Tomasoso
Oi!
Sou novo aqui e estou usando o Lucky 400 pela primeira vez. Normalmente revelo com RODINAL, às vezes também com Neofin Blau. No entanto, não tenho nem os tempos padrão/proporção da mistura nem uma tabela de push, especialmente porque gostaria de testar o filme até seus limites (3200 ASA).
Alguém poderia me ajudar?
Goetz
mesmo que seja outro fornecedor, foi lá que encontrei a tabela
Para RODINAL 1+25: Lucky 100 = 7 a 8 minutos; Lucky 400 = 9 a 10 minutos a 20 graus
Acabei de fotografar um filme em rolo de Lucky 100; vamos ver se os tempos estão corretos.
Atenciosamente,
Goetz
cfb_de
Olá, Goetz,
Por favor, conta-nos quais foram os teus resultados. Na época, tive o duvidoso prazer de poder testar o 100. Limitei-me a usar HRX e RODINAL 1+50. O HRX foi um verdadeiro desastre, já o RODINAL 1+50 foi tão bom que todos que viram os negativos e positivos estavam dispostos a gastar mais dinheiro em filmes.
Mas talvez com a diluição 1+25 fique melhor. Nesse caso, eu gostaria de usar os três que me restam. Caso contrário, eles servirão em breve como “filme de demonstração”, quando eu puder explicar ao estagiário aqui no laboratório da empresa o que é um “filme em rolo”.
Atenciosamente,
Franz
Tomasoso
Oi!
Obrigado pelas dicas!
Então resolvi arriscar e usei RODINAL 1+25 por 8 minutos… Resultado: poderia ter ficado mais 1 ou 2 minutos. Os retratos (com flash de estúdio) e as fotos de bar estão bem “sem vida”, enquanto as fotos de arquitetura (ao ar livre) já estão quase boas.
Acabei de revelar o filme divertido: 3200 ASA, 10 minutos como base mais 3 minutos por stop… e depois acabei arredondando para 20 minutos.
Resultado: falta mais ou menos um stop.
Admito que 3200 já é extremo, mas pelo menos deu em alguma coisa.
Da próxima vez, provavelmente vou revelar com push de 5 minutos com base em 10 minutos; no futuro, vou usar 9-10 minutos no normal, dependendo da luz e do contraste na hora da foto (interno/externo etc.).
Mais uma vez, muito obrigado e boa luz!
Goetz
Revelei o Lucky 100 em RODINAL 1+25 a 20 graus por 10 minutos. De modo geral, os negativos ficaram um pouco fracos, mas a exposição foi feita de acordo com a sensibilidade nominal.
No entanto, para paisagens e arquitetura, parece-me que dá para usar; vou testar uma série de sensibilidades. Para pele, acho que filtros poderiam melhorar o filme, mas acho que só fará sentido experimentalmente.
Por enquanto, trabalhei sem filtro.
Quando tiver mais, dou notícias.
As fotos foram tiradas em 6×6 com uma Rolleiflex 2,8 F Planar. Tempos entre 1/60 F 5,6 e 1/125 F 8
Nas fotos externas, não havia céu nublado nem neblina.
Goetz