MirkoBoeddecker
e, pelo que parece, vai continuar assim.
Embora não seja tão barato quanto antes, parece que a A&O vai continuar produzindo tudo.
Isso é uma boa notícia, não é?
Atenciosamente,
Mirko
Goetz
Ótima notícia! Ainda tenho 1 litro, mas é bom saber.
Schwedenstahl
Olá, fico feliz em ler isso,
e quanto ao ATOMAL, ou aos outros produtos... talvez também o APX 100/400? Deveria ser possível, já que a Ilford ainda produz filmes.
Atenciosamente,
Marwan
MirkoBoeddecker
Marwan,
esta mensagem diz respeito apenas à fábrica de produtos químicos que foi adquirida e separada do grupo.
Os rolos de filme e papéis fotográficos não serão mais produzidos em Leverkusen.
Mas, como anunciado em outro tópico, podemos encomendar os estoques restantes.
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Olá, Mirko,
Desde a aquisição, a Vaihingen já pode finalmente produzir o RODINAL? Antes, isso não era possível.
Atenciosamente,
Franz
MirkoBoeddecker
Não sei ao certo.
Mas eles montaram uma loja temporária.
Para mim, “temporária” significa: “até que seja criado um departamento de vendas próprio”.
Senão, poderiam chamar isso de liquidação ou liquidação total.
De qualquer forma, podemos fazer pedidos.
Infelizmente, o preço superbarato não é mais válido.
Tudo o que for adquirido agora sai cerca de 30% mais caro.
Por isso, tive que ajustar um pouco os preços no catálogo.
Atenciosamente,
Mirko
CarstenM
Olá, Franz,
por que Vaihingen não teve permissão para produzir RODINAL e onde o RODINAL era fabricado até agora?
Atenciosamente
Carsten
MirkoBoeddecker
Carsten,
O RODINAL sempre foi produzido lá, na fábrica de produtos químicos da Agfa.
A fábrica foi vendida para uma empresa prestadora de serviços para minilabs.
Essa empresa pretende, em primeiro lugar, abastecer os minilabs existentes com produtos químicos para cores, pois esse é um negócio lucrativo e está em pleno funcionamento.
A grande questão, durante duas semanas, era se ela também teria interesse em continuar produzindo produtos químicos para preto e branco.
Acho que, desde ontem, podemos responder a isso com um “sim” cauteloso, mesmo que ainda não tenha havido uma declaração oficial de Potsdam.
Daí a minha postagem.
Atenciosamente,
Mirko
CarstenM
Mirko,
No fórum vizinho de Hatten, porém, já foi frequentemente destacado, de forma clara e enfática, que o RODINAL não é/foi fabricado em Vaihingen. A pergunta do Franz neste tópico também leva a essa conclusão.
O que é que está certo, afinal?
Já fiquei sabendo que a A&O comprou a divisão de laboratório da Agfa-Photo.
No fim das contas, fico feliz se o RODINAL continuar existindo. Isso me poupa de ter que ficar testando o R09.
Atenciosamente
Carsten
silberkorn
O processo SCALA está de volta. O laboratório SCALA de Hamburgo, Dormoolen, que há duas semanas teve que suspender o processo SCALA por falta de produtos químicos da Agfa, me informou hoje por e-mail que os produtos químicos necessários estão novamente disponíveis e que o processo pode ser oferecido novamente. São notícias positivas. Resta apenas esperar que o fornecimento de produtos químicos da Agfa também seja garantido a longo prazo. :(
Atenciosamente,
Jo
Gast
... no entanto, o processo SCALA não serve de muito sem os filmes Agfa SCALA (é possível revelar outros filmes nele, mas isso também dá certo com Foma/Kodak).
SamuliSchielke
Já que estamos discutindo quais produtos da Agfa ainda estarão disponíveis no futuro, alguém sabe o que vai acontecer com o Sistan? E se o Sistan deixar de ser fabricado, há alguma outra marca produzindo algo semelhante? Ouvi dizer que a Fuji tem algo parecido, mas só no Japão — o que, por enquanto, não ajuda muito.
Samuli
PhilippReichmuth
Oi, Samuli,
Você já gastou o seu? Afinal, só se passaram duas semanas :) Dá pra dar uma olhada pra ver se encontra um importador do Fuji Ag-Guard.
Philipp
cfb_de
Olá, Mirko,
O RODINAL nunca foi produzido em Vaihingen/Enz, na antiga fábrica da Hauff. Lá, apenas se realizava o envase de lotes parciais (ou seja, o produto era engarrafado sem adição de outros componentes). O produto vem de outro país europeu (a menção a “Benelux” é uma pista interessante, e “Mortsel” pode ser uma indicação de local).
Pode ser que isso tenha mudado agora, mas meus dois contatos em Vaihingen (gerentes de produção) ainda não sabem de nada a respeito. E eles veem suas instalações todos os dias e deveriam saber exatamente o que sai da torneira na parte de trás da linha de produção.
Quanto ao restante dos produtos químicos, especialmente os de E6 e C41, é claro que eles vêm de Vaihingen. E foi por isso que a a&o os comprou. Uma das fábricas de produtos químicos de médio porte mais ecológicas e modernas do mundo.
Atenciosamente,
Franz
StefanHeymann
Uma das fábricas de produtos químicos de médio porte mais ecológicas e modernas do mundo.
Você está se referindo à A&O ou à fábrica da Agfa em Vaihingen?
Atenciosamente, Stefan
cfb_de
Olá, Stefan,
Ambas são a mesma fábrica :-) Falando sério: devido à localização da fábrica, eles tiveram que investir bastante em medidas de controle de emissões e foi exatamente o que fizeram.
Eu poderia tentar organizar uma visita lá, assim que toda essa confusão com a agência de meio ambiente se acalmar um pouco.
Atenciosamente,
Franz
MirkoBoeddecker
Olá, Franz,
obrigado pela informação.
É claro que não sei exatamente o que é produzido e onde.
Canais de informação como o seu são, naturalmente, muito úteis.
Se o RODINAL era fabricado lá antigamente, certamente nada impede que continuem a fazê-lo no futuro.
As informações que me foram passadas indicavam que ele continuaria disponível por meio dessa distribuidora, e daí concluí que provavelmente também seria fabricado lá.
A fórmula do RODINAL não é tão complicada assim. É sempre uma questão de demanda.
Veja a Ilford Chemie.
Estou bastante otimista quanto a isso.
Seria ótimo se pudéssemos recuperar nossas antigas condições para a linha de produtos químicos. Ao contrário do que acontece com filmes e papéis, elas estão, infelizmente, suspensas temporariamente.
Por isso, também aguardo com grande expectativa o fim desse drama de aquisição.
Atenciosamente,
Mirko
StefanHeymann
@Franz
Visita: Eu estou dentro :-) *inscrevo-me*
@Mirko
O RODINAL é tão barato (principalmente com as diluições habituais por lá) que o preço nem importa tanto assim. Quem avalia um revelador de negativos com base no custo por revelação, desculpe, mas a culpa é dele mesmo. A maior parte dos custos na fotografia recai sobre o papel fotográfico e o filme (sem contar com o “hardware”, como câmeras e lentes...). Todos nós ficaríamos felizes se ainda fosse possível comprar o RODINAL original.
Atenciosamente, Stefan
MirkoBoeddecker
Olá, Stefan,
Em princípio, isso está correto, mas há fornecedores que aumentaram bastante (dobraram) os preços dos materiais da Agfa quando a Agfa não pôde mais fornecer, embora estivessem vendendo do estoque, ou seja, tivessem comprado a preços muito baixos.
Em contrapartida, só fizemos a transição quando ainda havia, no total, cerca de 20 pacotes de papel e aproximadamente 30 frascos de RODINAL, ou seja, cerca de dois dias antes de a última unidade sair (em algum momento é preciso fazer isso, caso contrário, haverá uma enorme confusão).
Temos que comprar o novo RODINAL e o novo papel a preços mais altos e, por isso, o produto ficou mais caro, não porque queiramos dobrar o valor do nosso estoque.
Nesse meio tempo, haverá inevitavelmente dois níveis de preço nas publicações dos diversos fornecedores. Quem ainda poderá fornecer pelo preço antigo e quem não poderá será algo que se definirá gradualmente.
Atenciosamente,
Mirko
arothaus
Olá, Mirko,
Então, esse “RODINAL caro” não é um produto novo, mas sim a “last Edition” dourada? Já há indícios de que, além do estoque atual, haverá mais remessas, ou será a emulsão quando as últimas garrafas da “last Edition” se esgotarem?
Eu sei — a pergunta parece um pouco com aquela famosa bola de cristal, mas eu gostaria de saber se ainda vale a pena testar filmes com RODINAL ou se devo passar direto para o R09.
Atenciosamente,
Andreas R.