Olá, HaPe,
por um lado, você pode perguntar novamente no
fórum de grandes formatos. Por outro lado, ainda existem algumas alternativas para o formato 13x18.
No eBay, você certamente encontrará principalmente o Durst 138, em diferentes versões. O problema surge sempre que algo quebra e você precisa de peças de reposição, por exemplo, para o transformador ou algo do tipo. Nesse caso, ou você mesmo faz e improvisa, ou gasta bastante dinheiro em peças novas. Por isso, você deve verificar com antecedência quais acessórios ainda precisa e, de preferência, comprar logo um kit que já venha com tudo incluído.
Eu mesmo comprei um aparelho de parede DeVere 507. E estou mais do que encantado com ele. Mecânica simples e robusta e, por ser montado na parede, ocupa pouco espaço e não precisa de um teto muito alto. Mas também não vou esconder que o transformador defeituoso me deu bastante dor de cabeça e que, para operar o aparelho, na verdade, é preciso o temporizador original ou uma ponte de conexão. Por outro lado, agora ampliar fotos é muito mais divertido e, com as peças de reposição necessárias à mão, espero que este seja o último ampliador que eu precise comprar.
Atenciosamente, Sven.