wosis123
Já usei 4 rolos que sobraram (formato 120), e, curiosamente, todos ficaram desfocados!
O que me irrita é que, com fotos tiradas a distâncias bem variadas (de 5 a mais de 20 m) e aberturas de 8 a 11, tudo ficou desfocado, inclusive os números dos rolos. O que pode estar acontecendo?
Comprei os rolos por volta de 2012, guardei na geladeira e revelei com revelador SILVERMAX por 7,5 minutos. Alguma ideia?
TR
Oi, eu também usei bastante esse filme há uns 10 anos. Os números do filme que ficaram impressos também estavam desfocados. Parece ser normal. Minhas exposições, no entanto, tinham nitidez, é claro. Você não menciona se verificou o foco da sua câmera, ou se o plano do visor de tela fosca coincide com o plano do filme e se as indicações de distância na lente coincidem com os outros dois planos. É bem possível que algo tenha se desajustado.
wosis123
Vou testar com outro filme e com configurações rigorosamente controladas. No entanto, as configurações de distância estavam sempre corretas na escala da lente (Rolleiflex 6008, lentes de 80 mm e 150 mm).
Renate
Talvez a impressão do filme não tenha sido a ideal. O CHS 100 ART é revestido com PET, e isso não é compatível com todas as câmeras. Minha Kiev 60 não se adaptou bem a ele, enquanto as Mamiya RB Magazine não apresentam nenhum problema. Quando revelo os filmes com Neofin Blau, sempre obtenho uma nitidez muito boa. Se as fotos ficavam desfocadas, a culpa era sempre da câmera ou minha.
€
Atenciosamente,
€
Renate
sputnik
Vou testar com outro filme e configurações rigorosamente controladas. Mas as configurações de distância estavam sempre corretas na escala da lente (Rolleiflex 6008, lentes de 80 mm e 150 mm).
?
É a 6000 recém-adquirida? Nesse caso, eu faria primeiro um teste de foco com um filme Kodak/Ilford (com a abertura máxima, usando um tripé e o visor de tela fosca), para resolver isso de uma vez por todas.
Mesmo uma Rolleiflex não está imune a ter sido maltratada por um proprietário anterior. Já se ouviu falar de discos de ajuste empenados, guia de filme não montada no compartimento, guia de filme montada para a parte traseira em vez de para o cartucho, etc., etc.
Eu definitivamente não confiaria na escala do medidor.
?
O fato de que, em motivos com grande profundidade de campo, tudo fica desfocado mesmo em f/11 é um enigma e explica por que você suspeita do filme. Eu provavelmente também suspeitaria, nesse caso.
Vou partir do princípio de que você não tirou a foto com 1/60 ou 1/30 sem tripé. ;-)
Wolfgg
Olá, wosis,
antes de mais nada, é preciso verificar a focalização no infinito; a melhor maneira de fazer isso é por meio da autocolimação. Para isso, basta ter uma segunda câmera que você saiba que está bem ajustada:
http://feuerbacher.net/photo/repair/InfinityFocus/InfinityFocus.html
Além disso, você poderia colar novamente o filme desfocado no papel, colocá-lo como se fosse um filme não exposto e, se a câmera permitir, disparar em B sem lente; em seguida, olhe pela frente (ou pressione contra o filme) para ver se o filme se curva em direção à lente.
Atenciosamente, Wolfgang
Wolf_XL
...na verdade, um filme não pode ficar desfocado — ele reproduz exatamente o que a luz incide sobre a emulsão... ?
sputnik
Mas, de certa forma, talvez sim.
Por exemplo, quando a câmera não consegue, por causa do movimento da filmagem, manter-se constantemente no plano de filmagem definido.
Se isso se deve a um suporte que não só é extremamente rígido, mas também apresenta uma torção extrema (com o que não quero afirmar que esse seja o caso aqui), então a culpa seria do filme e isso poderia (pelo menos na minha opinião, que não é determinante) levar a imagens desfocadas visíveis.
Mesmo assim, eu verificaria a câmera primeiro.
Wolfgg
Olá,
Teoricamente, seria possível ter um filme desfocado, mas nunca vi nem ouvi falar de nada parecido. Para isso, durante a fase de revelação, os cristais incorporados à gelatina teriam que começar a se deslocar, ou seja, abandonar permanentemente a posição que assumiram durante a exposição (>1 mm), como se fossem queijo derretendo no forno.
Se a Impex colocasse um filme assim “no mercado”, já teria sido um verdadeiro alvoroço aqui no fórum. Não, tem algo errado com a câmera.
Atenciosamente, Wolfgang
wosis123
Este é o novo 6008. Entretanto, percebi que talvez falte a cena do filme:
sputnik
Não é só uma possibilidade. :-)
DerReisefotograf
Este é o novo 6008. Entretanto, percebi que talvez falte a superfície do filme:
Olá,
coloquei um link para um BDA do 6008. É para um 6008 Af e um 6008 integral 2, mas dá para ver bem a peça que está faltando.
http://heidifoto.net/Rollei/PDF-Documents/6008_integral2_Anleitung-D-.pdf
€
E lá, na página 8, dá para ver uma superfície de filme, numerada com o número 53. É exatamente essa peça que não vejo na foto.
Você ainda pode devolvê-la ou perguntar sobre a peça?
Abraços, Tobias
Wolf_XL
... a base para filme da Rollei também era vendida separadamente — mais precisamente para adaptar a 6003 para funcionamento com cartucho... Embora não fosse estritamente necessário — pelo menos eu não notei nenhuma diferença —, isso te dá a chance de adquirir a base para filme separadamente, se for o caso...
Wolf_XL
... essa é a peça que está faltando. Tem o número de peça de reposição da Rollei 13493...
wosis123
Entrei em contato com o vendedor, ele vai reenviar o produto...