Mirko,
>Tens certeza quanto aos valores do filtro ao diminuir a abertura?
Sim, se bem me lembro, o manual em inglês mencionava isso explicitamente, e muitos usuários consideram isso uma falha. Na versão em alemão, isso é mencionado apenas indiretamente — na seção “Preparação” está escrito “ajuste o anel de abertura para 5,6”, depois vem o manual do software com menção explícita à abertura (“Se necessário, a abertura da íris pode...”), e só depois a aplicação de cores, sem qualquer menção à possibilidade de redução de luz.
Não consigo mais encontrar a versão em inglês, mas guardei uma cópia em alemão em
http://rjr.blafh.de/Manuals/janpol.pdf.
Haltdochja:
“Ao realizar ampliações coloridas, o JANPOL-COLOR só deve funcionar com a abertura máxima do diafragma; o anel de abertura I deve, portanto, permanecer sempre ajustado em 5,6.”
>As proporções de cor não deveriam mudar, já que os filtros são inseridos à frente do diafragma.
Faz um tempão que não pego nessa coisa; quando finalmente consegui um adaptador M39>M42, perdi o interesse (Philipp, se quiser experimentar, me avisa; caso contrário: deixa pra lá, desde que você tenha um bom filtro V e poupe-se de procurar o adaptador).
Se bem me lembro, o que acontece é que dois filtros são colocados um contra o outro, com uma linha de separação de nitidez entre amarelo/ciano e amarelo/magenta. Quando você fecha a abertura, a relação das densidades muda...
Roman
PS: O Natal está salvo, o carteiro trouxe hoje “um pacotinho” – palavras dele. ;-) Ainda não vi, não chego em casa antes de sexta-feira.