huehnerhose
Olá,
Tenho uma dúvida que não tem a ver diretamente com fotografia. Preciso gravar uma placa de circuito impresso em breve. E, para isso, preciso de alguma forma fazer a exposição do layout na placa. Como sou bastante novato nesse assunto, pensei que, em vez de imprimir em folia, que é um método comum, desde que se tenha uma boa impressora, poderia imprimir em papel e depois fazer a exposição por contato no filme de impressão. Para a exposição da placa de circuito impresso (UV), o modelo precisa ser novamente colocado em contato com a placa. Nesse processo, o modelo deve ser totalmente opaco aos raios UV nas áreas pretas.
Agora surge a seguinte dúvida: as áreas pretas são opacas aos raios UV? Tenho a impressão de ter lido em algum lugar que é preciso usar reveladores “manchantes” para isso?
E a segunda pergunta: consigo obter uma cópia de contato “útil” usando papel comum? Eu imaginei que bastaria que as áreas a serem expostas no filme de impressão fossem expostas apenas “levemente”, de modo que, com um revelador “normal”, resultasse apenas um tom de cinza. Como preciso apenas de preto e branco, pensei que seria possível simplesmente forçar o filme até que ficasse realmente preto. Isso deveria ser possível, dependendo da visibilidade.
Ah, sim: é importante que a nitidez das bordas seja bastante alta. As faixas têm 0,01 polegada de largura; o máximo que eu poderia fazer seria 0,02 polegada.
Atenciosamente
Sebastian
Richard
Olá, Sebastian,
bem, sem querer desestimular suas experiências nem prejudicar as vendas de Mirko com o filme fotográfico. Mas você realmente acha que vai alcançar o sucesso rapidamente com isso? Que tipo de modelo você tem à disposição?
Feito por conta própria com um software de layout de esquemas elétricos?
- com uma boa impressora em folia
- se não tiver uma disponível, então em uma copiadora
- ou procure um estúdio de exposição, isso também não é tão caro
Esquema elétrico em papel?
- boa copiadora em folia
Você precisa de um positivo para a exposição da placa. Com o filme de impressão, você tem primeiro um negativo, faça o contato e...
Eu fiz isso com impressão a jato de tinta em folia e impressão a laser em folia, ambas deram certo. A superexposição da placa é complicada... Quantas placas você quer fabricar? Com o que você quer gravar? Um serviço de placas não seria uma alternativa?
Atenciosamente,
Richard
huehnerhose
Olá, Richard,
Por enquanto, quero fabricar apenas uma única placa. E provavelmente ficará só nesse único exemplar. Todo o meu problema reside no fato de que não tenho uma impressora a laser decente. Não tinha pensado na ideia de ir a uma copiadora, mas obrigado, acho que essa será a minha solução.
Estou criando o projeto com o Eagle, ou seja, feito por conta própria.
Se eu imprimir um negativo e inverter os contatos, eu teria o positivo de que preciso — não deveria fazer diferença o sentido em que eu imprimo invertido? Tenho aqui uma impressora a jato de tinta que dá resultados bem bons. Só pensei que teria que comprar folhas para a impressora e, como tenho meus produtos fotográficos e o filme de impressão certamente terá uso a longo prazo (no máximo na minha velha câmera de grande formato), seria um investimento “mais barato”.
Eu queria fazer a gravação com cloreto de ferro (III). Meu amigo, com quem estou montando todo o projeto, ainda tem placas. Por isso, mesmo com várias tentativas, ficaria bem mais barato do que 40
Wolf_XL
...então, se for realmente só uma placa de circuito, eu seguiria o bom e velho método tradicional e desenharia tudo em papel vegetal usando coisas antiquadas como símbolos de transferência e canetas de tinta nanquim — pronto. Dessa forma, já fiz cerca de trezentos desenhos de placas de circuito — o método já está bem aperfeiçoado... ;-)
Depois, também existia um tipo de folha de transferência, com a qual também era possível copiar modelos de placas de circuito impresso para uma folha. Mas não faço ideia se esse material ainda existe.
Outra alternativa seria usar filmes lith — aí você precisa primeiro criar um positivo por contato e, com outra cópia por contato, o negativo. Mas o esforço só vale a pena se o modelo for usado com frequência ou para produzir vários modelos para uma pequena série.
Richard
Olá, Sebastian,
e lembre-se de imprimir ao contrário. O lado da camada deve ficar sobre a placa, para evitar imperfeições.
Atenciosamente,
Richard
huehnerhose
Obrigado a todos pelas dicas e sugestões sobre minhas ideias!
Agora só preciso finalizar o layout e dar uma última olhada, e então estaremos prontos para começar :)
Atenciosamente
Sebastian
Renate
Olá,
Certa vez, copiei uma placa de circuito impresso de uma impressão em papel para um filme. Em princípio, deu certo. No entanto, as pistas estão visivelmente desfocadas e um pouco irregulares. Isso não funciona com pistas finas. O filme em si tem excelente proteção contra raios UV. Contudo, fiz uma impressão positiva e depois copiei em negativo e em positivo. Assim, fica mais fácil retocar.
O procedimento de fazer uma reprodução do original em papel para filme de documentos, revelá-la em revelação dura e, em seguida, fazer uma cópia para o filme de impressão, foi bastante viável. No entanto, se as pistas condutoras forem muito finas e a placa de circuito impresso for muito grande, uma câmera de filme 35 mm pode não dar conta do recado.
Os resultados das lojas de cópias são praticamente inutilizáveis e a impressora a jato de tinta também não é exatamente o máximo, mas pode funcionar. As impressoras a laser na minha região também são inutilizáveis para a impressão de placas em folha.
Atenciosamente,
Renate
Richard
Olá, Renate,
Isso já me surpreende. Eu mesmo consegui resultados satisfatórios em material Bungard usando uma impressora a laser com o tambor prestes a falhar. Ok, nas áreas planas, nesse caso específico, tive que dar uma ajudinha com um marcador para folhas. A ideia da copiadora, aliás, veio de uma gráfica. A produção de chapas para a máquina offset é, afinal, muito semelhante ao processo de fotopositivo usado em placas de circuito impresso (fotopositivo exposto a UV).
Mas, se (supondo que haja um modelo digitalizado) a impressão não for suficiente, copiá-la novamente também não vai melhorar a situação. Nesse caso, a exposição direta do filme em uma empresa de reprodução é o método a ser escolhido.
Como já disse, só tive problemas de verdade com modelos da impressora a laser uma vez (e, na verdade, a máquina estava com defeito). Bem, as impressoras a laser têm um problema: essas máquinas apresentam baixa densidade em grandes áreas. Mas dá para contornar esse problema.
Muitas saudações de Impexhausen, que está afundando na neve :)
Richard