EJG
Olá, pessoal do fórum,
Como estou voltando a fotografar, gostaria de obter bons resultados de revelação com filme SW ASA 100–400 e papel
de forma relativamente rápida, sem precisar passar por um processo de tentativa e erro.
Talvez vocês conheçam combinações que quase sempre garantam bons resultados.
Alguém poderia me dar alguma dica?
Muito obrigado
EJG
Roman
Bem, então vou começar:
Fuji Neopan 400, com exposição a EI 250 (de preferência com um filtro verde-amarelado), revelada por 9,5 minutos em RODINAL 1+50 (20 °C, agitação contínua por 30 segundos, depois 2 vezes no início de cada minuto).
Impresso em Foma Variant brilhante, revelado em Tetenal Eukobrom, eventualmente com viragem ao selênio posterior; ou, se for para ser barita e tom quente: impresso em Forte Polywarmtone ou em Fomatone, revelado em Agfa NEUTOL WA, viragem ao selênio a gosto.
Roman
RomanJRohleder
EJG,
use um revelador padrão como o D76 ou, se preferir, o A49 (ambos na proporção 1+1), faça a exposição do filme (não importa qual, desde que esteja disponível sem problemas e possa ser comprado posteriormente) com metade do valor da embalagem (FP4+/125 ASA, ou seja, com 50 ASA) e, em seguida, revele por um tempo 25% a 30% menor do que o indicado pelo fabricante.
Isso deve sempre resultar em negativos equilibrados, que se adaptam a qualquer papel fotográfico com g2/g3.
Fique longe de remédios milagrosos, pois filmes milagrosos também não existem, e “forçar” o revelador é ou autoengano inconsciente ou aceitação consciente de “defeitos”.
RJR
RomanJRohleder
Ah, e mais uma coisa:
Sem testes, sem treinamento, não dá certo. Nossos processos não são padronizados, a variação é enorme — o que, para alguns, pode ser justamente o que torna tudo isso tão interessante.
Se você não quer isso, é melhor levar seus filmes CN à dm ou pensar em algo digital.
Gast
Bem, vou me tornar impopular:
Kodak TMax 100 e 400, na sensibilidade nominal e reveladas com o revelador T-Max.
Hoje em dia eu nunca mais usaria, mas por motivos estéticos.
Foi com elas que comecei, e obtive negativos que ainda hoje são imprimíveis.
Houve, claro, o habitual material descartado com sombras alagadas e céus sem contornos, mas só a experiência permite controlar isso.
Filmes cúbicos como PlusX, TriX, FP4 e HP5 eu também revelaria inicialmente com diluição em A49, pois para o formato KB o grão precisa ser intencional. Mas, inicialmente, tudo funciona com a sensibilidade nominal.
Quanto ao papel, eu também consideraria o Polykaltton RC. Ele produz, por exemplo, pretos lindos e intensos com Eukobrom, o que com papéis de tom quente sempre exige um pouco de trabalho.
No que diz respeito ao revelador de papel, na minha opinião, não dá para errar muito na “faixa normal”.
O caminho de (muito) bom a ótimo pode, no entanto, ser bem longo :)
Atenciosamente
Martin
EJG
Olá, muito obrigado pelas respostas,
mas não estou mais esclarecido do que antes. Cada um tem suas próprias experiências.
Vou tentar a versão clássica com Fomapan 200 e Fomadon LQN
para rolos e filmes de câmara.
Atenciosamente,
EJG
arothaus
Olá,
O que se pode considerar “clássico” seria provavelmente o Fomapan 100 ou 400; o 200 tem aqueles grãos cristalinos modernos.
Atenciosamente,
Andreas
cfb_de
Olá, Andreas,
Sim. Além disso, o Fomapan-200 apresenta “um comportamento de sensibilidade que muitos inexperientes não esperariam”.
Isso me qualifica para o serviço diplomático?
;-)
Franz
arothaus
Franz,
Perfeito!
Eu também pensei em escrever algo assim ;-)
Embora o filme 200 no revelador Foma também deva render 200 — mas eu só o conheço por relatos. Desde a SK, tenho um pacote de amostras grátis guardado na minha câmara frigorífica; um dia ou outro ele vai acabar no A49.
Atenciosamente,
Andreas R.
Gast
EJG,
É óbvio que você não vai aprender nada fazendo uma pergunta dessas.
Você precisa entender que existem princípios básicos para qualquer filme
1) exposição corretamente
2) revelação corretamente
3) ampliação corretamente
Se você não fizer isso, o resultado nunca vai ficar realmente bom.
Onde você pode errar um pouco mais (mas também é caro) sem que o resultado fique realmente ruim: Kodak PlusX ou Ilford Fp4 e ID11/D76.
Divirta-se
Oleksander
heinrich
Olá,
Se for para seguir o método clássico, esta é a minha combinação favorita:
Exposição com Ilford HP5 a 250–320 ASA
Revelação por inclinação em ID11 1+3 (preparação com água destilada de supermercado) por 17 minutos a 20 °C, ou seja, um pouco menos do que o indicado pela Ilford
Ritmo de agitação: 1º minuto constante (ritmo de 3 segundos), depois agitar 5 vezes a cada 60 segundos (5 vezes em 10 a 12 segundos)
Não se esqueça do banho de parada e da fixação
No meu caso, isso resulta em negativos bem definidos que podem ser ampliados com boa gradação de 2,5 a 3,5, dependendo do motivo
Ampliar em papel multigrade; o tipo de papel é mais uma questão de gosto; pessoalmente, prefiro Agfa Multicontrast (que não estará disponível por muito tempo), Polywarmton e Ilford Multigrade.
Revelação em Agfa Neutol WA; como alternativa, Forte Fortespeed WTD (revelador de tons quentes) ou Fortespeed NTD (revelador de tons neutros). Preparação de acordo com as instruções do fabricante.
Tempo de revelação: conforme as instruções do fabricante (geralmente de 90 a 120 segundos), não a olho nu
Observe que todas as outras sugestões feitas aqui são tão boas ou ruins quanto a minha. O melhor é escolher uma das combinações sugeridas e começar com ela. O importante é se concentrar em uma combinação, e isso não é possível sem testes e variações sistemáticas das condições do processo, até que você obtenha os resultados desejados.
Atenciosamente,
Heinrich
Gast
Eu te aconselho a revelar e ampliar um rolo de filme e, depois, fazer suas perguntas. Recomendo o material da Fuji e o revelador D76. Quanto ao resto, como revelação com sensibilidade reduzida etc., você vai aprender rapidamente. Baseie-se no seu resultado e, se comprar produtos ocidentais, você vai estar do lado seguro.
Atenciosamente, Pan
RomanJRohleder
Pan,
E agora, qual das duas: Westware ou Fuji?
Roman
EJG
Olá, amigos do fórum,
mais uma pergunta: com que redução no tempo de revelação se deve contar ao
revelar com o Jobo CPE 2 (agitando manualmente por um minuto e, em seguida, mantendo a lata de filme girando continuamente na velocidade 1 ou 2)? A velocidade de rotação do tanque de revelação faz diferença?
Existem incompatibilidades com reveladores como os recomendados, RODINAL, ID 11, A49, D76?
De resto, muito obrigado pelas dicas. Vou começar experimentando uma das combinações que vocês já testaram.
Atenciosamente
ejg