silberkorn
:D
Olá,
como a Dormoolen/Hamburgo e a Oschatz/Wiesbaden encerraram o processo Agfa SCALA por falta de produtos químicos da Agfa, e como na Mayer/Munique e no Studio/13 de Stuttgart os produtos químicos também só duram por mais algum tempo, provavelmente terei que revelar eu mesmo, na lata, os meus Agfa SCALA 200x que tenho guardados. Infelizmente, a AgfaPhoto GmbH mantém total sigilo em relação às instruções de revelação e fornece a informação incorreta de que não é possível revelar o SCALA individualmente em caixas. Por isso, preciso agora da ajuda de vocês: como posso revelar corretamente o SCALA, exposto com sua sensibilidade nominal de 200 ASA, por exemplo, com o kit de revelação reversível da Foma?
Atenciosamente,
Jo
cfb_de
Olá, Jo,
Se você ler o tópico “Alternativa ao Fomapan...” um pouco mais abaixo, encontrará todas as informações de que precisa.
Atenciosamente,
Franz
PhilippReichmuth
Se você ler o tópico “Alternativa ao Fomapan...” um pouco mais abaixo, vai encontrar todas as informações de que precisa.
Só tem "apenas" 125 ASA. Se isso for suficiente...
Philipp
silberkorn
Obrigado pelas respostas rápidas. O manual de Michael W. Hilgert e Roman J. Rohleder é muito detalhado e me ajuda bastante – mesmo que a SCALA perca um pouco de sensibilidade nessa configuração (125 em vez de 200 ASA). Não vejo problema nisso.
Ainda não tenho um processador Jobo, mas manualmente na lata também deve funcionar. Aí surge apenas a questão do ritmo de agitação. Qual vocês recomendariam? Os primeiros 30 segundos continuamente, depois os primeiros dez segundos de cada novo minuto?
Atenciosamente,
Jo
Christoph
Também quero experimentar em breve o Agfa-SCALA (125 ASA) no Fomakit. Encontrei na internet este artigo, onde isso foi testado. Com um tempo de revelação padrão de 12 minutos, como para o Fomapan R 100.
Já revelei o Fomapan R 100 um total de 8 vezes. No primeiro revelamento, agitei a cada 3 segundos durante o primeiro minuto e, depois, a cada 10 segundos. Nos outros revelamentos, agitei a cada 10 segundos. Os resultados ficaram excelentes. Por que isso não poderia ser aplicado também ao Agfa SCALA? Como já disse acima, vou experimentar em breve.
Atenciosamente
Christoph
Christoph
A propósito, o laboratório conhecido em Hamburgo voltou a oferecer o tratamento SCALA!
silberkorn
Sei que a Dormoolen voltou a colocar a máquina em funcionamento. Por enquanto, parece que o fornecimento de produtos químicos da Agfa para o processo SCALA está garantido. Espero que continue assim.
Atenciosamente,
Jo
Christoph
Acabei de revelar um Agfa SCALA usando o kit Foma. Segui exatamente os mesmos passos do Fomapan R 100. À primeira vista, o SCALA, submetido a uma exposição de 22 DIN, ficou com um bom resultado.