Stagirit
É mesmo possível fazer uma inversão de revelação em papel fotográfico?
Com quais tipos de papel isso é possível?
O que devo levar em consideração?
RomanJRohleder
É possível. Existem várias abordagens, como o revelamento reverso e a solarização — a Orwo já tinha o DPP, o papel diretamente positivo, que era basicamente o seu papel baritado normal com uma pré-exposição específica.
A TT havia dado orientações no antigo SW-Diakit sobre o processamento do Vario Comfort e do Vario Ultra, ou seja, MG4 e MCP; O Sr. Buddelmann envia o manual em PDF mediante solicitação; se você me responder até domingo ao meio-dia, também posso te passar.
Em princípio, é uma tarefa delicada — Christian Kolinski já tentou uma vez e teve dificuldades com um forte véu de fundo; algo assim certamente pode ser compensado com o equilíbrio entre a exposição e o primeiro revelamento.
Roman
hambo
Olá,
teoricamente, é possível. Você teria que usar um revelador positivo retardado, ou seja, com KBr, ou realizar a diluição, e o restante seria como no processamento de filme, mas usando apenas um revelador de papel forte, como o Eukobrom, como segundo revelador. No entanto, eu recomendaria usar papel de gradação (suave) para suavizar os contrastes do diapositivo.
O melhor é usar um internegativo em preto e branco, pois assim você tem duas oportunidades de ajustar o contraste.
Atenciosamente, Jürgen :D
Stagirit
Obrigado, vou dar uma experimentada.
Gast
Olá,
Spence/Worobiec descrevem um processo de inversão à base de toner de enxofre (sulfeto), destinado, na verdade, à produção de internegativos.
Expor o papel, revelar, tonificar com enxofre a imagem não revelada/positiva, descolorir o negativo e fixar. O que resta é o positivo de enxofre. O problema, como em todos os processos reversíveis, é que a exposição inicial e a gradação não têm nada a ver com o processo normal, mas precisam ser testadas.
Atenciosamente
Martin
RomanJRohleder
Martin,
Eu já tinha tentado fazer o mesmo com o Sepiatoner (>tiourea) e o Blix. Em princípio, funciona, mas a névoa de fundo é e continua sendo enorme (o mesmo problema ocorre no revelamento de filmes com esse método, pois a prata metálica e até mesmo o suporte nu ficam manchados).
Não é nada agradável...
Roman
ChristianKolinski
Olá,
> o véu de fundo, porém, continua sendo enorme (o mesmo se aplica ao revelamento do filme nesse processo, pois a prata metálica e até mesmo o suporte em si ficam manchados).
O que, aliás, não importa para a aplicação pretendida por Spence/Worobiec (internegativo) — o base fog está lá para ser impresso (ou algo assim). Só que na projeção ou como positivo em papel, o resultado fica meio assustador.
Reversão convencional:
Para um primeiro teste: Ilford Ilfospeed (grau de fixação), exposição intensa, primeiro revelamento em N113 por 2 min, branqueamento e clareamento com o kit de reversão Foma, 2ª exposição de 1 min, 40 W. 2º revelamento em N113, fixação.
Véu de fundo acentuado; na minha opinião, o Ilfospeed apresenta um tom de imagem “quente”.
É possível fazer um clareamento posterior com Farmer ou similar, mas isso sempre implica em um número significativo de fotos descartadas...
Melhorias previstas (se o tempo permitir): revelador inicial com KBr e/ou revelação inicial com revelador de filme.
Certamente algo agradável para as longas noites de inverno de Natal, quando se foge para o porão para escapar da catástrofe familiar reunida :D
Christian
Stagirit
Será que o forte véu de fundo não pode ser causado pelos produtos químicos incorporados na camada de suporte dos papéis?
Na verdade, eu gostaria de ter um positivo direto, já que atualizei minha Laborator 138s com obturador e parte traseira Larka, podendo agora fotografar em 13x18.
Hmm, na verdade, eu também poderia usar a unidade de filme da antiga impressora na plataforma.
PhilippReichmuth
Acho que o método do internegativo é mais simples. Você pode realizar a exposição no filme fotográfico, realizar a revelação com revelação suave e, em seguida, transferi-lo para o papel. Você não terá problemas com o véu de fundo ou com o papel multigrade, terá dois processos suficientemente conhecidos em vez de um desconhecido, terá controle total sobre o resultado da imagem em duas etapas, em vez de nenhuma, e poderá reutilizar o internegativo.
SamuliSchielke
Concordo com o Philipp. Outra opção que também deve funcionar, mas apenas em tamanhos pequenos e que, além disso, é cara, é a Polaroid. Eu mesmo nunca experimentei, mas talvez, nos próximos tempos, faça algumas cópias em preto e branco a partir de slides coloridos; e como o filme ortocromático para impressão não é tão adequado para isso, estou pensando em simplesmente fazer as cópias em Polaroid de grande formato.
Samuli
hambo
Olá,
bem, produzir um internegativo em preto e branco é bastante simples. Aprendi isso há 20 anos usando o seguinte método, que pode não agradar aos teóricos, mas que, na prática, sempre funcionou com bons resultados.
Amplie o diapositivo com o ampliador em filme plano (6/9 ou 4/5) ou ajuste para 1:1. Para melhores resultados, use também a técnica de contato, mas cuidado com o pó!
Feche a abertura da lente cerca de 4 a 6 vezes e faça a exposição por um segundo. Isso também vale para o contato.
O Kodak Plus X pan era o nosso filme de trabalho na época, e ainda existe hoje. Em seguida, revele por 7 minutos em Microdol X ou também em RODINAL 1:50; infelizmente, não tenho o tempo exato à mão.
Caso os negativos fiquem um pouco mais escuros do que o normal, não há problema, eles ainda estão na parte reta da curva :) .
E se a transferência de tons de cinza não agradar, o filtro de captura P&B ou a cabeça de mistura de cores funcionam exatamente como na captura na câmera.
Atenciosamente, Jürgen
Gast
Roman!
A Orwo já teve o DPP, o papel positivo direto, que era basicamente o papel baritado normal deles com uma pré-exposição específica.
Você acha que dá para fazer isso sozinho, porque você escreve como se fosse fácil?
Quero tentar, deve dar certo com uma lâmpada potente.
Oleksander
RomanJRohleder
Oleksander,
>>A Orwo já fabricava o DPP, o papel positivo direto, que era basicamente o seu >>papel baritado normal com uma pré-exposição específica.
>Você acha que dá para fazer isso sozinho, porque escreve como se fosse >fácil?
Na verdade, não era essa a impressão que eu queria passar; em princípio, é um processo simples, mas é preciso acertar exatamente o ponto, dosando com muita precisão.
Um trabalho árduo, combinado com um pouco de sorte?
>Quero tentar, deve dar certo com uma lâmpada forte.
Eu prefiro uma lâmpada não tão forte... um flash seria a melhor opção, pois é mais fácil de controlar.
Experimente, registre o seu procedimento e compartilhe conosco. ;-)
Roman
Gast
Roman,
vamos ver se consigo tempo e disposição; se conseguir, vou te contar os resultados.
Oleksander
Gast
Roman,
Falei por telefone com um químico em Schostka (Swema), que disse que a Orwo fazia a solarização não com luz, mas por via química; com luz, o resultado não fica uniforme o suficiente, ou seja, não dá certo na prática.
Atenciosamente,
Oleksander