silberkorn
Olá,
Alguém aqui já revelou o Ilford FP4+ usando o kit da Foma? Se sim, gostaria de saber qual é a sensibilidade resultante e, portanto, como deve ser a exposição.
Atenciosamente,
Jo
RomanJRohleder
Jo,
Você já revelou um FP4+ nos últimos 20 anos e deu uma olhada no suporte? Esse material azul-violeta realmente não dá prazer na projeção.
Fora isso, que tal um pouco de iniciativa própria? Encha um rolo, varie a exposição em um ou dois stops e divida o rolo em três partes. Primeira tentativa com 12 minutos, ou seja, o tempo base da Foma, segunda tentativa depois de ver o resultado da primeira.
Roman
silberkorn
@ Roman,
Já vi. Na verdade, parece bastante com o suporte do Agfa APX 100, e já mandei revelar esse último várias vezes pelo processo SCALA. O resultado é bom; a leve inserção do suporte passa despercebida até mesmo em projeções que misturam diapositivos SCALA e APX. Daí minha intenção de, eventualmente, revelar meu estoque restante de FP4+ no processo Foma (no processo SCALA, os laboratórios relutam em usar o FP4+, pois temem descascamento da camada e, consequentemente, contaminação das folhas).
E quanto ao segundo ponto da sua resposta: por que fazer experiências sem perguntar aos outros e desperdiçar material fotográfico, se talvez alguém já tenha feito as mesmas tentativas?
Saudações e feliz Natal
Jo
RomanJRohleder
Jo,
>Tenho. Na verdade, parece bastante com o suporte do Agfa APX 100, e >já mandei revelar esse filme muitas vezes pelo processo SCALA.
Então você teve sorte, a Ilford troca o suporte com a mesma frequência com que outras pessoas trocam de roupa íntima. Há muito tempo só encontro o suporte roxo para FP4 e HP5; não conheço, por experiência própria (desde 1992), nenhum Ilford que seja minimamente adequado para projeção.
Boa continuação de festas,
Roman