Gast
Caros colegas!
Quero fazer uma cópia de aproximadamente 1 x 1,5 metro em material em rolo; isso, por si só, não é problema, mas alguém de vocês já tentou, na prática, desenvolver algo assim?
Acho que já ouvi falar em “enxames” e filmes plásticos, mas tenho a sensação de que, até conseguir a cópia perfeita, vou transformar meu DUKA em um campo de batalha.
Como disse, agradeço dicas e experiências.
Werner
PS: Não estou errado em achar que não existem bacias de laboratório tão grandes assim?
Gast
Olá, Werner
Eu faço isso com frequência. Mas, para isso, comprei um tanque comprido da Deville-Bobinoir. Com 1,40 x 26 cm, ele tem um tamanho considerável. No entanto, por 160 €, não é exatamente barato. É por isso que trabalho apenas com um tanque comprido. O papel, em rolo, é girado repetidamente pelo revelador. É muito útil ter uma segunda pessoa ajudando.
Já tentei fazer isso com reveladores líquidos também. Para mim, era muita bagunça!
Boa luz!
Andreas
Stagirit
Se você tiver um piso de azulejos com ralo no banheiro, pode revelar o papel fotográfico diretamente no chão.
Use uma espátula de borracha para espalhar e movimentar o revelador pelo papel.
Ou construa uma moldura com ripas de telhado, forre-a com filme plástico e revele o papel dentro dela.
E então, como já foi dito, gire o rolo de papel dentro dela ou passe-o por dentro, dependendo do espaço que você tiver.
Também dá para construir uma caixa de revelação superdimensionada para papel usando tubos de PVC de escoamento, mas só vale a pena se você fizer isso com frequência.
O mais simples é uma bacia de tamanho adequado na câmara escura; com um pouco de habilidade e bastante resina epóxi (por exemplo, Ponal Duo), você mesmo pode construí-la. Use ainda verniz resistente a produtos químicos, verniz para piso ou, melhor ainda, verniz 2K da Clou. Instale também um ralo e um empurrador.
Na verdade, isso não deveria faltar em nenhuma câmara escura.
MirkoBoeddecker
Temos o equipamento de revelação em fita longa Deville com 4 bandejas (compatível com cores) no laboratório de aluguel.
Custa 15 € por hora, pois o laboratório fica totalmente ocupado com ele.
Mas vocês teriam que fazer a exposição em casa e, se necessário, enxaguar.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Aqui você encontra um manual de montagem:
http://www.schwarzweiss-magazin.de/swmag_leser_08.htm
Talvez ele possa ajudar.
Atenciosamente,
Otto Beyer!
arothaus
Olá,
Dá uma passada na loja de materiais de construção; lá você encontra todos os tipos de vasos grandes por um preço bem acessível. Lembro de ter lido em algum lugar a dica de usar aqueles vasos compridos para flores de varanda.
Atenciosamente,
Andreas
Gast
Olá!
Recebi muitas dicas úteis; só preciso decidir se vou tentar fazer um aparelho artesanal ou se vou comprar um aparelho da Deville.
160 euros não é tanto assim, se pensarmos no quanto custa só o papel para algumas cópias desse tamanho. O aparelho só funciona com papel PE ou também com papel baritado?
Muito obrigado,
Werner
MirkoBoeddecker
Bem, na verdade, uma Deville dessas custa 3.900 marcos alemães.
Quem conseguir comprá-la por 160 euros pode se considerar sortudo.
Atenciosamente,
Mirko
andreasbrigachtal
Olá, Mirko
Não faço ideia do que você está falando! :D O Deville Langenbecken custa 160 € na loja de um dos seus concorrentes?!
Boa iluminação
Andreas
cfb_de
Olá, Andreas,
Há mais do que apenas essa chave:
http://www.deville-plastique.com/Old%20Sit...ft/jcgdform.htm
Atenciosamente,
Franz
Gast
Bem, recentemente também fiz uma grande cópia pela primeira vez e não queria gastar muito dinheiro comprando vasos grandes de propósito. Comprei vasos comuns para plantas de varanda na loja de materiais de construção. E o mais importante é, acima de tudo, que você desenvolva a superfície revestida para dentro, porque os vasos geralmente têm bordas afiadas no fundo e isso pode causar consequências desagradáveis. Mas depois funcionou muito bem e sem problemas.