Goetz
Agora vou montar minha câmara escura de novo; vou reservar um espaço para isso no meu porão. Ainda tenho um papel preto-branco antigo da Ilford guardado, que está congelado há 10 anos. Alguém poderia me dizer se vale a pena descongelá-lo?
Obrigado
Goetz
MirkoBoeddecker
Realmente ficou congelado no freezer?
Mas isso foi uma diversão cara por mais de 10 anos :-)
Nesse caso, ainda deve estar em ótimo estado.
Isso faz com que seja quase uma raridade valiosa!
Um Ilford antigo, da época em que a qualidade era excelente, congelado há 10 anos.
Com certeza vai dar para encontrar um fã para ele.
Atenciosamente,
Mirko
Goetz
É que eu tinha espaço, então vou descongelar um pouco e ver como fica. Obrigado pela resposta rápida
fotohuisrovo
O Ilford MGIV ainda vai servir. O Agfa MCP não vai mais servir depois de 10 anos. O MCC também não!
Atenciosamente,
Robert
Gast
Olá, Robert,
por que o Agfa MCP não duraria 10 anos no congelador?
Estou pensando em congelar algumas coisas.
Patrick
heinrich
Olá,
Também gostaria de saber por que o Agfa MCC não deve durar 10 anos no freezer. Com a atual evolução do mercado, estou realmente pensando em como convencer minha esposa da necessidade de ter um freezer.
Alguém sabe por quanto tempo se pode armazenar papel de graduação variável a -20 °C? Alguém já tentou isso?
Atenciosamente,
Heinrich
ultra8
Alguém sabe por quanto tempo se pode armazenar papel com gradação variável a -20 °C? Alguém já tentou isso?
Atenciosamente,
Heinrich
[right][post="4883"]<{POST_SNAPBACK}>[/post][/right]
Qual é a durabilidade do papel p&b?
MirkoBoeddecker
Infelizmente, essa é uma pergunta cada vez mais difícil de responder.
A única resposta confiável seria: até começar a ficar esmaecido.
Mas, infelizmente, ninguém sabe com antecedência quando isso vai acontecer, pois há muitos fatores envolvidos.
E mesmo quando isso acontecer, é possível, até certo ponto, compensar a sensibilidade com a adição de agentes antiesmaecimento no revelador e voltar a fazer boas impressões.
Antigamente, quando ainda havia centenas de lotes de gelatina fotográfica de alta pureza por ano e as empresas ainda sintetizavam seus próprios estabilizadores, a durabilidade era de 5 a 10 anos.
Hoje, sem congelamento, eu diria que são de 2 a 4 anos.
Mas é como uma loteria: podem ser 10 anos ou apenas 1,5 ano.
Mirko
fotohuisrovo
Veja nossa postagem no fórum APUG:
http://www.apug.org/forums/showthread.php?t=20983
A Foma, aliás, está lançando no mercado um novo filme VC Baryt: o Fomabrom Variant III. Assim, a lacuna deixada pela MCC volta a ser preenchida um pouco!
Além disso, o filme Fomapan 100 também estará disponível em breve no formato 4x5".
Sim, é uma pena, claro, que alguns produtos estejam saindo de linha e, de modo geral, os preços nesse nicho de mercado vão subir um pouco. Mas não espero que isso seja um grande problema para a disponibilidade geral dos produtos fotográficos “normais”. Aliás, temos uma grande quantidade de Agfa Photo RODINAL aqui na Holanda. :lol: Isso nos dá tempo para procurar uma alternativa ao R09 (Calbe/Foma) em uma embalagem realmente adequada. A Impex também poderia nos ajudar nisso.
Desejamos a todos um ótimo fim de semana.
Robert
Gast
Robert,
essa seria uma ótima embalagem!
http://edkrebs.com/vintage/agfabottle.jpg
Roland
fotohuisrovo
Muito obrigado, Roland,
Você poderia reservar cerca de 150 unidades desse pacote para nós e enviá-las de barco rio abaixo até a Holanda? :lol:
heinrich
Olá, Robert,
ou seja, o Fomabrom Variant III seria então um papel de tom neutro a quente, com tonalidade ajustável pelo revelador, sem outros artifícios como nos papéis Kentmere (clareamento e retravelação) e com uma sensibilidade de ~ISO P 400, graduação ajustável entre 0 e 5. Está correto? Se sim, quando e onde esse material estará disponível?
Atenciosamente,
Heinrich
MirkoBoeddecker
O Fomabrom Variant terá um tom mais frio a neutro, semelhante ao Fomabrom, mas com gradação variável.
No momento, ainda não há amostras disponíveis, e a Foma não confirmou a produção antes de dezembro, possivelmente apenas no início do ano.
É claro que testaremos o papel exaustivamente e o incluiremos em nosso catálogo assim que estiver disponível.
Mirko
heinrich
Olá,
para quem estiver interessado, em
http://www.foma.cz/Upload/foma/prilohy/F_brom_var_en.pdf
está disponível a ficha técnica do Fomabrom Variant III. A qualidade do papel é, sem dúvida, boa.
Atenciosamente,
Heinrich
cfb_de
Olá, Heinrich,
Até que o primeiro rolo saia da máquina e passe por um período de maturação, essas fichas técnicas não passam de meras especulações e são praticamente indistinguíveis de uma cópia do caderno de encargos (o caderno de encargos, não aquele documento com o logotipo da Rollei).
Isso não acontece só com a Foma, mas decorre do modo de produção de papel/filme e do fato de que, até hoje, ninguém sabe como fazer esse processo passar pela máquina de forma definida. Caso contrário, não haveria variações entre dois lotes e não surgiria, de vez em quando, um rolo gigante que vai parar exclusivamente no mercado de produtos especiais. Isso não acontece apenas com a Foma, mas também já atingiu a L6 na Renânia, a #14 em Mobberley e várias máquinas com logotipos amarelos de empresas.
Nesse sentido, a Foma está produzindo no mercado um “vaporware” barulhento e, com seus anúncios bombásticos, se coloca no mesmo nível de várias seitas religiosas ou programadores aspirantes de Seattle.
Estou à espera do primeiro produto realmente existente e da sua descrição. Se pretendem iniciar a produção em dezembro, só irão produzir o papel, no mínimo, por volta do final de janeiro. Tudo o que vier antes disso é conversa fiada e o brilho ofuscante da publicidade. Mas não preciso nem de conversa fiada, nem do brilho ofuscante da publicidade na minha loja. Prefiro papel fotográfico que funcione e que seja do meu agrado.
Atenciosamente,
Franz
heinrich
Olá, Franz,
foi por isso que mencionei o formulário em papel. Sobre o tema do caderno de encargos, já ouviu falar em “reverse Lastenhefting”? Com isso, dá pra passar por qualquer validação :lol: .
Atenciosamente,
Heinrich