Oliver
Olá
Quais filmes SW KB podem ser revelados adequadamente como diapositivos?
Sei que os filmes com suporte transparente são os mais indicados para revelação reversa, mas quem é que tem sempre um suporte transparente à mão?
Lucky SHD 100 /400
Fuji Neopan 400 / 1600
Que outros filmes ainda servem?
Algumas dicas sobre o revelamento também não seriam nada mal (produtos químicos, tempo de exposição ou imagens de exemplo)...
Atenciosamente,
Oliver
PhilippReichmuth
Olá, Oliver,
Então, para começar, os clássicos dos diapositivos em preto e branco:
* Agfa SCALA (mas não tem a sensibilidade nominal de 200 ASA)
* Foma R100 como minha primeira escolha. O “R” é importante. B)
Depois, se você tratar a emulsão com cuidado, também:
* Efke 50 (100 ou 25 provavelmente também); como tratar a emulsão com cuidado está explicado em artigos especializados (Hilgert/Rohleder, “Kehrt um!”).
* Maco PO100c também serve, já que não é tão diferente dos filmes Efke correspondentes, apenas mais caro.
Já testamos o Lucky 100 em Steinkimmen, embora eu tenha levado uma bronca pela ideia :) Tom muito quente, ainda um pouco mais quente que o R100 (minha impressão) e, devido à sensibilização pancromática “plana”, surge uma impressão tipicamente Lucky, na minha opinião um pouco turva, assim que há pessoas na imagem, mas para outros motivos ele pode ficar muito bom, ou melhor, poderia, se eu fosse um fotógrafo melhor. No kit da Foma, porém, ele chega apenas a cerca de 40 a 50 ASA. Acho que isso pode ser extrapolado para o 400; com mais de 200 ASA, intuitivamente, eu não o faria passar pela exposição depois deste fim de semana. Você precisa pensar bem se gosta desse visual, pois ele é bem peculiar e, na faixa em torno de 100 ASA, você provavelmente se sai melhor com o R100.
Outros podem acrescentar mais sobre isso. Eu simplesmente experimentaria com o filme de sua escolha e revelaria com cuidado, com etapas de banho de parada antes e depois do clareamento e antes da fixação, e com variações de temperatura o menores possível, de 1 grau, como descrito no artigo mencionado acima.
Philipp
Christoph
Mandei revelar o Maco Po 100c pelo processo SCALA, o que resulta em 22 DIN. Os diapositivos ficaram muito bonitos. Eu também quero tentar revelar esse filme um dia. Dizem que, com o kit de revelação inversa da Kodak T-Max, chega-se a 21 DIN. Mas só ouvi isso e ainda não experimentei pessoalmente.
Gosto muito de usar o Fomapan R100 com o kit de revelação reversível da Foma. Quero usá-lo para revelar os Agfa-Scala. Eles devem chegar a 22 DIN. Já realizei a exposição no primeiro, mas ainda não tive tempo de revelá-lo.
Oliver
Obrigado, Philipp, obrigado, Christoph
É verdade, eu tinha esquecido do Agfa SCALA. Uso o Fomapan R100 na versão de filme estreito de 8 mm para minha câmera DS8. E o Fomakit é ideal para iniciantes.
Revelei alguns rolos de Fomapan DS8 R100 com o kit de revelação da Foma. Os resultados ficaram bem bons.
Mas acabei ficando entediado e, aos poucos, substituí os produtos químicos por outros da Tetenal ou da Calbe. Agora, preparo o banho de branqueamento e o banho de limpeza na própria cozinha.
Quero experimentar um pouco com os filmes e os produtos químicos.
Os filmes Lucky SHD 100 e SHD 400 são bem baratos e valem a pena experimentar.
Se eu decidir usar o Lucky SHD 100, devo realizar a exposição como 50 ASA? E quanto ao Lucky 400?
Alguém tem mais sugestões e dicas?!?! Mas nada de SCALA ou Fomapan R, por favor.
Atenciosamente,
Oliver
RomanJRohleder
Gunamd,
>Então, se a emulsão for manuseada com cuidado, também:
>* Efke 50 (100 ou 25 provavelmente também); como fazer isso de >manusear a emulsão com cuidado está descrito em artigos especializados (Hilgert/Rohleder, “Kehrt >um!”).
Funciona. Fica realmente bom na projeção, o grão não era perceptível em escalas médias (embora a estrutura AN das molduras de vidro tenha influência nisso). Se você tiver o motivo certo e se der bem com 40 ASA... sim.
A emulsão não apresentou nenhuma fraqueza, mas surgiu um problema ainda não esclarecido:
Colocamos dois Efke na lata ao mesmo tempo, um R50 de produção mais antiga e um ADOX 50 comprado na quarta-feira. Por acaso, fotografamos o mesmo motivo, ao mesmo tempo e, realmente por acaso, com valores de luz idênticos — um Beli foi “dividido”, os valores foram comunicados verbalmente — em câmeras diferentes — minha Cord Vb, uma Mamiya Ciralguma em bom estado de funcionamento. O ADOX está em situação de subexposição.
Ah, sim: o tempo de revelação inicial de 12 minutos parece estar certo para o Efke R50, isso será verificado com um fotômetro em algum momento. Em algum momento. E mais uma ressalva: é apenas um rolo, então a base de análise é um pouco escassa.
>Já invertemos o Lucky 100 em Steinkimmen, embora eu tenha levado uma bronca pela ideia
Hihi. Fomos muito malvados e assustadores? ;-)
>Tom muito quente, ainda um pouco mais quente que o R100 (minha impressão)
Sim. Plana e com um tom como uma impressão com tonalidade de tiourea, de alguma forma sem força.
> e, devido à sensibilização pancromática “plana”, surge uma impressão provavelmente >típica da Lucky, na minha opinião um pouco mais turva,
Eu diria assim: a diferenciação de tons é pouco acentuada, não é possível uma reordenação clara. É tudo, de alguma forma, o mesmo cinza.
> assim que há pessoas na imagem, mas para outros motivos ele pode ficar >muito bom, ou melhor, poderia,
Não, é outra coisa — assim que o céu entra em cena, fica embaçado. O velho problema conhecido do negativo Lucky com a péssima AHU, sobreexposições, nitidez fraca e tons desajustados. Um céu claro como o dia sempre estraga tudo... e isso ficava evidente em pessoas cujo tronco ultrapassava a linha do horizonte na imagem.
> se eu fosse um fotógrafo melhor.
O emblema da Ford já estava ok. :-)
> No kit da Foma, porém, só chega a uns 40 a 50 ASA.
Mais para menos.
Aliás, filmes com base cinza clara também valem a pena experimentar, desde que não sejam usados em comparação direta com filmes em suporte transparente, ou seja, não sejam misturados no cartucho.
Atenciosamente,
Roman
RomanJRohleder
Oliver,
que tal o SCALA ou o R100?
Roman
PhilippReichmuth
Olá, Oliver,
Bem, se você já conhece o R100 e o SCALA, pode ficar à vontade para experimentar. Os diapositivos Lucky parecem até que OK, mas não são bons e, principalmente em muitos motivos, ficam sem graça e monótonos; em comparação direta com o R100, este último foi realmente melhor em todos os aspectos: gama de tons, sensibilidade, nitidez, etc. O melhor é você comprar um, mas não mais do que isso, e se convencer disso. O filme realmente não é tão bom assim.
Sobre a sensibilidade: com o Lucky 100, eu tinha a sensibilidade da câmera ajustada em 50 ASA e, na maioria das vezes, faço uma superexposição de meio stop. Isso ficou bom. No final, realizei algumas exposições com 50 ASA reais, mas não dá para ver muita coisa nelas. Se você quiser experimentar o Lucky 400, eu sugeriria realizar a exposição em 150-160 ASA. Certamente seria possível otimizar ainda mais, mas provavelmente não valeria a pena o esforço.
Os produtos químicos foram o Foma-Diakit, com o Fomadon LQR como revelador primário e secundário por 12 minutos em rotação em um CPE, tudo a 20 °C, lavagens intermediárias bem mais curtas do que as indicadas no folheto com água temperada, mas com etapas de banho de parada antes e depois da clarificação e antes da fixação, ou seja, tudo muito simples. A preparação caseira dos produtos químicos não faz diferença, no máximo na escolha do revelador. Ainda seria possível tonificar os diapositivos. Só terei imagens de exemplo quando eu tiver os diapositivos de volta :)
Philipp
PhilippReichmuth
Olá, Roman,
> O Lucky 100 agora está invertido em Steinkimmen,
> embora eu tenha levado uma bronca por causa da ideia
Hihi. Fomos muito malvados e assustadores? ;-)
Horrível! Mas às vezes a gente precisa ser firme :) Afinal, foi mais um vídeo divertido com objetivos divertidos.
> se eu fosse um fotógrafo melhor.
A grade da Ford ficou boa. :-)
O resultado da foto me surpreendeu. O Ford era vermelho vivo; disso não sobrou absolutamente nada no diapositivo.
Eu tinha classificado os diapositivos Lucky entre os R100 seguindo o princípio do teste cego, para ver até que ponto o observador consegue diferenciá-los. Qual foi a taxa de acerto de vocês?
Philipp
PhilippReichmuth
Olá, Oliver,
[font="Courier"]s/Kl?en/Bleichen/ na minha última mensagem para você. Dá uma olhada no artigo mencionado.
Philipp
Christoph
A Rollei R3 também tem um suporte transparente. No entanto, ainda não li nenhum relato de ninguém sobre como fica o diapositivo, qual é a sensibilidade, etc.
Christoph
Como acabei de escrever em outro tópico (mas isso também se encaixa aqui): acabei de revelar um Agfa SCALA com o kit de revelação inversa da Foma. Realizei a exposição do filme a 22 DIN. À primeira vista, ficou bom. Segui exatamente o mesmo processo que usei com o Fomapan R 100, ou seja, os mesmos tempos e o mesmo ritmo de agitação.