boomer33do
Olá,
Estou tentando colocar minha antiga câmara escura de volta em funcionamento depois de uns 7 anos.
Graças a Deus que hoje em dia existe a internet (o que já teria sido ótimo naquela época também...)
Agora ainda tenho dois filmes antigos e expostos guardados por aí. Um ORWO com cerca de 10 anos e
um HP5. Eu ainda conseguiria descobrir os tempos de revelação “normais” de alguma forma. Mas o que devo levar em conta devido à idade deles? Revelar por mais tempo? Se sim, quanto? Ou usar uma concentração mais forte?
Comprei o bom e velho RODINAL para revelar.
Ah, sim, também tenho alguns rolos mais antigos “frescos” na geladeira. Vencidos há uns 3 anos. Ainda podem ser usados???
Muito obrigado pela ajuda!!
Roman
Eu revelaria os filmes antigos normalmente; geralmente dá certo sem problemas (apenas com um pouco mais de ruído de fundo). Certa vez, encontrei um filme em rolo exposto na Ikonta do falecido pai de um bom amigo; descobri que era do início dos anos 1980 e foi possível revelá-lo sem dificuldades (apenas os números do papel protetor haviam se transferido para a camada do filme).
E filmes em preto e branco com 3 anos de vencimento não são problema algum (OK, com um TMax3200 ou algo assim, a sensibilidade talvez diminua um pouco); eu mesmo ainda uso Efkes e Fujis com data de validade de 2003. Com filmes de diapositivos ou negativos coloridos, eu ficaria mais preocupado.
SamuliSchielke
Recentemente, revelei um FP4 com 10 a 15 anos de idade; o resultado ficou bom, mas, como o Roman descreveu acima, apresentou um leve aumento do ruído de fundo. Com filmes antigos, porém, deve-se tratar a emulsão com o máximo cuidado possível, ou seja, principalmente não processá-la em temperatura muito alta e evitar mudanças de temperatura (sim, eu sei, na verdade deveria-se sempre fazer isso, mas às vezes a gente está com pressa e revela a 30 graus, fixa a 20 e enxágua a 25 ou algo assim...). No caso do FP4 em questão, a emulsão enrugou em dois pontos, provavelmente porque houve variações de temperatura consideráveis durante a lavagem, o que não teria afetado um filme novo, mas sim um com 10 anos.
Samuli
Gast
Olá!
É uma pergunta difícil, já que os filmes foram submetidos à exposição e, nesse meio tempo, a imagem latente já se atenuou. Eu diria que seria preciso aumentar a dosagem em 10 a 20%; talvez seja necessário ainda mais, mas, nesse caso, seria preciso usar um revelador especialmente suave.
Roland