Oliver
Olá a todos
Ainda tenho duas fitas antigas Orwochrome UT15 S8 que gostaria de revelar por conta própria.
Alguém já revelou esse filme em preto e branco, ou seja, não usando a química/processo da Orwo, mas sim com a química comum de preto e branco?
Alguém tem alguns tempos ou dados sobre o revelamento do Orwochrome ou sobre o processo Orwochrome?
Atenciosamente,
Oliver
Desejo a todos um ótimo segundo dia de Natal.
Abi
Olá, Oliver,
Você sabe quais processos da Orwo foram usados originalmente para revelar esses filmes? Pois, se eu souber, posso procurar no meu livro a receita do revelador inicial e os tempos de revelação. No meu livro, só tenho os processos para o UT 18/21 (Processo 9165) e o UT 13/16 (Processo 9160).
Em vez do revelador colorido, usa-se um revelador positivo para preto e branco.
Atenciosamente, Abi
Oliver
Olá, Abi
Não, não sei dizer qual é o processo para o UT15. A questão é se consigo mesmo transformá-lo em preto e branco com o seguinte: 1º revelamento, branqueamento, limpeza, exposição intermediária, 2º revelamento e fixação.
O antigo Agfa Moviechrome já dá problema no segundo revelamento, com a emulsão descolada. Ainda tenho alguns Ektachrome antigos (processo EM-26), mas ainda não os testei.
Acho que o processo para o UT13/16 é o mais parecido com o do UT15. O UT13/16 é, creio eu, o antecessor do UT15.
Atenciosamente,
Oliver
RomanJRohleder
Oliver,
>Não, não sei dizer qual é o processo para o UT15. A questão é se consigo >convertê-lo para preto e branco com o seguinte: 1. Revelação, branqueamento, limpeza, exposição intermediária, 2. Revelação >e fixação.
O filme tem uma emulsão de AHU de prata por baixo? Se você não souber, coloque um pedazinho no fixador; se ele clarear, está tudo certo e você pode usar um Diakit P&B normal.
Se não, use o seguinte método:
Primeiro revelação, segundo revelação com toner de tiourea, branqueamento-fixação.
Mas por quê? Dois filmes não são o fim do mundo, os resultados serão, na melhor das hipóteses, medíocres e o material vai acabar antes que você consiga os primeiros resultados úteis.
Guarde essas coisas no seu cofre pessoal de filmes junto com as outras raridades...
Roman
Oliver
Olá, Roman
Quem disse que os resultados precisam ser de primeira qualidade? Para mim, de medíocres a ruins já são suficientes. Só quero evitar que a emulsão se solte. Se eu quiser uma qualidade de primeira, compro filmes novos e mando revelar fora de casa.
O que é um revelador de tiourea?
Existe alguma descrição na internet sobre o processo de revelação que você mencionou (primeira revelação, segunda revelação com revelador de tiourea, branqueamento e fixação) e informações sobre os tempos aproximados, aplicações, preparação caseira, etc.?
Atenciosamente,
Oliver
RomanJRohleder
Oliver,
Você encontra o toner de tiourea aqui na loja com o nome de “Sepiatoner”. Você só precisa da segunda parte da mistura; o banho de branqueamento fica na garrafa.
Quer mais detalhes? Dá uma olhada no drf, há muito tempo atrás eu escrevi algo sobre isso lá.
Roman
Oliver
Olá, Roman
O que é isso, por favor?
Atenciosamente,
Oliver
RomanJRohleder
Oliver,
o newsgroup é o de.rec.fotografie.
Roman
Abi
Olá, Oliver,
Há algum tempo, tentei revelar um filme UT 18 KB. Na primeira tentativa, só apliquei o banho de branqueamento com o fixador de branqueamento (do kit C-41) após o revelador de cor, e o resultado foi decepcionante. Na segunda tentativa, usei um banho de branqueamento para P&B (como em qualquer kit de diapositivos P&B), e o resultado foi melhor. No seu caso, eu processaria o filme no banho de branqueamento P&B como no processo reverso P&B, ou seja, após o primeiro revelamento. Se você tiver um banho de branqueamento à base de permanganato de potássio, use água destilada e um filtro de papel para filtrar a solução, caso contrário, você terá manchas feias no filme depois.
Eu revelaria o filme na segunda revelação em um revelador positivo P&B ou usaria diretamente um kit de diapositivos P&B. Pois é melhor determinar o tempo de primeira revelação com um pequeno pedaço do filme. Você ainda pode usar o toner depois, com certeza vai dar um tom quente bonito. Mais uma dica: adicione ao agente umectante cerca de 10 ml de solução de formalina por litro (encontrada em solução a 35% na farmácia), isso deve proporcionar um melhor endurecimento da emulsão do filme.
Atenciosamente, Abi