kalleschwa
Olá a todos,
Recebi de presente cerca de 20 rolos de Agfa APX 400, todos submetidos a uma exposição de 400 ASA. Como não tenho nenhuma experiência com esse filme e, nas fotos que ficarem boas, gostaria de fazer ampliações de 30x40, quero, naturalmente, obter uma certa nitidez, mas sem produzir um grão muito acentuado.
Imagino que o ADX A+B seja uma boa opção. Como eu já queria experimentar esse revelador, tenho os dois frascos aqui à minha frente.
Na tabela colada, li que, nesse caso, só se alcança uma sensibilidade de 250 ISO. Não entendo muito disso: como já realizei a exposição a 400 ISO, preciso ajustar o tempo indicado de alguma forma ou usar outro revelador, talvez o Neofin Blau.
Seria ótimo se alguém pudesse me ajudar.
Desde já, muito obrigado.
Kalle
kalleschwa
Olá,
Como ninguém tinha nenhuma sugestão, resolvi fazer uma tentativa e revelei o Agfa APX em ADX A+B por 11,5 minutos, em vez dos 9,5 minutos indicados.
Consegui negativos com ótima definição e fáceis de imprimir, então acredito que o tempo de exposição esteja mais ou menos correto. Mas o grão!!!!! :D
As primeiras provas de 18x24 estão aceitáveis, com algumas ressalvas. Comparando com meus outros resultados (T-Max 400 em X-Tol 1:2) e as provas de comparação em 30x40, o Agfa 400 apresenta os grãos que conheço do T-Max 3200, na verdade, são ainda maiores. A nitidez das bordas também deixa muito a desejar.
Agora estou ainda mais perdido com meus Agfa 400, expostos a uma exposição de 400 ISO. Como o revelador é geralmente bem avaliado, vou descartá-lo como causa. Será que o grão grosso se deve ao leve aumento de sensibilidade ou o filme em si é assim tão granulado? Não faço ideia, pois no passado não me dediquei nem ao filme nem ao revelador. Simplesmente não tenho mais filmes para testar e não quero estragar os que já realizei a exposição.
Ficaria muito grato à estimada comunidade especializada se alguém pudesse indicar um revelador que produza um pouco menos de grãos com o Agfa 400.
kalleschwa
Stagirit
Eu ainda não trabalhei com o APX 400, mas, pela minha experiência com os outros Agfapan, só posso te alertar de que não vai ser tão fácil conseguir esse equilíbrio.
Você poderia tentar o seguinte:
Revelar com RODINAL 1+50, a 20 °C e por 16 minutos. Provavelmente, você ainda precisará usar um neutralizador no filme.
Um revelamento prolongado, ou seja, você começa com um revelador (RODINAL 1+25) a cerca de 12 °C, revela o filme por cerca de 45 a 60 minutos e, em seguida, aquece-o em banho-maria até 20 °C. A lata deve ser hermética e, em vez de ar normal, deve conter gás inerte para impedir a oxidação. Eu só conheço isso pelo meu pai, que revelava o FP4 dessa forma, com resultados de grão fino e boa nitidez nas bordas.
No entanto, o teste e a revelação em si são extremamente trabalhosos.
O melhor provavelmente é um revelador de dois banhos, que pode ser comprado na Impex ou preparado por conta própria:
Revelador de dois banhos na Fotolaborinfo
kalleschwa
Sim, muito obrigado, mas foi justamente com o revelador Photoimpex de dois banhos que obtive resultados que não me satisfizeram.
arothaus
Olá, Kalle,
Que tipo de APX400 você tem, o antigo ou o novo? Dizem que o antigo tem um grão bem mais grosso do que o novo. Eu só tenho experiência com o novo no formato 120. No RODINAL (1+50, 19,5 (!) graus Celsius) ou também no R09, ele fica muito bom, e até o tamanho 30x40 ainda não tive problemas com os grãos. Infelizmente, agora isso já não é mais um problema...
Atenciosamente,
Andreas
Roman
Bem, o APX400 é/era, ao lado do Forte 400, o filme mais prestigiado dessa categoria no mercado (OK, o “novo” talvez seja um pouquinho mais fino, mas ainda assim tem grão mais grosso que o TriX, o HP5+ e similares); além disso, em comparação com os outros, ele tem uma sensibilidade nominal menor, então é preciso praticamente forçá-lo já em EI 400 -> o que resulta em ainda mais grão....
O Calbe A49 é normalmente recomendado como primeira escolha quando se trata de grão mais fino e sensibilidade nominal máxima possível em filmes de 400 (mas ainda não testei o revelador com o APX 400, já que o Neopan 400 substituiu esse filme na minha coleção há muito tempo...)
kalleschwa
Muito obrigado a todos pelas explicações detalhadas!
Bem, acho que são filmes novos, já que a data de validade é de 2009 ou 2010.
Talvez eu esteja tão acostumado com o meu padrão anterior que isso agora me pareça tão negativo. No entanto, esse era o T-Max, nem mesmo o Tri-X. Se for esse o caso, usei o filme de forma errada — fotografia de rua.
Bem, então acho que vou comprar um Calbe A 49 e testá-lo. Um amigo me recomendou o Emofin por e-mail, mas não acredito muito que haja uma grande diferença em relação ao ADX.
Kalle
cfb_de
Olá, Kalle,
Então, em comparação com o TMax400, você não está satisfeito com o grão? Os negativos do APX400 aparentemente ficaram bem nítidos e com boa definição.
Sim... Só há uma coisa a dizer: você viu com seus próprios olhos a diferença entre filmes de cristal plano (TMax) e emulsões cúbicas (APX)... E ainda banhou o de cristal plano em uma solução de grão fino reconhecida, ao passo que o clássico não...
Claro, o APX400 é um dos filmes de grão mais grosso mesmo entre os cubicos (o Classic-400 ainda poderia superá-lo), mas mesmo as emulsões clássicas de “grão fino”, como HP5+, Neopan400 ou TriX, saem com grão mais grosso do que o TMY.
Embora eu também consiga resultados de grão fino com HP5+/RODINAL. No entanto, para cópias 40x40, preciso de formato médio, enquanto o TMY/HRX-II já consegue isso no 35 mm. Ambos @400ASA.
No formato 35 mm, para mim, o HP5+/HRX-II/250 ASA é o máximo. Para mais do que isso, uso o TMY ou, se eu quiser explicitamente o visual de reportagem, recorro ao HP5+/RODINAL/800 ASA.
Atenciosamente,
Franz
Roman
Se você usou o filme para fotografia de rua, os grãos não devem incomodar em nada — afinal, isso faz parte do visual...
Gast
O ADX é um revelador de dois componentes, não um revelador de dois banhos. Aqui você encontra mais informações:
http://www.adoxfilm.de/html/adolux_adadox_x.html
Já utilizei duas embalagens duplas de ADX com filmes diferentes. Em geral, as indicações da ficha de revelação são confiáveis. Isso vale tanto para os tempos quanto para as sensibilidades indicadas. Na tabela, é avaliada a respectiva combinação de filme/revelador. Se o objetivo for obter resultados convincentes, na minha opinião, as indicações devem ser interpretadas da seguinte forma: recomendável = há opções melhores. Os resultados com o APX100 são realmente “altamente recomendáveis”. O novo APX400 tem um grão significativamente mais fino do que o antigo. Com RODINAL 1+50 e A49 1+1 obtêm-se resultados muito bons, como já foi constatado em outras partes deste fórum. Também é importante lembrar que muitos reveladores que aumentam a nitidez são recomendados apenas para filmes até 200 ASA.
Atenciosamente,
Otto Beyer!
kalleschwa
Olá, Roman, olá, Franz e todos os demais,
em princípio, é verdade que na fotografia de rua não é bem assim.
Essas fotos fazem parte de um projeto mais longo que venho desenvolvendo há 3 ou 4 anos e que, em algum momento, deve resultar em uma exposição maior. Até agora, fotografei principalmente com T-Max 400 ou Tri-Xpan, e o primeiro Agfa dos 22 que revelei ficou bem aquém dos outros. Para os filmes restantes, vou tentar fazer um trabalho um pouco melhor.
Eu sei que, nesse tipo de projeto, não se deve trocar o material. Mas os Agfas foram um presente e estavam guardados sem uso, então a mesquinhez natural falou mais alto.
Entre os muitos conselhos ótimos, vou tentar usar o ATM 49 1:1. Acabei de preparar o rolo, amanhã começo.
Acho a sugestão da sopa caseira do pai do Stargirit muito interessante em princípio, mas, no momento, com o meu estresse diário de ganhar a vida, infelizmente não tenho tempo para isso.
kalleschwa