo obter uma cópia de contato “útil” usando papel comum? Eu imaginei que bastaria que as áreas a serem expostas no filme de impressão fossem expostas apenas “levemente”, de modo que, com um revelador “normal”, resultasse apenas um tom de cinza. Como preciso apenas de preto e branco, pensei que seria possível simplesmente forçar o filme até que ficasse realmente preto. Isso deveria ser possível, dependendo da visibilidade.
Ah, sim: é importante que a nitidez das bordas seja bastante alta. As faixas têm 0,01 polegada de largura; o máximo que eu poderia fazer seria 0,02 polegada.
Atenciosamente
Sebastian
Richard
Olá, Sebastian,
bem, sem querer desestimular suas experiências nem prejudicar as vendas de Mirko com o filme fotográfico. Mas você realmente acha que vai alcançar o sucesso rapidamente com isso? Que tipo de modelo você tem à disposição?
Feito por conta própria com um software de layout de esquemas elétricos?
- com uma boa impressora em folia
- se não tiver uma disponível, então em uma copiadora
- ou procure um estúdio de exposição, isso também não é tão caro
Esquema elétrico em papel?
- boa copiadora em folia