huehnerhose
Olá!
Recentemente comprei um pacote de Fomatol PW, preparei a solução e fiquei encantado com o tom das fotos (antes usava Eukobrom, ambos com FomaSpeed Variant). Na primeira rodada, revelei 4 fotos 9x12. Depois, coloquei o revelador, assim como fazia com o Eukobrom, em uma garrafa Jobo e borrifei Protectan. Hoje, despejei a solução na bandeja e ela estava extremamente amarelada, parecendo, na verdade, um Ilfostop recém-preparado com indicador. As fotos que revelo ficam, de alguma forma, sem contraste. Ou seja, tudo fica em um tom desolador de cinza/marrom, sem mais áreas realmente claras.
Os tempos de exposição também foram extremos, se eu comparar com os anteriores, no Eukobrom. Então, por puro desespero, já que eu estava duvidando totalmente de mim mesmo, preparei mais um litro de Eukobrom. E as fotos voltaram a ficar como de costume.
Minha reflexão foi então, em primeiro lugar, para o tempo de exposição. A tira de teste no Eukobrom ficou boa em cerca de 2 s; no Fomatol, só começaram a aparecer manchas escuras (ou brilhos) a partir de 18-20 s. (Segui bastante as instruções do folheto no tempo de revelação: Fomatol 3-4 min e Eukobrom bem curto, 60 s; não me lembro agora o que está escrito na garrafa).
Por fim, simplesmente usei o tempo de exposição do Eukobrom para uma foto, que depois revelei no Fomatol. O resultado foi uma foto que, na verdade, não pareceu subexposta, mas sim como se não tivesse sido totalmente revelada.
Por isso, agora tenho as seguintes perguntas:
O Fomatol está de alguma forma “oxidado”, foi armazenado incorretamente ou está “consumido”? (O frasco ficava, assim como todos os meus produtos químicos, na câmara escura no sótão. Lá é escuro e, quando não estou lá, faz relativamente frio)
Esses tempos de exposição diferentes são normais? (Infelizmente, não faço mais ideia de quanto tempo expus na primeira sessão com o Fomatol)
Há algum erro no meu processamento ou é realmente o revelador? (Acho que essa é a questão principal)
Desde já, obrigado pela leitura
Complemento: Bem, eu descartaria luz difusa ou luz Duka inadequada, já que consigo obter bons resultados paralelamente com o Eukobrom (apenas sem um tom de imagem quente).
MirkoBoeddecker
Por quanto tempo ele ficou em revelação?
Se o papel fica bom com o Eukobrom, mas não com a solução PW, então é muito provável que o revelador esteja estragado.
Normalmente, a solução dura pelo menos 3 a 4 semanas, se for armazenada corretamente.
Atenciosamente,
Mirko
huehnerhose
O que significa “armazenamento adequado”? Ou será que o Fomatol é mais sensível do que o Eukobrom?
A solução foi preparada no domingo ou na segunda-feira (20/21); comprei o pó na loja de vocês no sábado.
Guardei-o em uma garrafa Jobo de 1 litro, que antes continha Eukobrom e que eu lavei bem antes, dentro do armário da minha câmara escura (onde está sempre escuro, sem janelas nem nada parecido). A câmara escura fica no sótão, por isso a temperatura média é de 8 a 12 °C. A garrafa não estava totalmente cheia, então borrifei Tetenal Protectan por cima.
Como o Eukobrom sempre se comportou muito bem, não pensei em nada de mal.
MirkoBoeddecker
Isso tudo parece muito estranho.
Não deveria ser assim.
Você suspeitou do revelador, por acaso?
Atenciosamente,
Mirko
huehnerhose
Não, nada disso... preparei tudo seguindo as instruções da embalagem e depois usei assim mesmo; pensei que poderia experimentar a diluição e a alteração do tom da imagem mais tarde :) . Bem, quem sabe o que aconteceu.
Gosto muito desse tom marrom claro, acho que vou fazer mais uma revelação e ver no que dá.
Até agora, (quase) tudo deu certo na primeira tentativa no trabalho de câmara escura, foi a primeira vez que usei química em pó. Vamos dar uma segunda chance ao revelador.
cfb_de
Olá, Seb^H^H^H huehnerhose,
uma fonte de erro bem simples costuma ser esquecida: a água usada na preparação.
O Eukobrom é — assim como o N113 ou o PaperDur — um revelador extremamente estável, que resiste a praticamente tudo e pode durar muito tempo. Minha última solução tinha quase três anos (eu tinha preparado 12 litros na época), estava marrom-escura e ainda funcionava.
É como o RODINAL para o processamento de papel. Só que, nesse caso, a solução preparada também dura quase para sempre.
Mas: ele contém tantos formadores de complexos que a água não faz diferença. Seu revelador de tons quentes é bem mais sensível nesse aspecto. Você mora em um prédio antigo? Então, independentemente do estado de conservação, você deve partir do princípio de que a água da sua torneira contém bastante íons de ferro ou cobre. Reveladores sensíveis não gostam muito de nenhum dos dois.
Com o Xtol como revelador de filme, isso leva à “morte súbita”; pode ser que com o Fomatol aconteça o mesmo.
Minha sugestão: prepare uma nova solução com água destilada e veja o que acontece. Aparentemente, você não cometeu nenhum outro erro possível.
A propósito: achei boas as fotos que provavelmente são suas e que eu vi!
Atenciosamente,
Franz
huehnerhose
Olá, Franz :)
Moro em uma casa unifamiliar de 5 anos com tubos de cobre; apenas o último trecho da tubulação que leva à câmara escura é de tubo flexível de plástico. É possível determinar a concentração de íons de ferro/cobre (de forma prática e econômica)? Afinal, esse problema também me afeta durante o revelamento de negativos. (Até agora, tenho usado Ilfosol e RODINAL)
Vim incomodar de novo, pois recentemente houve uma discussão sobre reveladores de negativos e problemas com a água. Nessa discussão, as opiniões se dividiram entre quem achava que água destilada é ok e outros que achavam que não era a melhor opção. Será que, no caso de reveladores de papel, isso “não é tão grave”?
Ou seja, a ideia da filtragem com Brita me ajuda em algo, se aqui o problema provavelmente envolve principalmente cobre, já que naquela época se falava de cálcio e magnésio. (ou será que a água da torneira de Berlim (Oriental) tem, em geral, mais teor de ferro? Dá para descobrir isso em algum lugar?)
Bom, por enquanto agradeço a vocês dois!
Ah, Franz, se as fotos eram do deviantart, então são minhas (mas já são antigas e quase todas ainda não foram reveladas/desenvolvidas por mim).
cfb_de
Olá, huehnerhose,
A análise de traços na água da torneira é possível, mas, infelizmente, não com meios simples e muito menos por pouco dinheiro. “Econômico” ainda significa desembolsar uma quantia de aproximadamente três dígitos, pois é isso que o laboratório cobra pelas três horas de trabalho, aluguel do equipamento e assinatura do laudo com validade legal.
Quanto à questão da água destilada: não tome o Manfred como referência universal. Se você testou com água destilada, então todo revelador faz o mesmo. Se você misturar, trocar ou fazer qualquer outra coisa no meio do processo, isso costuma dar errado na revelação de negativos. Por isso mesmo eu escrevi tão claramente o que penso das orgias de misturas do Manfred.
RODINAL e água... Acho que essa mistura funciona até mesmo em águas salobras subtropicais, se você conseguir controlar a temperatura de alguma forma.
Com banhos positivos, ainda não tive nenhum problema até agora, por isso acho a descrição do seu erro tão interessante. Por favor, entenda minha observação como uma “sugestão” ou “ideia”, mas não como uma solução para o problema. No entanto, a abordagem com água destilada/água Brita pode fazer sentido. Se o revelador funcionar depois disso, está tudo bem. E se não: procure a próxima fonte de erro...
A análise da água que sai da Companhia de Água de Berlim você consegue lá de graça. Mas isso não tem necessariamente a ver com o que sai da sua torneira: a responsabilidade da companhia de água termina onde a tubulação se ramifica para o seu terreno.
Atenciosamente,
Franz
p.s.: Sim, eu me referia às imagens no deviantart.
huehnerhose
Olá, Franz,
Então vou testar isso. Se o revelador não funcionar com água destilada, vou preparar uma segunda solução com água da torneira para comparar e identificar melhor a origem do problema; se for o caso, vou estocar mais água destilada. (No momento, estou usando apenas para o banho final de negativos com agente umectante). Talvez também teste o Xtol novamente para reforçar a suspeita.
Pelo menos conheço as tubulações da casa (o que ainda deixa a desejar, considerando o que se pode fazer por lá). Da ramificação da rua sai um tubo de plástico, mas o que está na rua ou de qual fonte isso vem... Bem, já tinha imaginado isso da análise :) (Talvez apareça um estudante interessado :( )
E o RODINAL produz um belo grão, gosto disso em alguns motivos; pelo menos, ele produz mais grãos do que o Ilfosol. Ainda não testei outros reveladores.
Atenciosamente,
huehnerhose
SamuliSchielke
Será que a solução de revelação ficou exposta a fortes variações de temperatura? Recentemente, aconteceu o seguinte comigo: revelei uma foto em Fomabrom usando Fomatol. O resultado são belos tons de marrom frio, mas o processo leva meia hora a 20 graus. Então, para a próxima foto, aqueci o revelador a 30 graus para que fosse mais rápido. Resultado: a imagem saiu em poucos minutos, mas em preto neutro — sem nenhum traço de tom quente! É claro que isso é exatamente o oposto do seu problema, em que quase nada acontece (depois de algumas semanas, isso acontece com o Fomatol PW de qualquer maneira, mas, pela minha experiência, não tão rápido quanto no seu caso), mas aparentemente o revelador é bastante sensível a mudanças de temperatura ou outras variações ambientais.
Ah, qual papel você usou? Pela minha experiência, o Fomatol funciona razoavelmente bem com o Fomatone até o fim, e os 2-3 minutos indicados são suficientes, mas com o Polywarmton ele precisa estar recém-preparado, senão você passa rapidamente meia hora nisso. O Polywarmton, especialmente o baryta, muitas vezes precisa de mais de 5 minutos no Fomatol mesmo quando recém-preparado, mas fica muito bonito.
Sem contraste, as cópias ficam submetidas à superexposição e, quando o revelador acaba, o resultado é cinza-marrom sem luzes, em vez de preto quente sem luzes. Os tempos de exposição não devem ser muito diferentes dos do Eukobrom. 1/3
de stop no Fomatone e 1/2 a 1 stop no Polywarmton e no Fomabrom, em comparação com o mesmo papel no revelador de tom frio/neutro, são suficientes (é claro que dá para aumentar se quiser um tom extremamente quente).
Samuli
huehnerhose
Sim, o revelador fica no sótão; ou seja, quando estou revelando, a temperatura do ambiente sobe para cerca de 20-23 °C. E quando não estou lá, a temperatura cai para cerca de 10 °C, e o mesmo acontece com os produtos químicos.
Eu uso o Fomaspeed Variant. Com ele, surgem tons marrons quentes muito bonitos, especialmente em baixas temperaturas; claro que demora um pouco mais. Na primeira sessão que tive com ele, a temperatura estava em torno de 12-15 °C. Demorou cerca de 2 minutos até que algo acontecesse e, após uns 5-6 minutos, a imagem estava bem revelada. (A comparação de tonalidade da imagem que fiz agora é em relação ao que saiu quando preparei o revelador pela primeira vez e apenas testei com uma cópia. Naquela ocasião, ele estava a 20 ° após a mistura)
Acabei de preparar uma nova solução em água destilada. Vou fazer mais cópias amanhã ou depois de amanhã, para ver quanto tempo o revelador vai durar.
Um relato virá para encerrar este capítulo (espero)
Atenciosamente
huehnerhose
Gast
Olá, Huehnerhose,
Vou testar ainda hoje à noite o Fomaspeed na lavadora a baixa temperatura. Parece interessante.
Então, recapitulando: você testou o revelador a 20 graus e, na primeira sessão, obteve bons resultados a 12-15 graus, mas alguns dias depois já não. O revelador estava a 12-15 graus ou a 20 graus?
Samuli
arothaus
Olá,
Mesmo com o N113, dá para conseguir fotos com um leve tom quente em temperaturas mais baixas; já tive essa experiência com o Foma Variant.
Atenciosamente,
Andreas
PhilippReichmuth
Olá, Andreas,
O Philipp acabou de me mostrar uma cópia revelada com Fomaspeed em N133 a baixa temperatura. Ficou bonita. Não é de se admirar que o Fomatol PW a 30 graus já não apresentasse efeito de tom quente — frio = lento = tom quente, eu também poderia ter percebido isso antes...
Samuli (da conta do Philipp)
PhilippReichmuth
Embora “baixa temperatura” aqui signifique algo em torno de 16-17 graus no banheiro do meu apartamento no último andar, que não tem aquecimento, o tom é realmente bem quente. Conclusão: o N113 é um revelador que produz tons quentes de inverno. :rolleyes:
Philipp (da conta do Philipp)
huehnerhose
Olá!
Samuli: sim, como você disse. No dia em que ele parou de funcionar, a temperatura também estava baixa. Como eu simplesmente não conseguia resolver o problema, acabei ajustando o revelador para 20 °C, a “temperatura normal”. Então, tentei de tudo.
Usei a nova solução esta manhã, ou seja, a de água destilada. Os tempos de revelação ficaram um pouco mais longos. Mas as fotos ficaram bem legais, só que os primeiros negativos deram errado... mas isso não é culpa do revelador.
Só tenho mais uma pequena dúvida: quando coloquei o revelador na bandeja no início, ele estava quase transparente. Quando o despejei de volta após a sessão, ele já estava bem amarelado de novo. Sei que, com o Eukobrom, a mudança de cor é bem lenta, daí minha surpresa. Ele revela maravilhosamente bem. Os tempos também permaneceram estáveis hoje. Só a cor, então? Isso é normal ou estou com um problema de novo?
Atenciosamente, huehnerhose
SamuliSchielke
Olá!
Isso nunca aconteceu comigo com o Fomatol PW. É verdade que ele vai ficando cada vez mais amarelado devido à oxidação, até que, em algum momento, fica acastanhado e só funciona com muita dificuldade. Mas isso ocorre lentamente, ao longo de semanas, e não de uma só vez. Resta saber se havia mais alguma coisa na bandeja ou se algo entrou durante o revelamento que pudesse ter acelerado o processo de oxidação ou alterado o pH para o ácido? Uma fonte clássica de erro é o banho de parada, que reduz tanto o pH do revelador que ele deixa de revelar ou quase não revela mais. Fora isso, é realmente um mistério. Estou curioso para saber se desta vez vai dar certo.
Samuli
huehnerhose
Então, a nova solução já ficou bem amarela em apenas uma sessão (cerca de 2 a 3 horas). (Agora está com a mesma aparência do meu Ilfostop com Indicator recém-preparado... só que, nesse caso, o indicador é amarelo B) )
Na bandeja estava o meu Eukobrom antes... mas, na verdade, eu também a lavei bem... E não deveria ter havido Stopp ou Fix na pinça, eu tomo cuidado com isso. (E na pinça e uma separada para Stopp e Fix)
Bem, acho que vou comprar papel novo ainda hoje ou amanhã e depois fazer as cópias de Natal...
O relatório vem amanhã.
Atenciosamente, Hühnchenhose
Gast
Então, aqui está o relatório:
Hoje continuei a revelação com a solução de Fomatol. Ela está extremamente amarela e já começa a apresentar um tom marrom. Mas as fotos continuam saindo bem, mesmo que o tempo de revelação tenha aumentado para cerca de 7 a 9 minutos, com a solução concentrada sem diluição.
Então, acho que o erro da primeira solução foi a água ou alguma outra razão misteriosa que agora não se repetiu.
Obrigado a todos que participaram aqui :)
Aliás, estou realmente surpreso com o quão incrível o Polywarmton RC fica no Fomatol. Acho que me apaixonei por essa mistura hoje B)
Atenciosamente, Huehnerhose
SamuliSchielke
Legal, né? O que eu mais gosto é usar Fomatone no Fomatol, principalmente quando se quer dar um tom à cópia depois. Sem tonalização, o Fomatone tem um tom extremamente quente e é bem verde-escuro, o que não agrada a todo mundo. Mas experimenta colocar a cópia no Selentoner — Uau!