StraDi
Olá, pessoal,
como, de alguma forma, voltei a sentir vontade de trabalhar com cores na minha vida pessoal, gostaria de retomar isso no meu pequeno laboratório. Além disso, recentemente, em uma liquidação de laboratório, consegui uma Durst Printo que parece estar em ótimo estado, em troca de uma impressão manual e um agradecimento. No entanto, para poder colocá-la definitivamente em funcionamento, faltam-me algumas peças pequenas. Talvez eu encontre aqui algum usuário de Printo que tenha algo para me passar. Faltam-me, entre outras coisas:
- Mangueiras de drenagem com torneira
- Grelha coletora para o secador
- 2 unidades de rolos de transferência ou de compressão (eles ficaram pegajosos)
- 1 unidade de Energy Therm
- eventualmente 2 unidades de tampas de tanque com abertura para termômetro Printo
Se possível, também gostaria de adquirir um módulo de tanque completo com mangueira, rack e Energy Therm.
Desde já, muito obrigado e um grande abraço,
Dirk
Bonderer
Eu também já tive uma Printo. Ela não era fabricada na Alemanha, mas na Itália. Justamente no material dos rolos de prensagem é que eles economizaram. Não tive nenhuma em que eles não estivessem grudados. Uma vez, mandei recondicionar dois rolos com o Sr. Kämmerl, da Thermaphot; ele tem as máquinas de usinagem e o material para revestimento, e ainda faz esse serviço.
Você deveria entrar em contato com ele. Não tenho mais a Printo, mas tenho uma Thermaphot e, nessa, os rolos não começam a grudar.
StraDi
Sim, infelizmente esse é um grande problema da Printo. Os elementos de aquecimento Energy Therm são outro assunto complicado. Mesmo assim, eu daria uma geral nessa máquina e veria o que dá para fazer com ela. Já estou de olho em uma Thermaphot... infelizmente, a Thermaphot não fabrica mais aparelhos novos. Mas ainda devem existir alguns recondicionados.
Atenciosamente,
Dirk
jonny
Sim, é verdade, o Sr. Kämmerl ainda conserta aparelhos ACP e também oferece aparelhos que ele mesmo recondicionou. Recomendo vivamente os aparelhos e também o serviço.
Não é barato, mas vale cada centavo. Infelizmente, devido às práticas pouco cuidadosas do setor de transportes hoje em dia, o risco de danos durante o envio é bastante alto (tive essa experiência amarga quando enviei o meu para recondicionamento), por isso, o melhor é entregar ou retirar os aparelhos pessoalmente em Nuremberg! Uma alternativa são os Fujimoto, mas eles raramente são oferecidos na Alemanha e a disponibilidade de peças de reposição é incerta. Não posso te ajudar com o Printo, mas, pelo que tenho observado, de vez em quando aparecem peças à venda no eBay. Talvez você tenha sorte lá.
StraDi
Olá...
... e, antes de mais nada, muito obrigado pelas dicas.
A Printo foi, por assim dizer, uma aquisição “de última hora” para o meu pequeno laboratório particular. Entretanto, entrei em contato com a Foto Mayr, onde me atenderam com muita disposição e simpatia. Lá, eles também mantêm bons contatos com a Thermaphot.
Eu mesmo tenho uma Colenta grande no laboratório especializado... além disso, conheço muito bem as máquinas pequenas da Thermaphot e da Meteor Siegen (Meteofom). A Printo é, para mim, algo novo em termos de uso; o princípio modular era, pelo menos naquela época, certamente muito interessante.
Já tenho a maioria das peças pequenas reunidas, até mesmo um conjunto de termômetros Printo. Curiosamente, minha Printo não tem aberturas para isso na tampa. Outras máquinas da série parecem ter isso... provavelmente como uma melhoria em um processo de produção posterior...
Até mais...
Dirk
Clemens
Olá, Dirk,
Como mangueiras de drenagem, servem também mangueiras de PVC comuns, do tipo que se encontra em lojas de materiais de construção (o diâmetro das conexões deve ser de 10 mm, mas é melhor verificar novamente). Não tenho frango, mas tampões também servem. Quanto aos rolos: se você conseguir encontrar um rack avariado para desmontar, troque em cada rack o rolo superior dos dois rolos pretos (de borracha) por um cinza (ou seja, de plástico); assim, o problema da aderência deve estar praticamente resolvido, e a compressão continua tão boa quanto antes.
Infelizmente, todos os meus Energy Therms também estão estragados, exceto um, mas como só uso a Printo para P&B, isso não é tão dramático para mim.