Gast
Olá, Miko,
Estou procurando um fixador rápido para filmes que garanta não conter hiposulfito.
Utilizo PMK Pyro para o revelamento dos filmes e, até agora, tenho usado o fixador Kodak F 24, preparado por mim mesmo.
Atenciosamente,
Wolfgang
RomanJRohleder
Wolfgang,
praticamente todos os fixadores rápidos comerciais modernos — à base de tiosulfato de amônio — disponíveis no mercado não vêm com endurecedor; por isso, a Kodak e a TT oferecem endurecedores de alúmen como complemento. Nos Estados Unidos, a Kodak até fornece o endurecedor em um frasco separado na compra do fixador; você dosa e usa conforme sua necessidade.
Com o Agfa Universal FX ou Agefix, com o Amaloco X, com as marcas ADOX e com o TT Superfix, você não terá problemas nesse sentido.
Como você usa um revelador que mancha, provavelmente vai querer seguir a tendência (ou o hype?) dos fixadores alcalinos ou neutros. Temos aqui na loja uma recomendação: o Calbe FX-R, um fixador universal para P&B, C41 e E6. Talvez o Mirko ainda tenha algo no porão... um produto bom e barato.
Gast
Olá, Roman,
obrigado pela resposta rápida!
Atenciosamente,
Wolfgang
MirkoBoeddecker
O FX-R custa 5,00 € mais IVA, com base em 10 litros = 330 rolos.
É um artigo um pouco mais raro, precisa ser encomendado separadamente, dá trabalho... se as meninas ficarem teimosas, insista e elas acabarão pedindo também ;-)
Atenciosamente,
Mirko