Gast
Olá,
Encontrei um rolo antigo de filme colorido Orwo NP24 já submetido à exposição. Como provavelmente se trata de fotos antigas da família, tiradas antes de 1989, gostaria de tentar mandar revelá-lo. Há alguma chance de dar certo? Eu não entendo nada de revelação de filmes coloridos. O processo C41 é o correto?
Muito obrigado
Schwedenstahl
Olá, por que não dá uma olhada no site www.super8.nl? Lá tem alguém com experiência em processos antigos e que também desenvolve esse tipo de coisa. C 41 com certeza está errado. Mas, se você pesquisar no Google, também dá para encontrar as receitas da Orwo e preparar o revelador por conta própria, embora isso provavelmente não faça muito sentido no caso de um filme.
Atenciosamente,
Marwan
Gast
Olá, Lars!
NP significa “Negativo Panchromático”, ou seja, é um filme em preto e branco.
Oleksander
Gast
Olá,
Digitalizei algumas páginas dos manuais da ORWO e da AGFA; para baixá-las, solicite um login no site silberphotographie. É de graça. :rolleyes: Aliás, há muito mais informações disponíveis para download. :D
Atenciosamente e boa fotografia!
Ralph B)
Gast
O NP24 não era o equivalente da Orwo ao Ilford FP4?
Gast
Você está certo, Olexander, a referência do filme colorido é NC21. Revelei o Orwo P&B ontem (revelador original ORWO). – Além do filme colorido que encontrei, havia também três de P&B
O resultado: negativos muito densos, tão densos que até agora não consegui fazer nenhuma impressão em papel que tenha ficado mais ou menos aceitável. Estou pensando se o atenuador de Farmer seria uma opção? Alguém tem experiência com isso? Provavelmente ele também não vai aumentar o contraste, né?
Ainda estou um pouco perdido com o filme colorido NC21.
Obrigado
Gast
Acabei de encontrar no site silberphotographie.de a ficha técnica para o revelador NC21; kit de revelação C5168.
Agora vou ver se ainda dá para encontrar isso de alguma forma, seja como réplica ou original... (infelizmente, nunca revelei fotos coloridas... estou curioso)
Gast
Lars,
Tenho um kit de revelação da Swema, mas não vale a pena enviar para você da Ucrânia, pois é apenas semelhante, não idêntico.
Experimente simplesmente o C41 ou o preto e branco; no caso do preto e branco, você precisa remover os corantes e manter a imagem de prata.
Atenciosamente,
Oleksander
Gast
Olá, Oleksander,
Eu também tenho algumas ORWOS antigas; quanto custaria se você me vendesse o kit?
Por favor, me passe seu endereço e eu te envio o dinheiro pelo correio, caso consiga arranjar algo assim.
Richard
Gast
Rapazes, resolvam isso por e-mail, senão vão acabar com a bagunça aqui.
Gast
Acabei de passar pelo laboratório Foto Günter, aqui em Dresden, e o simpático proprietário tem alguém que, de vez em quando, usa os restos de produtos químicos para revelação colorida da Orwo. Talvez eu tenha sorte, mas não vale a pena só por um rolo de filme! Então, aqui vai uma propaganda velada: na Königsbrücker Straße, em frente ao Schauburg, no pátio dos fundos... :-)
Gast
Richard,
Acho que o pacote nem vai passar pela alfândega; além disso, tenho que preencher muitos formulários, porque é um produto químico — dá muito trabalho.
Se você vier buscá-lo, pode ficar com ele de graça :) ...