Gast
Caros técnicos de laboratório!
Venho do mundo do filme de largura reduzida e gostaria de saber mais sobre o Fomapan R.
Filmo em 16 mm; em preto e branco, até agora sempre usei o filme reversível Kodak Plus X, mas já faz algum tempo que tenho vontade de experimentar também o Foma.
O que se pode dizer desse filme, especialmente em comparação com o Kodak Plus X, em termos de nitidez, resolução e faixa de contraste?
Isso eu ainda posso descobrir por conta própria, mas e quanto à consistência da qualidade e à qualidade da perfuração? O filme tende a apresentar tremulação ou a qualidade é uniforme?
Muito obrigado
Ernst
Gast
Mirko,
já que a pergunta surgiu, existia um filme cinematográfico ADOX U 17 (com a mesma emulsão do KB 17) em 16 mm e em Double 8; na verdade, a Efke poderia, de passagem, cortar desse material o KB50 em bruto, já que o suporte é transparente de qualquer forma e a Efke certamente tem as máquinas necessárias.
Ou então (puramente em teoria), a Efke poderia fornecer filme cinematográfico de 35 mm em rolos de 300 metros; talvez isso fosse bastante interessante para escolas de cinema e uma fonte de receita (sem novos desenvolvimentos) para a FOTOIMPEX e a Efke?
Schwedenstahl
Olá, Mirko,
Se não me engano, o mercado de materiais cinematográficos está cada vez menor, o que torna a situação ainda mais difícil para os cineastas de filme de largura reduzida e para a comunidade de 16 mm, agora que a Kodak está fechando o laboratório em Lausanne e descontinuando o K 40. Por que não entram em contato com a revista Schmalfim? Lá você encontra praticamente tudo; o Sr. Juergen Lossau certamente conhece bem as possibilidades. A importância de novos materiais nesse meio pode ser percebida nos diversos fóruns de cinema em www.super8.de, onde está rolando uma discussão acalorada sobre a existência e as possibilidades de importação de material fílmico da Coreia do Norte. Curiosamente, essas informações já chegaram até os EUA.
De qualquer forma, eu adoraria ver mais sobre isso.
Atenciosamente,
Marwan
MirkoBoeddecker
Infelizmente, a Efke já não dispõe dessas máquinas.
O filme comum para câmeras fotográficas é muito menos exigente em termos de precisão da perfuração do que o filme cinematográfico.
Essas perfuradoras cinematográficas são equipamentos de altíssima precisão.
Nossos filmes ficariam “tremeluzindo” na câmera e produziriam imagens desfocadas.
No caso do Super 8, o problema é que não existem mais cassetes.
Se os norte-coreanos fabricarem essas cassetes, eu poderia dar uma olhada para ver se é possível colocar um material melhor nelas.
Atenciosamente,
Mirko
Schwedenstahl
Existe uma cassete recarregável de fabricação russa; não tenho certeza absoluta, mas creio que também sejam produzidas cassetes em alguns países do Leste Europeu. Além disso, a Kodak ainda existe — será que eles não vendem cassetes? Afinal, eles também oferecem um material sucessor para o K40 e, pelo que sei, o material da Fuji também é envasado em cassetes por alguns pequenos fornecedores. A Fuji fabrica apenas filmes Single 8, então eles precisam obter as cassetes de algum lugar, não é?
Atenciosamente,
Marwan