william5
Comprei hoje na loja um pacote de ADOX Easyprint PE Brilhante Tom Neutro 24x30. Ontem terminei de revelar as últimas folhas do pacote anterior. Agora, há pouco, comecei a trabalhar com o novo estoque e notei diferenças consideráveis:
- o mais evidente é a superfície visivelmente menos brilhante. Ela está mais para semibrilhante. Parece sujo, diria que manchado.
- O tempo de exposição é bem mais longo. Já esperava variações com a troca de emulsão, mas não o dobro do tempo.
- O tempo de revelação também é mais longo
- De alguma forma, também não consigo atingir um preto máximo intenso
- O branco não exposto é mais puro do que na outra remessa
Aqui estão os dados exatos da embalagem:
material mais antigo (de alguns meses atrás)
ADOX, VarioClassic, PEG, 50/24x30,5 cm, Em: 510581
material novo de hoje
VarioClassic, PEG, 24x30,5/50, Em: 408038
Alguém mais notou essas diferenças? Vocês mudaram de fabricante na FOTOIMPEX? Eu adoraria me familiarizar com um material, mas assim não fica nada mais fácil :( Também não quero descartar a possibilidade de estar fazendo algo errado, só que não consigo pensar em nada.
Atenciosamente, Jens
MirkoBoeddecker
Olá, William,
por favor, verifique novamente a sua embalagem.
Na loja, só temos o número de emulsão 510581.
A emulsão 4 é da coleção da primavera e, na verdade, já está esgotada há algum tempo.
Por isso, suponho que você tenha comprado ontem a emulsão 5 e que a 4 seja de uma data posterior.
A superfície deve ser a mesma do verão — o suporte não foi trocado.
No entanto, existem pequenas diferenças no tempo de exposição entre papel brilhante e fosco devido à dispersão da superfície.
No geral, infelizmente não consigo entender sua história no momento.
Nenhum dos efeitos descritos deveria ser como você descreve.
Tudo aponta mais para um revelador esgotado.
Manchas, tempo de exposição longo, ausência de DMAX, tempo de traço da imagem mais longo: todos esses são indicadores de revelador esgotado.
Não quero te culpar por nada. Só que, à primeira vista, “cheira” muito a isso...
Por favor, dá uma olhada nisso.
Atenciosamente,
Mirko
william5
Olá, Mirko,
Sim, desculpe, eu troquei as informações do material antigo com as do novo. A ordem correta é esta:
Aqui estão os dados exatos da embalagem de cada um:
Material mais recente (de alguns meses atrás
)
ADOX, VarioClassic, PEG, 24x30,5/50, Em: 408038
Material novo de hoje
VarioClassic, PEG, 50/24x30,5 cm, Em: 510581
Posso descartar com relativa certeza que seja o revelador. Pois, depois de revelar duas folhas, continuei trabalhando com Polywarmton. E o resultado foi o esperado. Os tons de preto apareceram, os tempos de exposição estavam corretos e os tempos de revelação também... A propósito, quando falei em manchas, não me referia ao tom da imagem ou à densidade, mas à superfície. Ela parece um disco opaco e sem polimento.
O que me deixou desconfiado logo de cara foi a falta de reflexo da superfície. E eu já tinha percebido isso ao desembalar o papel na câmara escura. Naquele momento, o papel ainda não tinha visto nenhum produto químico nem luz :)
Amanhã vou preparar um novo revelador, por precaução. Caso contrário, posso passar na loja com o papel.
Atenciosamente, Jens
MirkoBoeddecker
Jens,
Preciso dar uma olhada nisso.
No momento, infelizmente não sei o que sugerir.
Por favor, devolva a embalagem na loja e anote seu número de cliente nela.
Atenciosamente,
Mirko
william5
Mirko, retiro quase tudo o que disse. Desculpa. Depois de revelar o papel em paralelo com uma nova solução de N120 S, obtive a tonalidade máxima 1a. Mas por que os sinais de esgotamento do revelador não aparecem no Polywarmtone RC continua sendo um mistério para mim. Será mesmo possível que o Warmtone não reaja tão fortemente a um revelador esgotado, ou será que, no fundo, todos os papéis não deveriam reagir de maneira relativamente semelhante? Desculpe pelo transtorno, de qualquer forma.
O que permanece, porém, é a superfície realmente diferente, com brilho significativamente mais fraco, apesar de se tratar, na verdade, do mesmo tipo de papel.
Atenciosamente, Jens
MirkoBoeddecker
Jens,
Não consigo explicar o que aconteceu com o papel fotográfico — a menos que você tenha papel Foma, Kodak ou Ilford.
Isso porque esses papéis contêm substâncias reveladoras incorporadas e, por isso, continuariam funcionando mesmo com o revelador esgotado.
O alto brilho, mesmo em papéis PE, depende da secagem.
Por isso, por exemplo, as máquinas de revelação profissionais possuem uma unidade de secagem por infravermelho, que proporciona um alto brilho melhor do que, por exemplo, a secagem por ar quente.
O teor de calcário da água de lavagem também influencia um pouco, assim como o uso de agentes umectantes e/ou a remoção do excesso de água.
Eu tentaria usar um agente umectante, remover o excesso de água e testar com a tintura de cabelo da mamãe para ver se dá para notar alguma diferença.
Atenciosamente,
Mirko