Stagirit
Gostaria de saber qual combinação de filme e revelador (incluindo papéis) vocês mais gostam de usar, ou, por outro lado, com qual combinação tiveram a pior experiência.
Assim, dá para aprender mais alguma coisa e evitar alguns erros.
Minha favorita é, sem dúvida: Fuji Neopan 400 revelada em Kodak Microdol X, fixada com Calbe A 300.
Pior experiência: Ilford HP5 em Microphen e Tetenal Superfix.
Roman
Love:
Neopan 400 (EI 250) em RODINAL 1+50
Neopan 400 (EI 400) no banho duplo de Metol de Barry Thornton (preparado na hora)
Neopan 1600 (EI 800) em RODINAL 1+50
TMax P3200 (EI 3200) em Calbe A49 1+1
Odeio:
Delta 3200 em Emofin (o pior que já experimentei — sem brilho e desbotado, com grãos estranhamente felpudos)
Forte 200 em RODINAL (brutalmente forte, e mesmo em EI 125 ainda com pouca definição nas sombras)
Efke KB 100 em Diafine (tons muito estranhos — os tons médios parecem meio metálicos, as luzes estão muito comprimidas)
Roman
uworischki
de preferência...
efke r 50 em R09 1:40
efke r 100 como acima – também em filme plano...
kb fp4 em a49 stamm...
uwe
cfb_de
"Love": Efke-R50, HP5+/120, APX100/120 (estoques restantes).
"Love": Fomapan-100, TMY, HP5+ no formato 135.
Revelado conforme a necessidade em HRX-II ou RODINAL.
"Hate": Lucky-SHD100.
Não importa se em HRX, Rodinal ou Ultrafin líquido.
HP5+/120 e Microphen é a minha combinação de viagem. O Microphen como revelador em pó é ideal para viagens de avião e fica em algum ponto entre o HRX e o RODINAL. Mas, nesse caso, em 320-400 ASA. Sim, eu revelo no local, no hotel.
A fixação faço aqui com Superfix ou X55 (ambos são excelentes, o X55 é mais barato), em viagens com sulfito de sódio/tiossulfato de sódio de um saquinho de plástico. Sim, levo comigo misturas caseiras em pó.
No futuro, seria bom ter uma saudação e uma despedida, então eu também usarei ambas. Pelo menos na despedida, seria bom usar o nome completo, então eu também usarei um.
Wolf_XL
Love:
GF: ADOX CHS 50 em RODINAL
MF: APX 100 em RODINAL, Fuji Neopan 400 em A49 1+2, Ilford Delta 3200 em A49 (E.I. 1600 ASA)
KB: Fuji Acros 100 em HRX-2 (E.I. 64 ASA), HP5 em HRX-2 (E.I. 250 ASA), HP5 em Emofin (E.I. 800 ASA)
Odeio:
O mais antigo que já encontrei até agora foi um TMax 400 em A49 — ficou tão pastoso, seguido de perto por um Plus-X em RODINAL — grãos horríveis. Sim, a Kodak e eu provavelmente nunca vamos nos dar bem no setor de P&B... ;-) Para mim, uma das maiores fraudes é o Forte 200. De onde os caras tiraram essa indicação de 200 ASA provavelmente permanecerá um dos últimos enigmas não resolvidos da humanidade — ele mal consegue chegar a E.I. 100...
Gast
Love: Ilford Delta 400, 100 em 135 e 120 e 4x5" Classic Pan 400 em 4x5" ou 9x12 em A49
Love: Foma Pan 400 em 135 em A49
Adoro: Classic Pan 400 em 4x5" ou 9x12 em A49
Odeio: O mesmo em SLD. Ele traz sensibilidade, mas acho que não curto o “grão bem acentuado”. Além disso, acho que o preto nas áreas escuras fica aglomerado em contrastes mais altos. Acho que dá para perceber que o revelador vem da área de gravação.
Odeio: Ilford Delta 3200 em ID-11 ou HC-110. É um filme com o qual não me dou bem; quando realizo a exposição e revelo a 3200 ASA, ele sempre fica 1 a 1,5 f-stops escuro demais. Prefiro então forçar o Delta 400 para 800 ASA.
Atenciosamente, Sven.
Gast
Olá, Wolf,
“o que muitos não se atrevem a perguntar”.
É um alívio para mim ler que você também consegue apenas 64 ASA com a HRX II usando o Acros.
Já estava achando que eu era burro demais para fazer o teste.
Agora, gostaria de saber se você atinge os 64 ASA em todas as zonas.
No meu caso, a partir da zona 2-3, volta-se a atingir os 80 ASA especificados.
(Não estou aqui para disputar cada grama de sensibilidade, mas apenas para saber se fiz tudo certo no teste — afinal, essa foi minha “primeira vez”)
Atenciosamente
Patrick
Gast
Olá a todos!
Então, minhas combinações favoritas:
ISO 100: TMX
ISO 400: TMY (folha), Neopan 400 (filme em rolo)
ISO 1600: Neopan 1600
ISO 3200 e acima: Delta 3200
Tudo revelado com Emofin.
Abraços,
Wolfgang
Stagirit
É interessante ver como as preferências pessoais variam tanto.
Por outro lado, seria péssimo se todos fizéssemos a mesma coisa.
Uma observação:
Kodak 400 TX em XTol; o filme ganha assim um caráter próprio, o que é muito interessante para certos momentos, mas a sensibilidade real fica mais próxima de 320 ASA ou menos.