Gast
Olá,
como faço para conseguir fotos com aquele visual pré-guerra?
Estou falando daquelas fotos em preto e branco “sem brilho”, com sombras alongadas e uma textura granulada sobre a imagem.
As fotos parecem tão ensolaradas (um pouco ofuscadas) e um pouco impressionistas, porque o grão simplesmente não realça a nitidez (parece sempre que a imagem está se desintegrando, com tendência a parecer uma imagem granulada), ou seja, não como no Efke.
Dá para fazer alguma coisa durante o revelamento, ou isso depende do material?
Vocês certamente também conhecem filmes (de ficção) e fotos da época pré-guerra.
Atenciosamente,
jü
Roman
Jäg,
Você tem algum link para uma imagem de exemplo que mostre exatamente o que você quer dizer?
Para começar, eu tentaria usar um filtro azul (para simular um filme ortocromático — sombras abertas, céu branco, reprodução de tons “diferente”) — talvez em combinação com um filtro suave...
Roman
cfb_de
Olá, Jörg,
uma Zorki antiga, com uma lente 3.5/50 pré-guerra (clone não revestido da FED/Elmar), filme HP5, exposição um pouco abaixo de 800, revelação com RODINAL 1+25.
Se quiser algo ainda mais radical: Lucky-100/mesma câmera/exposição a 100/também com RODINAL.
Quando tiver oportunidade, vou digitalizar minhas fotos de locomotivas a vapor.
Atenciosamente,
Franz
SamuliSchielke
Em parte, isso também pode se dever ao tratamento do papel. Recentemente, reproduzi por mero acaso o estilo de Rodchenko dos anos 20 (principalmente nas fotos de arquitetura), por meio de superexposição de uma impressão em Polywarmtone e, em seguida, retirá-la do revelador de tons frios (AM 3003) antes que estivesse totalmente revelada. Olhando para isso agora, acredito que Rodchenko, como muitos outros de sua época, simplesmente revelava suas impressões a olho nu, e é por isso que elas frequentemente apresentam luzes difusas, mas, em contrapartida, um cinza forte e um preto intenso. Não sei se isso se assemelha de alguma forma ao que você quis dizer, mas acho que tanto a combinação de filme/revelador quanto a técnica de impressão desempenham um papel importante quando se quer reproduzir o aspecto de imagens antigas.