kalleschwa
Olá a todos,
Recebi de presente cerca de 20 rolos de Agfa APX 400, todos submetidos a uma exposição de 400 ASA. Como não tenho nenhuma experiência com esse filme e, nas fotos que ficarem boas, gostaria de fazer ampliações de 30x40, quero, naturalmente, obter uma certa nitidez, mas sem produzir um grão muito acentuado.
Imagino que o ADX A+B seja uma boa opção. Como eu já queria experimentar esse revelador, tenho os dois frascos aqui à minha frente.
Na tabela colada, li que, nesse caso, só se alcança uma sensibilidade de 250 ISO. Não entendo muito disso: como já realizei a exposição a 400 ISO, preciso ajustar o tempo indicado de alguma forma ou usar outro revelador, talvez o Neofin Blau.
Seria ótimo se alguém pudesse me ajudar.
Desde já, muito obrigado.
Kalle
kalleschwa
Olá,
Como ninguém tinha nenhuma sugestão, resolvi fazer uma tentativa e revelei o Agfa APX em ADX A+B por 11,5 minutos, em vez dos 9,5 minutos indicados.
Consegui negativos com ótima definição e fáceis de imprimir, então acredito que o tempo de exposição esteja mais ou menos correto. Mas o grão!!!!! :D
As primeiras provas de 18x24 estão aceitáveis, com algumas ressalvas. Comparando com meus outros resultados (T-Max 400 em X-Tol 1:2) e as provas de comparação em 30x40, o Agfa 400 apresenta os grãos que conheço do T-Max 3200, na verdade, são ainda maiores. A nitidez das bordas também deixa muito a desejar.
Agora estou ainda mais perdido com meus Agfa 400, expostos a uma exposição de 400 ISO. Como o revelador é geralmente bem avaliado, vou descartá-lo como causa. Será que o grão grosso se deve ao leve aumento de sensibilidade ou o filme em si é assim tão granulado? Não faço ideia, pois no passado não me dediquei nem ao filme nem ao revelador. Simplesmente não tenho mais filmes para testar e não quero estragar os que já realizei a exposição.
Ficaria muito grato à estimada comunidade especializada se alguém pudesse indicar um revelador que produza um pouco menos de grãos com o Agfa 400.