jakobj
Olá,
Recentemente, consegui comprar em um mercado de pulgas um rolo aberto de lona fotográfica “FL – alta sensibilidade, normal, branca, 50 m × 100 cm”, fabricado na RDA.
Experimentei e, tirando algumas manchas nas emulsões externas, ainda está em bom estado.
Infelizmente, as cópias ficaram com pouco contraste e sem vida, provavelmente também por causa da idade.
Alguém tem alguma ideia de como eu posso conseguir imagens um pouco mais nítidas com esse material? Um preto mais intenso com um branco correto?
Desde já, obrigado,
Jakob j
MirkoBoeddecker
Jacob,
no momento, estamos trabalhando em diversos agentes anti-neblina.
Quando estiverem disponíveis, você poderá combiná-los com um revelador de ação forte.
Com uma exposição mais longa e a adição do agente anti-neblina, o aparecimento de neblina de fundo é suprimido e a curva é alterada de forma a que haja novamente uma boa gradação de cinza até o preto.
Estamos tentando ajustar esses agentes anti-neblina de modo que não alterem os tons.
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Olá, Jacob,
use Dokumol, prepare uma solução um pouco mais concentrada (1+7), aplique-a um pouco mais quente (cerca de 25 °C) e adicione um pouco de benzotriazol (uma ponta de faca por litro).
Isso torna as emulsões antigas mais duras e, ao mesmo tempo, elimina um leve (!) véu.
Assim, consigo até mesmo que meu Varimax, que está irremediavelmente mole e sobreposto, atinja a gradação 3 sem véu. O que, normalmente, é suficiente. Ele continua com um tom azulado, mas responde maravilhosamente bem à viragem com urânio e, assim, ainda é utilizável.
Atenciosamente,
Franz
[Sim, sim, não só como químico, fabricante de bombas, pirotécnico... mas também como fotógrafo amador, em algum momento é muito útil ter uma prateleira própria para produtos químicos. Para fotógrafos, recomendo como estoque mínimo: iodeto de potássio, brometo de potássio, benzotriazol, hexacianoferrato de potássio (“vermelho”, para evitar confusões), ditionito de sódio, ácido cítrico, bicarbonato de sódio, solução de formalina, isopropanol, etanol (“para espectroscopia UV”, isso limpa qualquer lente sem deixar manchas). Equipamento mínimo. Se necessário, acrescente sulfito de sódio, metol, hidroquinona, vitamina C e outras coisas do tipo; assim, você também poderá preparar reveladores. O tiosulfato de sódio também seria recomendável. Antes da compra, é absolutamente necessário adquirir algum conhecimento químico. Muitas dessas substâncias não são, de forma alguma, adequadas para pessoas sem noção ou mesmo para armazenamento em quartos de crianças!]
cfb_de
Olá, “eu” (já que, em nome da clareza, estou respondendo a mim mesmo),
para que serve toda essa bagunça na prateleira:
[“*” e “+” ver abaixo]
- Iodeto de potássio*: Teste de fixador em prata.
- Brometo de potássio*: Contra o efeito de névoa, para reveladores de tom quente.
- Benzotriazol*: contra o véu, confere um tom mais frio.
- Sal vermelho de potássio* (hexacianoferrato de potássio III): para o clareamento. Acrescenta-se ainda um ácido (essência de vinagre+, ácido cítrico+).
- Ditionito de sódio*+: Reposição de prata a partir de fixador usado.
- Ácido cítrico+: Banho de parada.
- Soda+: A solução alcalina para tudo, revelação de filmes.
- Solução de formalina*: Brilho intenso com barita.
- Isopropanol+: Produto de limpeza, barato. Pode dissolver revestimentos. Ninguém bebe isso.
- Etanol*: melhor produto de limpeza, pode dissolver revestimentos. Como “álcool de combustão*+”: melhor substituto para “Drysonal”.
- Sulfito de sódio+: substância conservante/tampão.
- Metol*/Hidroquinona*/Vitamina C+: substâncias de revelação.
- Tiosulfato de sódio*+: fixador, para a viragem.
As substâncias com "*" não são totalmente inofensivas à saúde (se manuseadas corretamente, não acontece nada; na maioria das vezes, também estão presentes em produtos químicos fotográficos/domésticos comuns); as substâncias com "+" podem ser encontradas a preços acessíveis no supermercado ou na Raiffeisen em sacos/bidões de 20 kg.
Atribuí o "*" levando em conta o máximo de receios e a máxima segurança possível. Ignorei deliberadamente qualquer conformidade com a legislação alemã sobre substâncias perigosas e classifiquei de forma extremamente rigorosa. Com isso, também os laboratórios amadores afetados pela legislação profissional (que protestam contra a "poeira fina" dos carros, mas preparam eles mesmos seu revelador para a viragem ao selênio) devem ficar suficientemente tranquilos.
Atenciosamente,
Franz
PhilippReichmuth
Olá, Franz,
A viragem azulada permanece, mas depois responde maravilhosamente bem à viragem com urânio e, portanto, ainda é utilizável.
Você mesmo prepara o tônico de urânio? Para isso, provavelmente precisará de nitrato de uranila, se eu entendi bem
essas páginas. É fácil de conseguir ou há problemas com alguma regulamentação de proteção contra radiação ou algo do tipo?
Eu não tinha a intenção de preparar o produto sozinho; como químico, sou bastante leigo, e minhas experiências com química se limitam à fabricação de explosivos de complexidade simples a média na adolescência :) Além disso, o nitrato de uranila parece ser relativamente tóxico. Mas se a gente encontrar alguém que trabalhe com isso, dá para perguntar a ele :)
Philipp
cfb_de
Olá, Philipp,
Sim, eu mesmo preparo isso. Os compostos de urânio empobrecidos já não estão sujeitos às normas de proteção contra radiação; por isso, consegui comprar sem problemas 25 g de nitrato de urânio (provavelmente os últimos disponíveis para venda livre na Europa).
Devido à toxicidade (e ao pânico geral em relação ao urânio), no entanto, agora não é mais possível obtê-lo tão facilmente (é necessário apresentar certificado de qualificação e declaração de destino final).
Atenciosamente,
Franz