alfredl
Olá, pessoal do fórum,
Em breve terei (ou melhor, poderei!) tirar muitas fotos em preto e branco e precisarei revelar os rolos rapidamente. Mas tudo isso não em condições de laboratório, e sim, por assim dizer, ao ar livre. Isso significa, principalmente, que a revelação não ocorrerá sempre à temperatura padrão de 20 graus, mas em temperaturas que variam entre cerca de 16 e, possivelmente, até 28 graus.
Que combinação de filme/revelador é recomendável para que eu consiga revelar com confiabilidade? Não é tão importante que se alcance uma granulação extremamente fina; o objetivo deve ser que os negativos tenham características o mais uniformes possível, com boa reprodução de contraste.
Como material de filme, imagino um de baixa sensibilidade (50/100 ASA) e um de alta sensibilidade (400/800 ASA).
Alguém poderia me recomendar uma combinação que eu possa testar?
Caso contrário, eu teria que fazer muitos, muitos testes....
Obrigado
A.L.
Gast
Olá, Alfred,
FP4 e HP5, ambos em ID-11 (1:1), ou em A 49, também na proporção de 1:1.
Filmes e reveladores absolutamente simples; ou, para dizer de forma um pouco provocativa, quem não consegue negativos decentes com eles, nem precisa tentar com outro material.
No entanto, para temperaturas abaixo de 18 graus e acima de cerca de 23 graus, temo que os fatores de prolongamento “normais” não sejam adequados. Mas você quer testar de qualquer maneira.
Atenciosamente,
Axel
hambo
Olá,
Quanto aos filmes, concordo com o autor do comentário anterior; o APX 100 e o 400 também são ótimas opções. No entanto, no que diz respeito à sua faixa de temperatura, posso dizer que 16 °C é muito baixo, pois as substâncias do revelador ficam inativas, ou seja, a reação química praticamente para. A temperatura deve ser de pelo menos 18 °C. Caso queira trabalhar com reveladores comuns, como o ID 11 ou o RODINAL, deve consultar os fabricantes se a temperatura estiver se aproximando dos 28 °C. Nesse caso, pode ser necessário utilizar agentes para prevenção de véu ou endurecimento de camadas. Antigamente, havia o Tropexal da Agfa para esses casos. Mas acho que o serviço de consultoria da Tetenal terá prazer em te ajudar. Acima de tudo, porque, caso contrário, o tempo de revelação fica muito curto e só é possível mantê-lo com revelação em máquina.
Atenciosamente, Jürgen :rolleyes:
PhilippReichmuth
Olá, Alfred,
que tal usar Fomapan 100 e 400 com Fomadon LQN? Já revelei assim a 18, 20 e 30 graus. O Samuli provavelmente tem mais a dizer sobre isso.
A própria Foma indica tempos para 20 °C, a FOTOIMPEX para 30 °C, e no site
fotoburzapraha.cz você encontra uma tabela com referências para fatores de prolongamento/redução entre 16 e 28 °C. Além disso, você obtém uma combinação de filme e revelador perfeitamente compatível.
A desvantagem é que os tempos ficam muito curtos a 30 °C, mas isso dificilmente será diferente com outras combinações.
Philipp
fotohuisrovo
Nesse caso, vou recorrer ao Diafine da BKA-Chicago, EUA. Um revelador de dois banhos que funciona "independentemente" da temperatura, entre aproximadamente 18 °C e 28 °C.
Combinações adequadas: muitas, inclusive filmes robustos como HP5+ e FP4+ com E.I. no Diafine: 800 (HP5+) e E.I. 250-320 (FP4+), 2x3 a 4 minutos.
Mas também filmes como Fomapan 100 e 400 podem ser revelados nele, ou Agfa APX100 (E.I. 200).
O Diafine está disponível, por exemplo, nas partes A e B para 2 x 950 ml, com validade de aproximadamente 1 ano, para 30-40 filmes.
Atenciosamente,
Robert
SamuliSchielke
Sinto-me honrado por Philipp me citar como referência. De fato, passei um mês revelando filmes Ilford, Fomapan e Efke “em campo”, em condições muito distantes das de laboratório, e revelei tanto o Foma quanto o Ilford HP5 no Fomadon LQN a 30 graus. A Efke não aguenta isso. No entanto, os negativos ficam muito acentuados a 30 graus, e 20 graus, de modo geral, já é melhor.
Em princípio, deve-se usar filmes nos quais não faz diferença se o tempo de revelação for um pouco longo ou curto demais. Pela minha experiência, Efke, Foma ou Ilford HP/FP se saem bem. A Foma tem a emulsão mais estável, enquanto a Ilford e a Efke oferecem um pouco mais de margem de exposição. Pela minha experiência, também é muito prático, quando se revela “no campo”, ter produtos químicos descartáveis que não precisem ser carregados em garrafas grandes. Eu usei Fomadon porque utilizava principalmente filmes Foma. Mas o Diafine (obrigado pela dica, Robert) parece ainda melhor. O importante é não ter que carregar garrafas grandes e complicar ainda mais o processo, que já é impreciso, com fatores de prolongamento.
Para os filmes Ilford, há na ficha técnica uma tabela de tempos superprática para diferenças de temperatura, e desde que se tenha um termômetro e qualquer fonte de calor com a qual se possa aquecer água, dá para, de alguma forma, deixar a solução entre 18 e 24 graus.
Boa sorte!
Samuli
alfredl
Muito obrigado a todos.
São sugestões muito interessantes. Vou ter bastante material para testar.
Acho que vou experimentar a ILFORD e a FOMA. Já não me adaptei muito bem à AGFA no passado, por isso sempre usei a PAN F e a HP5.
Experimentei a FOMA várias vezes há cerca de 10 anos, quando estive na República Tcheca, e fiquei bastante satisfeito.
Vamos ver...
Aumentar a temperatura de 16 para 18 graus não deve ser um grande problema.
A.L.
alfredl
Obrigado, Philp, pela dica sobre o Fotoburza. Vale mesmo a pena ter aprendido tcheco! Nunca imaginei que isso fosse dar em algo depois de tanto tempo. Mas tenho que recorrer bastante ao dicionário.