Stagirit
Tenho aqui um obturador antigo, o Compur electronic 5FS, e gostaria de saber se por acaso alguém aqui entende do assunto.
Tecnicamente, ele está em perfeitas condições, mas não faço ideia de que tipo de unidade de controle é necessária para ele.
Se eu conseguir fazê-lo funcionar, finalmente poderia usar minhas antigas lentes Apo-Ronar e Nikkor.
Gast
Olá,
Isso é totalmente inútil, joga fora e manda para mim ;-)
Falando sério, receio que só consigas encontrar a unidade de controle depois de procurar bastante.
Não tenho 100% de certeza, mas como você também perguntou por uma unidade de controle, trata-se da série sem bateria, com alimentação integrada na unidade de controle.
Eu já tive alguns pequenos dessa série, e o problema é que eles funcionam com pulso de ativação e corrente de manutenção. Ou seja, basta conectá-los a uma fonte de alimentação de laboratório e aumentar a tensão: nada, nada, nada, nada... e de repente, puf. Portanto, cuidado com o “só vou testar”.
Então, se você já vasculhou todos os mercados de pulgas e e-bays (quem sabe o que pode sair de uma placa de controle antiga e mofada), segue o plano B:
Nas oficinas especializadas em câmeras (em Hamburgo, eu diria a Wiese), insista até que eles encontrem a documentação e a entreguem.
Conheça um entusiasta de eletrônica experiente que esteja disposto a montar algo assim para você em troca de uma cerveja e uma pizza (e material). Experiente, neste caso, significa (ver acima) programação Mips ou contador TTL; para a época, isso é chique e moderno, mas o truque está no domínio do circuito de comutação. Embora não se trate de “alta tensão” no sentido de perigo, um carretel queimado transforma o belo obturador em um investimento perdido.
Pelo mesmo motivo, eu testaria uma unidade de controle encontrada em qualquer lugar primeiro em um protótipo antes de colocá-la no obturador.
Atenciosamente
Martin
Stagirit
Já cheguei até aqui; é uma peça bastante rara.
Mesmo que talvez já não sirva mais para fotografar, pelo menos posso usá-la no meu ampliador.
O 5FS é 90% mecânico, aceita sem problemas qualquer tensão entre 9 e 12 volts, ao contrário do modelo 3. Só que, sem a unidade de controle, ele serve no máximo como cortador de charutos (6 cm de diâmetro a 1/500 já é bastante).
Gast
Oi,
Quer dizer que ele abre e fecha sem problemas? E não queima? Nesse caso, eu passaria direto para o plano B.
Com algumas baterias recarregáveis, dá para conseguir entre 9 e 12 volts; qualquer amador de eletrônica consegue montar o circuito de temporização.
Acima de tudo, com certeza é melhor do que o Sinar/Copal Hili no que diz respeito ao manuseio.
Atenciosamente
Martin
Gast
Olá,
Recebi o esquema elétrico da central de controle da Compur porque queria mandar consertar uma central avariada que um amador tinha me dado. Mas, depois que consegui uma central que funcionava, acabei desistindo da ideia. Se você tiver interesse no esquema, me mande um e-mail. gschl@gmx.de
Stagirit
Você comprou a unidade de controle no eBay outro dia?
Obrigado pela oferta.
Gast
Olá, comprei a unidade de controle no eBay e agora estou com dificuldade para encontrar um cabo. No ano passado, comprei em Madri uma Tele Xenar 500 sem uso, mas sem a unidade de controle; agora tenho a unidade de controle, mas achei que um cabo não seria problema... mas não é bem assim. A Linhof me emprestou o cabo de teste deles, então pelo menos sei que os dois funcionam...
Alguém pode me ajudar com o cabo?
Michael Heinrich
Gast
Oi, Michael,
O cabo não deve ser o problema, mas o conector, sim ;-)
Tira uma foto das extremidades do teu cabo emprestado.
Talvez a gente consiga identificar de que marca é.
Abraços
Martin
Gast
P.S.: e, antes de devolver, é claro, verifique o estado do equipamento.