Olá, Jens,
Boa sorte com o Baryt!
Sobre o tempo de revelação no PW: o papel não contém revelador incorporado, por isso precisa ficar mais tempo no revelador. Mesmo depois de três minutos, ainda há revelação.
O fato de você precisar realizar a exposição por muito mais tempo com o PW está relacionado ao fato de que a emulsão é simplesmente menos sensível. Mas isso não tem nada a ver com reveladores incorporados; é mais parecido com os filmes, onde existem os de 100 e os de 400. Em comparação com o Agfa MCP (papel PE), eu realizo a exposição no PW por cerca de duas a três vezes mais tempo, dependendo do lote.
Sobre a secagem: o método da fita adesiva já foi descrito. Eu o modifiquei um pouco e colo as impressões suspensas em uma moldura de madeira, com a fita adesiva na parte de trás da impressão e a superfície voltada para dentro da moldura. Assim, consigo colocar duas impressões em uma moldura e não tenho absolutamente nenhum problema com poeira.
Atenção: a fita adesiva pressiona a impressão, por isso cole apenas na borda. Isso incomoda especialmente em formatos pequenos, porque já são necessários uns 5 a 10 mm ao redor para uma fixação estável.
A alternativa é a secagem na prensa de secagem. Secado contra o pano (emulsão contra o pano), isso dá um belo “brilho fosco”. Nesse caso, certifique-se de reservar tempo para a secagem. Não transforme a prensa em frigideira; basta que esteja um pouco mais quente do que a temperatura da mão. Antes de retirar a impressão (dá para sentir por cima do pano quando ela está seca), deixe a prensa esfriar; guarde a impressão durante a noite entre dois livros pesados, e pronto.
Para obter alto brilho, Friedrich Helms escreveu um ótimo tutorial no fórum paralelo:
Caros amigos da fotografia,
(Se estiverem interessados, é melhor sair da internet ou salvar e ler mais tarde, pois o texto é bastante longo; também é mais voltado para iniciantes na secagem de alto brilho)
Alto brilho perfeito, mas como?
Bem, o alto brilho perfeito provavelmente raramente será alcançado, mas um resultado muito bom é perfeitamente possível.
Gostaria de resumir aqui tudo o que aprendi sobre o assunto desde 1950 (minha primeira tentativa), pois percebi que esse tema é abordado com frequência e que o fracasso parece ser comum (no meu caso também foi assim no início, só que naquela época ainda havia lojas de fotografia onde se podia perguntar sobre isso).
1) Limpeza meticulosa: a placa de alto brilho (o filme de alto brilho significa a mesma coisa) deve estar impecavelmente limpa, pois com o tempo se acumula gelatina nela.
2) O último banho das fotos não deve estar sujeito a contaminação (poeira, cabelos, etc.), pois caso contrário podem surgir pontinhos (pequenos pontos opacos).
Se a placa de alto brilho não estiver limpa (sem resíduos de gelatina), as fotos grudam; limpe-a sempre com álcool; se isso não for suficiente, use talco em pó.
Polvilhe a placa de alto brilho com o talco, esfregue e remova os resíduos com água; para manchas de calcário, use um limpador à base de vinagre.
Se tudo isso ainda não for suficiente, ou seja, se as fotos continuarem grudadas, não resta outra opção a não ser usar polidor de cromo, o que eu não gosto nem um pouco, pois a placa fica levemente arranhada; mas, neste caso, não conheço nenhuma alternativa.
Se esses arranhões finos como fios de cabelo, que mal se notam, incomodarem, você terá que comprar uma placa de alto brilho nova.
3) O procedimento básico
Retire as fotos do último banho e coloque-as ainda molhadas sobre a placa de alto brilho, que deve estar ligada há pelo menos cerca de 10 minutos, e pressione-as.
A prensagem em si é feita da seguinte forma: fotos pequenas são prensadas uma vez com pressão moderada usando o rolo de prensagem; fotos maiores são prensadas a partir do centro em forma de estrela, também com pressão moderada.
A placa de alto brilho é, naturalmente, retirada da prensa de secagem, deixada esfriar um pouco e só então as fotos são prensadas.
Para obter resultados particularmente bons, a placa é colocada em álcool entre cada prensagem para remover contaminações (mas, para ser sincero, faço isso raramente).
A temperatura de secagem deve estar entre 70° e 80°.
Após a fixação, a placa de alto brilho é colocada na prensa e esta é fechada.
4) Auxiliares
Existem basicamente duas maneiras de simplificar o trabalho de alto brilho, que também podem ser combinadas.
No primeiro caso, utiliza-se um banho de agente umectante, mergulhando o papel por cerca de 1 minuto e, em seguida, fixando-o na placa de alto brilho.
Eu prepararia o banho de agente umectante com água destilada, especialmente se a água da torneira for rica em calcário.
Na minha opinião, os resultados são um tanto modestos, especialmente desde que o “Glanzol” da Tetenal saiu do mercado; como substituto, talvez o “Ilfotol” da Ilford.
Quanto às preparações à base de bile de boi, não posso me pronunciar, mas devem ter um efeito semelhante.
No segundo caso, deve-se mergulhar as fotos previamente em álcool por cerca de um minuto e, em seguida, espremê-las; assim, o tempo de secagem é reduzido pela metade.
Na minha opinião, esse método traz os melhores resultados, mas o cheiro do álcool é um inconveniente (não use álcool adulterado com gasolina, pois o cheiro permanece por muito tempo).
Também é possível adicionar o agente umectante ao álcool, mas até agora não vi nenhuma vantagem nisso.
Em ambos os métodos, as fotos não devem entrar na prensa muito molhadas, para que não fiquem desnecessariamente diluídas, mas devem ser colocadas na placa de alto brilho ainda pingando.
O aditivo de formalina não é um agente de alto brilho, mas um banho de fixação e, além disso, extremamente prejudicial à saúde; era utilizado no “papel Agfacolor”, que não era resistente à prensagem a seco, antes de 1971 (em todos os papéis color-barita, antes de serem descontinuados; a Kodak pode ter sido uma exceção) e na secagem a quente de papéis fotográficos foscos e texturizados.
5) Prosseguimento do procedimento
Após 10-15 minutos (com álcool 5-8 minutos) para papéis fotográficos com espessura de cartolina e 5-8 minutos (com álcool 3-5 minutos) para papéis fotográficos com espessura de papel, a prensa é aberta; as imagens já estão soltas.
Nesse momento, as imagens não estão de forma alguma planas; basta colocá-las sobre uma superfície lisa e o mais fria possível, e as fotos se nivelarão.
Para ajudar a deixá-las ainda mais planas, recorte-as nas bordas em cerca de um milímetro (mas isso provavelmente não é necessário, sendo, na verdade, muito demorado).
6) Problemas
Se houver formação de pontinhos, significa que o último banho ou a placa de alto brilho estavam contaminados; trabalhe com mais limpeza (também preciso me lembrar disso com frequência). Não é possível evitá-los totalmente, a menos que você queira transformar seu laboratório em uma sala limpa, como na microeletrônica, se estiver disposto a pagar por isso.
Brincadeiras à parte, áreas foscas de grande extensão surgem devido à má pressão das imagens ou a uma prensa de secagem com aquecimento irregular (algo muito raro em aparelhos modernos e bons modelos antigos).
É claro que você não deve esperar isso de um modelo amador em 18×24 dos anos 50, embora o resultado também seja bastante aceitável com eles.
As rachaduras onduladas na foto são chamadas de “fratura em concha” e são causadas por secagem excessivamente quente.
Se a prensa de secagem não tiver termostato, desligue-a cerca de 1 minuto antes (durante o banho com agente umectante ou álcool e o tempo em que a placa de alto brilho deve esfriar; assim, você não perde tempo), e depois disso quase não haverá mais fraturas em concha.
Um alto brilho de má qualidade também pode ser causado por uma tensão incorreta do pano, mas isso geralmente é regulado automaticamente.
Manchas no verso das imagens são causadas por um pano sujo; geralmente, a solução é fervê-lo ou simplesmente substituí-lo (solicite um tecido de linho).
7) Outras observações
Para começar, deve-se iniciar o trabalho de alto brilho com papel de espessura adequada, pois é mais fácil obter alto brilho com esse tipo de papel.
Pelo que sei, ainda existe o Forte “Bromofort”, o “UNIVERSAL B” da Banse e Grohmann (Wernigerode/Harz), que é idêntico a ele, e o Kentmere “Bromide” em gramatura de papel, disponível na Phototip (Kiel).
Além disso, para economizar e ganhar mais experiência, já que é possível imprimir mais fotos, recomendo que você comece com formatos pequenos.
O UNIVERSAL B está disponível a partir de 7 x 10 cm e o Bromide a partir de 9 x 14 cm; gosto um pouco mais do Bromide, mas ele é bem mais caro.
O melhor é revelar tudo o que for adequado para alto brilho; eu mesmo ainda não uso papel PE para isso, nem mesmo nos formatos pequenos; com a prática adequada, tudo isso fica quase tão rápido quanto em papel PE.
Se isso soou um pouco seco e didático, peço que não leve a mal, mas trata-se de um tema assim e as explicações devem ser precisas, não é mesmo?
Espero não ter deixado nenhuma dúvida em aberto e desejo a vocês, queridos amigos da fotografia, muito sucesso.
Boa sorte
Friedrich Helms