SamuliSchielke
Prezado fórum,
Preciso fazer gravações de concertos nos próximos dias e, devido às condições de iluminação difíceis (luz de holofote, mas não forte o suficiente para 400 ASA), minha solução habitual para altas sensibilidades (HP5/ADOX CHM400 com sensibilidade aumentada para 1600 ISO) está fora de questão, pois isso implicaria em uma perda ainda maior da já escassa gama de tons de cinza. Ou seja, preciso de 1600 ISO, mas o mais suave possível. Neopan está fora de questão, pois precisa ser filme em rolo; portanto, resta o Ilford Delta 3200.
Que revelador vocês recomendariam para isso? O grão não é problema, o que importa são os tons de cinza. No estoque e já testados, tenho ATM 49, RODINAL e Fomadon LQN. Algum deles seria adequado? Ou eu deveria sair para comprar um revelador específico para esse filme?
Muito obrigado desde já,
Samuli
Roman
Entre os reveladores que você tem, o A49 é o mais provável — eu uso esse com o TMax 3200 para fotos de shows; não me adaptei muito bem ao Delta 3200, mas no formato médio-formato você não tem escolha...
Roman
Gast
Olá, Samuli,
Eu já fiz isso com Microphen não diluído; os resultados foram satisfatórios. Não anotei os tempos, então segui as indicações da ficha técnica.
De resto, concordo com o Roman: prefiro o TMZ no A49, mas infelizmente ele não está disponível no formato 120.
Fico me perguntando se o MF é adequado nesse caso ou se o KB não seria a melhor escolha.
Atenciosamente,
Axel
Gast
Olá!
Ilford Delta 3200 mais Tetenal Emofin, 9 minutos por etapa, 3 segundos de revelação. Experimentei recentemente — deu certo.
Atenciosamente, Johannes