Gast
Ao desenterrar meu equipamento de câmara escura, que eu já acreditava estar perdido, encontrei — que alegria! — tesouros dos quais já havia me esquecido completamente: várias caixas, algumas ainda fechadas, com papel baritado Orwo (BN111 etc.).
Bem, pensei com a minha imprudência já não tão juvenil, talvez ainda dê para usar, e fiz algumas provas em algumas folhas de uma caixa já aberta.
Em princípio, tudo funciona, o único incômodo é que o papel faz de tudo, menos ficar plano sob meu ampliador. Esse material está, em parte, bastante curvado, de modo que até mesmo soluções com prensas parecem impraticáveis. A tentativa de “alisá-lo” sobre uma borda fracassa, pois, devido aos raios de curvatura necessários, o lado da camada se deforma. Eu teria, portanto, que fazer a exposição através de uma placa de vidro grossa e pesada...
Há algum problema em, nesse caso, molhar o papel antes da exposição e fazer a exposição com ele molhado? Nesse caso, ele ficaria maravilhosamente plano e liso sobre uma placa de vidro...
Gast
Olá, visitante,
A Radio Eriwan diz que, em princípio, não (não há nada que se oponha a isso).
Se você já ouviu falar do Emmermann, lá até o papel embebido em revelador é colado na placa de base.
Eu já fiz isso, e me parece essencial que você consiga remover a água “estagnada” sem danificar a emulsão. Gotas ou uma película de água causam imagens desfocadas.
Atenciosamente
Martin
Richard
Olá, visitante,
por que não daria certo? ... e o que você tem a perder? O material molhado costuma ser menos sensível, então não se surpreenda se precisar de um tempo de exposição mais longo. Não sei se uma placa de vidro é uma boa base para a exposição. Imagino que, devido ao reflexo nas rodas da placa, possa haver um pouco de luz difusa ao redor do papel.
Atenciosamente
Richard
Gast
Obrigado pelas dicas.
Então, em vez da placa de vidro, eu deveria usar algo resistente à água, estável e não reflexivo; uma placa de acrílico pesada ou algo do tipo.
Mencionei a placa de vidro principalmente por causa da base folheada a madeira verdadeira do meu ampliador, que não gosta nada de umidade.
(E com isso, ao mesmo tempo, eu me “revelo” como alguém que não usa molduras de exposição).
O problema da película de água/gotículas talvez pudesse ser resolvido com uma lâmina de remoção adequadamente macia, mas isso não parece ser uma solução muito satisfatória. Vamos ver o quão sensível a emulsão fica.
Vocês conhecem alguma outra maneira de deixar o papel baritado, não exposto, ondulado/curvado, devidamente liso?
Gast
Olá.
O que há de errado em usar uma placa de vidro grossa? Eu costumava ampliar assim, sem nenhum problema. A placa pode ser comprada no vidraceiro (dizer “na esquina” talvez não seja mais a expressão certa, mas com certeza ainda há ALGUM por aí) por poucos euros. Só precisa estar sem arranhões e ser bem maior do que o formato do papel em questão. Fita adesiva à esquerda e à direita, para criar uma área de apoio e não colocar as mãos muito dentro da superfície, e pronto.
Assim, não há respingos de água, os dedos ficam secos (o medidor de exposição vai adorar) e a folha fica plana.
Atenciosamente,
Ronald
cfb_de
Vocês conhecem alguma outra maneira de alisar bem o papel baritado não exposto, que é ondulado ou trançado?
Sim.
Isso aqui:
E com isso, ao mesmo tempo, eu me "revelo" como alguém que não usa molduras de exposição
Vou repensar isso e comprar um Versamask. Não é exatamente barato (custa mais ou menos o mesmo que uma moldura de máscara mediana da Dunco), é limitado a formatos fixos, mas deixa qualquer papel bem liso e é uma aquisição para a vida toda.
Como lâmina de alisamento, eu usaria uma boa lâmina de limpador de para-brisa barata, comprada em uma loja de acessórios automotivos. As lâminas genéricas mais baratas são suficientes e funcionam muito bem.
Atenciosamente,
Franz
SamuliSchielke
O que desfavorece a placa de vidro são simplesmente as pequenas partículas de poeira e sujeira que se depositam em sua superfície durante a sessão na câmara escura. Na primeira cópia, elas ainda não estão lá, mas na segunda e assim por diante já podem aparecer impressões digitais, poeira e outras coisas que ninguém quer ver na foto.
Uma Versamask ou uma moldura de máscara é extremamente prática, mas não é absolutamente necessária — há muitas maneiras simples de manter o papel liso, nas quais a água não faz diferença e não se precisa de moldura de máscara, etc. Minha moldura de máscara só vai até 18x24, por isso, para tamanhos maiores, fui obrigado a experimentar outras alternativas. Encontrei dois métodos que funcionam.
1. Objetos pesados de metal. Antes de ter a moldura de máscara, mantinha meus papéis lisos com drives de disquete pintados de preto que estavam fora de uso. No entanto, isso só funciona até um determinado tamanho. No momento, estou planejando mandar cortar quatro blocos de ferro de 30 ou 40 cm de comprimento em uma loja especializada para os tamanhos grandes e depois pintá-los de preto eu mesmo. Isso mantém qualquer papel bem liso.
2. É muito mais fácil simplesmente colar o papel na placa de base. Fita crepe funciona bem, mas é preciso ter cuidado para não danificar a emulsão ao remover a cola. A fita crepe produz pequenas quantidades de luz azul quando arrancada rapidamente, mas nunca tive marcas disso no papel.
Boa diversão com o seu projeto,
Samuli
cfb_de
Mantive meus papéis lisos usando drives de disquete descartados e pintados de preto.
Criminoso! Provavelmente ainda de antigos DECs/VAXs ou Macs. Que te envolvam em papel fotográfico liso e te joguem no mar.
Atenciosamente,
Franz
SamuliSchielke
Não se preocupe, Franz, tudo bem. Espero que isso faça com que minha sentença seja mais branda...
S.