Gast
Ao longo de todo o filme em rolo, há finas listras escuras que, naturalmente, também ficam visíveis na cópia. Os negativos não foram tratados com muito cuidado pelo laboratório — alguém pode me ajudar? A placa de pressão do filme está limpa, e também não consigo detectar nenhuma irregularidade nos rolos por onde o filme passa. O que poderia estar causando isso?
Em anexo está uma foto da cópia. Usei um Ilford 120 novo, a câmera é uma TLR, Yashica 124 Gmat.
Obrigado pelas dicas úteis!
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Aqui está mais uma foto (não muito boa...) do negativo, na qual dá para ver as listras.
KlausWehner
Bem-vindo ao fórum!
?
Infelizmente, não dá para determinar com certeza a causa das listras com base na foto que você postou.
?
Eu não descartaria a câmera como causa tão rapidamente (mas com certeza não pode ser a placa de pressão: é lá que o filme fica apoiado com o papel de proteção contra a luz).
?
Mas, na verdade, também não parecem ser arranhões.
Talvez você possa postar outra foto do filme.
?
As listras estão no lado da emulsão ou no lado do suporte do filme?
?
Atenciosamente,
Klaus
highscore
Isso foi impresso por você ou a cópia veio do laboratório?
Porque, para mim, parece um pouco com a trama de uma impressora de qualidade não muito boa?
Atenciosamente
Gast
A cópia foi feita no laboratório. No entanto, as listras já são bem visíveis no negativo, mais precisamente no lado fosco. Elas se estendem longitudinalmente por todo o rolo, mas não parecem ter sido causadas mecanicamente (arranhões). Como mal se notam no negativo, não incluí nenhuma foto do negativo.
highscore
Bem, se as listras estão no negativo...
Não sei o que fazer.
Mas, pensando bem!
Só por especular... Será que o filme foi exposto à luz ou algo assim?
KlausWehner
Sem informações e sem conhecer os fatos, é difícil dizer alguma coisa.
Como (onde) o filme foi revelado?
Em um laboratório industrial?
?
HG
Klaus
fototiger
Talvez seja “apenas” um defeito no material da camada de emulsão? Ou será um erro no revelamento do filme? Um impacto mecânico que não deixa arranhões quando o filme está molhado e a emulsão está mais macia?
€
Você tem a oportunidade de testar a câmera novamente com outro filme e com o mesmo filme, para descartar falhas na câmera?
€
Mas, na verdade, estou apenas dando um conselho...
Gast
Olá, Klaus
O filme foi revelado em um grande laboratório (uma rede de drogarias) e voltou com a observação de que os negativos apresentavam arranhões e dobras. Tenho algumas dúvidas quanto a isso, especialmente porque, no final do filme, havia grandes buracos rasgados, como se alguém tivesse perfurado e rasgado com um alicate. Mas não tenho certeza.
Os filmes são novos, em preto e branco, encomendados em uma loja de fotografia — presumo que possa descartá-los como fonte do problema.
Estou realizando a exposição de outro filme agora (que vou revelar eu mesmo) — vamos ver se o problema persiste.
€
Muito obrigado desde já pela disposição em ajudar!
€
PS: E aqui está realmente mais uma imagem de um dos negativos em que as listras são visíveis — foi um pouco difícil “fotografar” isso....
Lichtjahr
Olá,
as listras parecem ter sido causadas por uma lâmina de borracha em uma máquina de revelação contínua.
Em algumas máquinas de revelação, a água é removida antes da secagem.
Isso pode ser causado por lâminas de borracha sujas ou gastas.
€
Só há uma solução: revelar você mesmo.
€
Edi
KlausWehner
Sim, Edi, era exatamente isso que eu suspeitava,
Talvez seja possível diminuir o erro regando novamente.
€
O auto-revelamento é, sem dúvida, uma alternativa melhor.
Se houver alguma dúvida a respeito, ficarei feliz em ajudar.
€
Atenciosamente,
Klaus
Lichtjahr
Olá, Klaus,
A Tetenal costumava fabricar o “Repolisan”, que era aplicado em camada fina com um pano de linho limpo.
Isso permitia atenuar pequenos danos no negativo.
€
Se ainda existe em algum lugar — não faço ideia.
€
Acabei de encontrar algo (trecho de uma descrição de produto da Tetenal):
VERNIZ DE PROTEÇÃO CONTRA A LUZ EM SPRAY
(brilhante e fosco)
?
Área de aplicação e modo de ação
O verniz de proteção contra a luz absorve a parte ultravioleta da luz, prejudicial à durabilidade dos corantes das imagens em materiais coloridos (papéis fotográficos coloridos). O verniz incolor
seca rapidamente e deixa nos papéis coloridos e filmes tratados uma
camada protetora que, além da proteção UV, melhora especialmente a resistência mecânica da
superfície. O verniz protetor contra a luz em spray brilhante também pode ser usado como verniz protetor de filmes
.
Arranhões em filmes, que causam interferência na projeção ou na ampliação, podem
ser eliminados ou, dependendo da profundidade do arranhão
,
atenuados com o verniz de proteção contra a luz (apenas brilhante).
O verniz de proteção contra a luz em spray substitui o antigo Repolisan para esta área de aplicação.
€
Conteúdo da embalagem
Spray de verniz de proteção contra a luz, brilhante 400 ml Ref. 105190
Spray de verniz de proteção contra a luz, fosco 400 ml Ref. 105192
€
Atenciosamente,
Edi
€
KlausWehner
Olá, Edi,
?
Ainda não está totalmente claro como essas listras surgiram.
Resíduos químicos?
"Desgaste da borracha" da espátula?
Marcas de pressão?
Marcas de atrito da espátula?
?
Por isso, eu abordaria o problema de forma “minimamente invasiva”:
lavagem intensa com água (30 minutos), seguida de banho com agente umectante (vários minutos).
?
Com esse tratamento, os resíduos químicos teriam a chance de se dissolver.
A emulsão poderia inchar e as marcas de pressão superficiais e os traços de atrito teriam a oportunidade de se espalhar ou se preencher novamente.
Caso haja partículas de borracha aderidas ao filme, é preciso removê-las com muita delicadeza e sem pressão, usando a ponta do dedo.
?
Somente se isso não der certo, eu pensaria em outras medidas.
?
Atenciosamente,
Klaus
Wolf_XL
...o que eu faria seria:
€
1. Realizar a exposição de um novo rolo de filme — de preferência de outra marca/emulsão, para descartar defeitos do filme
2. Revelar por conta própria
€
Problema resolvido? Mandar o rolo com listras para o laboratório.
€
Problema não resolvido? É um problema da câmera...
Gast
Bom, agora eu mesmo revelei um filme — demorou um pouco, porque primeiro tive que montar minha “câmara escura” — num velho galpão, e não foi nada fácil conseguir escurecer o local!!! E — não há mais listras no negativo — ou seja, o laboratório cometeu um erro!!!
Mais uma vez, obrigado por todas as reações!
Ungern-Sternberg
Tenho exatamente as mesmas listras em um negativo 6x6 (tirado com uma Yashica 124G). Já me aconteceu algo semelhante com uma Rolleiflex muito antiga, mas por culpa minha: depois de um longo período sem uso, coloquei o rolo de filme de forma incorreta; foi uma causa claramente mecânica, que nunca mais se repetiu.
?
Não deve ser culpa do transporte do filme na minha Yashica; ela está como nova, e isso também não aconteceu antes com vários rolos (sempre Kodak Tri-X) na câmera. Nos revelamentos anteriores com RODINAL, nunca houve problemas.
?
A única mudança é o revelador: Ultrafin (1+10) em ciclo de inclinação, seguindo a tabela de revelação Massive (Internet/app).
?
Alguém acha que pode ser por causa do Ultrafin??