dobla
Olá!
Li no site de vocês que é possível alargar o Axomat 4 para M39.
Qual é a melhor maneira de fazer isso? O que devo levar em consideração?
Eu pensava em retirar a placa e alargar o orifício com uma broca escalonada, mas não sei como fazer para voltar a roscar o orifício depois. Ou será que a placa em si não tem rosca?
Muito obrigado!
Gast
... a maneira mais fácil de fazer isso é em um torno. Leve a peça original a uma oficina de metalurgia, junto com um esboço de como deve ficar, e então não deve haver problema algum.
Atenciosamente,
Ronald
Gast
Mas também é possível comprar essa placa na Onkel Mirko. Pelo menos é o que consta no catálogo, por 16,24 €.
dobla
Em primeiro lugar, obrigado pelas respostas!
Infelizmente, a placa no catálogo é apenas para o Axomat 5, embora eu ache que ela talvez também possa servir no Axomat 4; mas li em algum lugar que não é o caso.
Talvez seja melhor perguntar ao Mirko ;-)
cfb_de
Olá,
A primeira coisa que você deve fazer é perguntar ao Mirko. De vez em quando, ele até recebe peças adequadas vindas de alguma fonte secreta esquecida desde a reunificação. E antes que ele as jogue fora só porque não pode mais vender produtos usados, ele poderia repassá-las para você por um preço acessível, em troca de uma pequena compensação pelos gastos. (Adivinha de onde veio minha primeira placa Opemus 5 para a lente de 35 mm da Pocket/Minox, de onde minha Opemus 5 tirou sua placa M39...)
A outra possibilidade é, na verdade, você ir ao primeiro metalúrgico/funileiro/mecânico de carros/tratores que encontrar, levar uma “placa original” e sua lente e dizer a eles: “Por favor, igualzinho, só que com M39 para essa lente no meio”. Eles fazem isso mesmo; com um bom técnico de usinagem no torno, certamente não leva nem dez minutos (eu já preciso disso, mesmo sem ter aprendido a profissão, sou químico), desde que ele tenha a broca certa (agora vou ser corrigido sobre o nome correto da peça...) para a rosca. O custo deve ficar em torno de 20 marcos de reposição para o fundo de caixa. Você mesmo pode pintá-la de preto; a Revell tem um preto fosco adequado para isso. Se for brunida de forma totalmente oficial, com número de pedido, nota de remessa e fatura, pode sair um pouco mais caro.
O pré-requisito para isso é, naturalmente, um torno. Mas a primeira empresa a que você for perguntar irá encaminhá-lo para o lugar certo, caso não possam fazer isso eles mesmos.
Ainda algumas observações sobre a peça: o ângulo na borda externa da placa, onde a peça é fixada no ampliador, não importa muito. Ela só precisa caber sob os dois suportes em relação ao parafuso de fixação. O resto é feito pelo parafuso, se necessário com um pedaço de papelão por baixo. O diâmetro é mais crítico nesse caso.
Uma rosca da lente ligeiramente recuada (cerca de quinze milímetros) funciona muito bem, porque assim você também pode trabalhar com a WA 40 e obter dimensões maiores na placa de base. Afinal, os Axomaten não podem ser estendidos muito para cima. Preste atenção ao diâmetro externo da lente quando o tubo estiver girado para dentro e sinta-se à vontade para girar até o limite. Espaço ao redor do fragmento não faz mal. Essa é a minha experiência com a minha segunda placa de 35 mm feita por mim mesmo (que, claro, no Opemus, como peça MF, não entra apenas quinze milímetros para dentro, mas quase 50).
Não, não tenho medidas. Coloquei um pedaço de alumínio na bancada, dei umas voltas, fiz a rosca e pronto. Feito inteiramente com base na imaginação, numa ideia geral e no instinto. Mas, surpreendentemente, encaixa mesmo :-)
Cumprimentos,
Franz
Gast
Não quero impedir ninguém de se aprofundar na tecnologia de usinagem.
Mas, mesmo assim, repito: catálogo, p. 69, última linha, na seção de preços
Gast
Tenho que dizer que este fórum é ótimo.
No catálogo dizia algo sobre placas para aparelhos mais antigos na página seguinte, mas não havia nada lá; em vez disso, encontrei na tabela da mesma página (obrigado ao “Der König der Buchhalter”).
Mas o fato de não haver nenhum código me faz suspeitar do pior...
Vou fazer um pedido da placa para o Mirko hoje à noite e espero que ele ainda a tenha em estoque ou consiga conseguir.
Se não, provavelmente voltarei à solução de montagem própria.
Muito obrigado mais uma vez!
MirkoBoeddecker
Franz,
graças à prisão e ao seu terror de obexão ao consumidor, não posso mais vender produtos usados com o plugue acoplado.
As placas não são problema e estão disponíveis. O mesmo vale para as inserções de metal e os vidros, mas vendemos os vidros apenas em Berlim, porque é muito trabalhoso preparar o estoque para envio.
A placa deve caber no Axomat 4, se ele já tiver uma placa preta dentro.
MAS um Rodagon de plástico novo e grosso não encaixa direito no modo “chapéu” (ou seja, não no modo “panela”, quando a placa está curvada para baixo, mas quando ela fica voltada para cima no aparelho, como um chapéu colocado), porque é tão grosso que o anel do diafragma fica preso na parede.
Atenciosamente,
Mirko
dobla
Olá!
Acabei de encomendar, entre outras coisas, a placa de circuito impresso por e-mail.
Já tenho a placa preta.
Entendi bem: no modo “pote”, todas as lentes se encaixam, porque não há nada no caminho; no modo “chapéu”, apenas as mais finas?
Comprei uma Rogonar-S; quais são as chances de ela também caber no modo “chapéu”?
Acho que a lente não é tão grande assim.
Qual é, afinal, a vantagem exata desse formato? A placa original é plana, sem nada de “pote” ou “chapéu”.
Atenciosamente,
Daniel
MirkoBoeddecker
Olá, Daniel,
O adaptador tipo “topf” e o tipo “hut” são necessários para compensar a diferença de distância focal entre 50 mm e 80 mm.
Caso contrário, não seria possível focar no infinito com a lente de 50 mm nem em formatos menores com a de 80 mm.
A placa foi projetada para ser compatível tanto com a Opemus (6x6) quanto com a Axomat (35 mm).
Na Axomat, isso na verdade não é necessário, pois ela requer apenas uma lente (a de 50 mm), mas a gente fica preso ao sistema.
Com a lente de pote, pode ser que você não consiga tirar fotos grandes e, com a de chapéu, pode ser que a lente emperre...
Uma S, mais do que uma sem S, exige mm adicionais na iluminação do diafragma :-(
Atenciosamente,
Mirko
dobla
Olá!
A placa chegou e:
Também se encaixa na Hut!
A lente não gira completamente, pois é realmente grande demais, mas encaixa em cerca de 4 voltas; no entanto, o diafragma ainda pode ser ajustado, já que apenas o anel é móvel, e o resto da lente não (não sei bem como descrever isso).
Pelo que vi, por exemplo, uma APO-Rodagon tem as mesmas dimensões, ou seja, ela também deve servir.
Talvez eu consiga fazer algumas ampliações no domingo, aí finalmente vou poder aproveitar o “salto quântico de qualidade” ;-)
Mais uma vez, obrigado por todas as respostas.
Atenciosamente,
Daniel