PhilippReichmuth
Olá,
Estou pensando em passar a enrolar manualmente os rolos de filme que mais uso atualmente na minha câmara escura, o FP4/CHM125 e o HP5/CHM400, para economizar dinheiro e não ficar sempre limitado a 36 fotos por rolo. Tenho algumas dúvidas de iniciante para que isso continue sendo acessível para mim:
- Na prática, até que ponto um carregador de filme é indispensável? Como tenho pouca coordenação motora, será que consigo enrolar o filme de forma viável na câmara escura que já tenho, mesmo sem um carregador, ou vai dar muito trabalho?
- Posso trocar o filme no carregador sem grandes problemas ou devo contar com a necessidade de um carregador específico para cada filme? O carregador de filme aumenta significativamente o investimento inicial. (Sim, sim, não prestei atenção em Steinkimmen.:D)
- Com que frequência e com que qualidade os cartuchos de filme podem ser reutilizados? Os ADOX que uso atualmente parecem dar um resultado bem bom.
- Mirko, é de propósito e/ou há algum motivo para que, de acordo com o catálogo, vocês ofereçam apenas o CHM 400 em rolo, mas não o CHM 125?
Obrigado -
Philipp
Roman
Philipp,
No eBay, os carregadores de filme usados costumam ser vendidos por 10 euros (ou menos)...
Roman
uworischki
Olá, Phillip
"...também é possível enrolar o filme na câmara escura já existente sem usar um carregador de filme..."
Em princípio, sim — mas não conheço ninguém que consiga contar 36 quadros apenas pela perfuração do filme....
"...Posso trocar o filme no carregador sem grandes problemas ou devo contar com a necessidade de um carregador específico para cada filme?..."
É claro que dá para trocar o filme sem problemas. Tira-se do carregador, coloca-se de volta na caixa... mas é mais fácil, claro, comprar mais alguns cartuchos e processar o rolo inteiro ou enrolá-lo completamente. 20 cartuchos certamente não custam os olhos da cara.
"...Com que frequência e em que condições os cartuchos de filme podem ser reutilizados..."
Certamente não há garantia "vitalícia", mas tenho cartuchos antigos da Orwo com tampa de rosca, e eles ainda estão vedados.
Uwe
heinrich
Olá, Phillip,
Dá para fazer sem o carregador de filme, basta medir o comprimento desejado... Um amigo meu faz isso de vez em quando, quando está com vontade de economizar. Para medir, basta colar duas fitas adesivas grossas na mesa, a uma distância adequada, de modo que você consiga senti-las ao tatear, mesmo no escuro.
Pessoalmente, prefiro o carregador de filme. É muito mais prático e funciona mesmo à luz do dia.
Atenciosamente,
Heinrich
cfb_de
Olá, Uwe,
> mas não conheço ninguém que consiga contar 36 fotos com base na perfuração do filme...
Oito comprimentos equivalem a uma foto. Para 36, basta contar 320 comprimentos (36 fotos, três na frente para enrolar o filme, um atrás para o restante). É trivial, se ainda tivermos a sensibilidade necessária nos dedos.
Quem tem motricidade grossa mede um bom metro e sessenta e cinco, o que também dá certo e pode ser feito com uma régua.
Os mais primitivos, com câmeras “de verdade” sem “inteligência de rebobinagem” e contador de fotos, enfiam tanto filme na lata até não caber mais nada e contam a partir do fim do contador. Dependendo do filme e da lata, dá entre 42 e 48 fotogramas, mais os créditos iniciais e finais.
Mas eu também prefiro o meu Füllfix.
SCNR,
Franz
MirkoBoeddecker
Phillip,
Após o novo aumento de preços em 1º de janeiro de 2006, nossos preços antigos ficarão em quase apenas 50% do novo preço da Ilford.
A nova matéria-prima custará quase o dobro da que usamos atualmente, da época da Ilford Ltd, e, portanto, nossos preços também terão que subir cerca de 25% ou até mais.
Tendo em conta esta evolução dos preços, o produto vendido ao metro, no que diz respeito ao CHM, não pode continuar a ser comercializado.
No entanto, posso oferecer-te o Classic 200 e 400 a um preço muito vantajoso. Prazo de validade 2005/2006.
Cumprimentos,
Mirko
PhilippReichmuth
Oi, Mirko,
Obrigado pelo Classic, mas vou deixar isso de lado por enquanto; estou muito satisfeito com o CHM e não quero ter que me adaptar a um novo filme de novo.
Vocês ainda têm alguma caixinha em estoque ou já esgotaram tudo?
Philipp
MirkoBoeddecker
Phillip,
Ainda temos 2 ou 3 rolos, mas provavelmente vão sair da loja ainda hoje ou amanhã.
Atualmente, estamos colocando um acréscimo de 5 euros em cada rolo :D
O preço dos estoques antigos também foi calculado muuuito abaixo do valor real.
É muito trabalhoso confeccionar e embalar esses rolos quando não se encomenda a produção de 1.000 unidades. Mas, para essa quantidade, o material não teria sido suficiente...
Foi assim que aconteceu.
Atenciosamente,
Mirko
PhilippReichmuth
Oi, Mirko,
obrigado pela informação. Vocês poderiam guardar um dos rolos CHM400 para mim? A Srta. Mikloska está processando um pedido meu desde anteontem, que eu pretendia retirar na segunda-feira; talvez ela possa simplesmente anotar isso nele.
Acabei de comparar os preços com os do FP4/HP5 original. Os preços da Ilford no catálogo são os novos ou os antigos?
Atenciosamente,
Philipp
MirkoBoeddecker
Phillip,
tudo o que diz respeito a pedidos concretos você precisa resolver diretamente com as meninas.
Tento sempre responder aqui com rapidez, mas nem sempre estou no trabalho e não tenho como, além de tudo, receber e gerenciar “pedidos” pela internet.
Você ainda não pode comparar com os preços originais da Ilford, pois os novos preços ainda não foram divulgados por ninguém.
No futuro, não poderemos mais ser competitivos no mercado de produtos vendidos por metro, em comparação com os produtos originais da Ilford. É exatamente isso que a Ilford pretende com esse aumento no preço da matéria-prima. Se continuaremos a oferecer filmes confeccionados a preços acessíveis quando a matéria-prima se esgotar, ainda é uma incógnita.
Em um filme pré-confeccionado, 50% do preço é o filme e 50% é mão de obra, cartucho etc.
Uma duplicação do preço da matéria-prima significa, portanto, apenas um aumento de aproximadamente 30% no preço de venda ao público.
Com um produto como o vendido por metro, o cálculo simplesmente não bate mais.
O novo preço de tabela da Ilford é: 49 euros líquidos por rolo.
Somando os custos de manuseio, o preço de venda ao público esperado para o revendedor ficaria em torno de 55 euros.
Abaixo disso, não vale a pena economicamente oferecer o produto.
Nesse sentido, estamos atualmente em uma posição muito boa com um preço de venda ao público de 29 euros, não é mesmo?
Atenciosamente,
Mirko
PhilippReichmuth
Tudo o que diz respeito a pedidos concretos, você mesmo precisa resolver com as meninas.
Claro.
Ainda não dá para comparar com os preços originais da Ilford, porque os novos preços ainda não foram divulgados por ninguém.
Bem, com os antigos já dá ;)
No futuro, não poderemos mais ser competitivos no mercado de produtos a granel, em comparação com os produtos originais da Ilford. É exatamente isso que a Ilford pretende com esse aumento no preço da matéria-prima. Se continuaremos a oferecer filmes pré-confecionados a preços acessíveis quando a matéria-prima se esgotar, ainda é uma incógnita.
Acho que, do ponto de vista econômico, isso faz todo o sentido para a Ilford. Pessoalmente, não compro o FP4 original principalmente porque o CHM125 é mais barato; no meu caso, a Ilford está, portanto, competindo consigo mesma. :)
No entanto, com meu orçamento de estudante, diante dos novos preços da Ilford, vou procurar a longo prazo um novo filme em rolo na faixa de 80-100 ASA, até que meu orçamento permita algo mais. (Nesse sentido, como cliente da Ilford, pelo menos no momento, estou de qualquer forma diante de uma clássica situação de perda para todos.) A longo prazo, isso provavelmente vai se resumir a uma disputa entre o Efke e o Foma 100. É uma pena, pois o Foma não fica tão bonito no meu revelador favorito atual, o ADX A+B.
Philipp
oliverdienst
Olá, Mirko,
Acabei de ler que você (20/12/05) pode oferecer o Classicpan 400 em rolo com validade até 2005/2006.
Você poderia me explicar por que, no meu pedido de 02/12/05, recebi o Classicpan 400 em rolos de 30,5 metros com validade 11/2004?
Caso o produto que você está oferecendo seja o “novo”, eu ficaria muito grato se você pudesse me enviar dois rolos de 30,5 metros com validade em 2006, descontando o valor do meu crédito.
Oliver
MirkoBoeddecker
Olá, Oliver,
Enviar mercadorias vencidas sem mais nem menos foi um descuido do responsável pela embalagem, e a Lidija, pelo menos, já te reembolsou o valor total. Por isso, ela vai ter sérios problemas comigo, pois, como já deixei claro em outra ocasião, não estamos mais lucrando, e dar dois rolos de graça significa que agora teremos que faturar 500 euros sem ganhar nada para compensar o prejuízo. Na verdade, em um caso como esse, no máximo 20% podem ser oferecidos, caso contrário, a mercadoria deve ser devolvida.
Os rolos que ainda estão aqui são, sem exceção, Classic 200. Foi erro meu. Havia duas pilhas e eu pensei que uma fosse 400 e a outra 200. Todos têm a data de 11/2005.
Segundo a Forte, ambas as emulsões são NOVAS.
Atenciosamente,
Mirko
oliverdienst
Olá, Mirko,
Obrigado pela sua resposta!
Por favor, não incomode muito a Lidija; tenho os rolos de filme aqui na geladeira, ainda fechados, então posso devolvê-los a vocês a qualquer momento. O que ela me ofereceu foi, afinal, uma tentativa louvável de atendimento ao cliente e fidelização. Portanto, não se preocupe com os cerca de 500 euros de faturamento adicional, nós já damos um jeito nisso -> te mando uma mensagem privada amanhã.
Aliás, acredito que vocês poderiam aumentar bastante o faturamento se a disponibilidade dos papéis e filmes oferecidos fosse minimamente garantida ou se pudesse ser informado quando haverá novas entregas. Infelizmente, por exemplo, devido a várias situações de entrega pouco claras, tive que me despedir do belo Adox PW; com o Classicpan 400 a situação é semelhante, mesmo que de vez em quando eu ainda tente encomendar algum ;) .
Oliver
MirkoBoeddecker
Olá, Oliver,
Não sei há quanto tempo você acompanha o fórum.
Por isso, aqui vai um breve resumo sobre o Classicpan e o Polywarmtone:
Tanto o Classicpan quanto o Polywarmtone são e sempre foram produtos da Forte.
Quando eles entraram em insolvência, ninguém mais podia fornecer — exceto nós.
Eu estava em Vac pouco antes da insolvência e consegui garantir o material restante e a matéria-prima não confeccionada.
Depois, transportamos tudo isso com dificuldade por meia Europa para conseguir material acabado o mais rápido possível.
Durante a “falência total” (período em que nada mais saía da fábrica), só nós ainda podíamos oferecer temporariamente a linha completa a partir do nosso próprio estoque.
Mas as coisas se “arrastaram” por mais tempo do que o esperado e, em algum momento, também ficamos sem estoque.
Seguiu-se o período em que tivemos que pré-financiar as produções, já que a Forte não tinha mais matéria-prima. Isso significa que se paga e faz o pedido hoje e recebe a mercadoria em 3 a 6 meses. É claro que nem sempre, quando a mercadoria chega, vem tudo o que é necessário, porque eu não sou vidente e tive que adivinhar o que seria mais necessário.
Assim foi até o final do outono, com disponibilidade mais ou menos boa.
Em nenhum momento, porém, não havia absolutamente nada disponível — quase sempre havia um tamanho ou um acabamento diferente do desejado.
Atualmente, a disponibilidade do PW está quase 100% restabelecida. Todos os formatos e todos os acabamentos estão disponíveis. A Forte acabou de fazer a entrega.
Se não houver mais catástrofes, a situação deve continuar assim, com uma disponibilidade média de 85 a 95%.
O mesmo vale para o Classicpan. Filmes pré-cortados estão disponíveis em quantidade suficiente; apenas o material em rolo (que ninguém compra, por isso os rolos estão acumulados!) está temporariamente esgotado. Simplesmente não quisemos fazer um novo pedido enquanto ainda havia tanta mercadoria vencida no estoque.
É impossível ter todas as superfícies e todos os tamanhos sempre em estoque com um prazo de entrega de 2 a 5 meses. Isso nunca aconteceu antes — nem mesmo com outros fabricantes.
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Olá, Mirko,
quase sempre havia um tamanho ou um acabamento diferente do que eu queria.
Às vezes, invejo o teu humor sutil pré-natalino ;-)
Falando sério. Você não pode/não deve dizer isso, então vou dizer agora:
“Filmes vencidos” não são nada dramáticos. Esse material dura *bem* mais tempo do que a data impressa, desde que seja armazenado adequadamente (o que vocês fazem), o que se refere ao armazenamento em temperatura ambiente no armário da sala.
Por isso, mesmo hoje, usar um rolo “vencido” no final de 2004 não é drama algum, e a devolução/desconto oferecido pelo fornecedor é uma combinação de “presente de Natal” e “gesto de boa vontade”.
O que, no entanto, não se pode afirmar em relação ao papel MG. Parece que, nesse caso, o papel precisa amadurecer após a fabricação (razão pela qual não deve haver mercadoria “fresca” no mercado, já que ela ainda não atende às especificações quanto à amplitude de contraste). Além disso, quase nenhum fabricante indica “datas de validade”, para que seus estoques maiores possam ser vendidos sem que o cliente tenha motivo para reclamar (vocês não fazem isso, uma vantagem da produção em pequena escala e um grande ponto positivo para a sua loja!).
Por isso, eu nunca compraria papel MG no eBay, muito menos pacotes abertos ou produtos mais antigos. Com o tempo, ele fica cada vez mais mole e adquire tons de imagem mais suaves (a antiga emulsão croata das caixas amarelas holandesas, por exemplo, ficou com um tom azul bem suave; o MG IV “quebra” ainda menos).
De qualquer forma, não me surpreende que meu rolo de HP5+ com validade expirada no início de 2005 ainda esteja como novo. Mas o que me surpreende é o seguinte: como vocês conseguiram que a emulsão Vary*** passe de 000 para 4 já alguns dias após a moldagem? O Roman acabou de me contar algo incrível sobre isso.
Vou testar isso entre os feriados; até lá, o rolo ainda está esperando no porão.
E então, eu, idiota, acabei esquecendo o pedido de PW. Agora não tenho mais nenhum depois de todos aqueles calendários 13x18 para os colegas (eles até compram :-) Não importa, no ano que vem vou fazer o pedido, aí vou precisar de R50 de novo. Vou ligar/mandar um e-mail/pedir para trazerem o material de Berlim. Como sempre.
Feliz Natal, aproveitem bem o fim de ano
Franz
Schwedenstahl
Olá,
E quanto aos produtos com prazo de validade vencido? Eles também estão à venda? Quanto custa o tecido por metro com prazo de validade vencido?
Atenciosamente,
Marwan
cfb_de
Olá, Marwan,
Por que não liga amanhã de manhã para a galera de Berlim na loja? O Mirko vai poder te dizer antes quanto custa. Mas, na verdade, ele também não sabe o que ainda vai sobrar quando já estiver em casa.
Feliz Natal!
Franz