Gast
Olá!
Gostaria de dar os primeiros passos na revelação em lith. Mas como não gosto de cores vivas nas imagens, especialmente vermelho, laranja e marrom, pensei em revelar em lith em papel cartão (bárite) usando os produtos químicos da Moersch; afinal, os papéis de tom frio devem apresentar um efeito de cor mais suave nas áreas claras e, em parte, as sombras devem ficar menos acentuadas (o que também corresponde ao meu gosto).
Então, qual papel?
- ADOX Fine Print Vario Classic FB: é descrito pela Moersch como adequado, mas só está disponível em poucas dimensões no formato brilhante (e, justamente, “minha” dimensão de 30x40 em brilhante já não consta mais no catálogo).
Pergunta: Qual papel disponível no mercado (onde?) corresponde ao ADOX Fine Print Vario Classic FB?
- Classic Arts Polykaltton (distribuído pela FOTOIMPEX) é descrito pela Moersch como “papel ‘Lith’ apenas para masoquistas”, principalmente devido ao longo tempo de revelação (compreensivelmente, afinal, quem é que gosta de esperar 30 minutos por cada tira de teste?). Nas imagens de exemplo da Moersch, porém, gosto muito do tom do Classic Arts Polykaltton — só aceitaria o longo tempo de revelação se houvesse uma receita relativamente “à prova de idiotas”, que me poupasse de ficar experimentando por muito tempo.
1. Alguém de vocês tem alguma ideia de onde encontrar um papel barita brilhante de tom frio que se revele bem com as tinturas da Moersch?
2. Alguém sabe sob que nome o ADOX Fine Print Vario Classic FB ainda está disponível no mercado (e onde)?
3. Algum “masoquista” entre vocês tem experiência com o Classic Arts Polykaltton (= Forte Polygrade, que também não está mais listado em nenhum lugar com bom estoque)?
Agradeço antecipadamente pelas respostas!
Johannes
MirkoBoeddecker
Olá,
Sim, o Wolfgang (Moersch) está vendendo nosso papel com sucesso, mas é claro que você também pode comprá-lo conosco a qualquer momento, caso ele não tenha algum item em estoque.
www.FOTOIMPEX.de ou basta clicar em um dos botões acima.
O papel se chama ADOX Fine Print Vario Classic e, às vezes, é chamado apenas de Vario Classic.
Atenciosamente,
Mirko
ADOX FOTOIMPEX, Berlim
cfb_de
Olá, Johannes,
Normalmente, o Wolfgang é muito sincero nas descrições dos seus processos. O que ele diz, ele já testou; caso contrário, ele não diz nada.
E se você quiser obter os resultados desejados com a sua química e o papel de sua preferência sem fazer testes prévios (o que deve funcionar graças ao trabalho do Wolfgang), então você terá que passar por isso. É difícil, mas não há como evitar.
Além disso: o processo “Lith” é provavelmente o maior campo de experimentação de parâmetros, logo atrás dos diapositivos em preto e branco tonificados in situ com influência direta no grão. Lembre-se disso!
Isso basta como uma dica animadora? Espero que sim.
Não é à toa que os produtos colocaram a experiência antes do sucesso.
E isso você mesmo faz. Na sua casa e com seu próprio processo (que, no caso do Lith, é difícil de manter estável).
Atenciosamente,
Franz
Gast
Olá, Johannes,
Não tenho experiência com os papéis Classic Arts, mas posso recomendar o Fomabrom se você gosta de impressões lith, desde que não sejam coloridas. Fiz minha primeira impressão lith no Fomabrom e só mais tarde percebi que fica MUITO mais fácil com o Warmton. Mas não é preciso ser masoquista para revelar no Fomabrom; o que é preciso, sim, é ter paciência. O resultado são impressões com realces muito bonitos e finamente delineados, além de sombras majestosas e marcantes. Inicialmente para grãos de pimenta, mas para isso existe a solução C no Masterset. A cor dos realces varia do bege ao ocre e umbra, até o cinza cimento. Em seguida, tone com selênio, e você terá tons de cinza muito finos, com um leve toque de cor, que certamente não são coloridos de forma pegajosa como as impressões lith em papéis de tom quente, mas ainda assim são coloridos — o que muitas vezes só se percebe pelo fato de a imagem parecer diferente quando vista sob outra fonte de luz.
Aqui está um exemplo. As cores não estão totalmente corretas (as configurações de cor do scanner não estavam ideais e tive que fazer correções, e é muito difícil atingir exatamente o tom original), mas mesmo assim deve dar uma ideia. Solução bastante diluída e superexposição de 3 a 4 stops (isso faz com que até as luzes fiquem bem escuras. Se você quiser mais branco nas luzes, exponha por menos tempo e use uma solução mais concentrada), seguido de uma viragem ao selênio.
http://www.samuli-schielke.de/galleries/minareetti.htm
Divirta-se
Samuli
Gast
Olá, Samuli,
muito obrigado pela sua resposta tão esclarecedora — me ajudou bastante!
Atenciosamente,
Johannes
RWSchueller
Olá,
Trabalhei com os papéis Classic Arts PWT e PKT e com o Moersch Lith. O papel de tom quente é ótimo, mas, na minha opinião, o papel de tom frio não tem a mesma qualidade — as luzes não ficam tão bem.
Os tons coloridos você consegue, com certeza, remover com a viragem ao selênio. Eu uso Kodak na proporção de 1:30 por 2 a 3 minutos.
Boa sorte,
R. Schöller.
Gast
Olá, Johannes,
o que você acha da seguinte opção (o Samusi já tinha mencionado algo parecido):
Use um papel de tom quente e elimine a cor por meio da viragem.
Para um tom frio, eu recomendaria o Tetenal Gold; leva muito tempo até ficar azulado.
Minha experiência com o Vario Classic (aqui, excepcionalmente, divergindo da opinião de Wolfgang Moersch): é como o Polykalt, para masoquistas, ou melhor, pior ainda.
Atenciosamente
Martin
MirkoBoeddecker
Nós também não recomendamos o ADOX Fine Print Vario Classic como papel lith, devido aos tempos de exposição muito longos necessários com alta diluição para se obter uma litografia nítida.
Mas, se você se der ao trabalho, o resultado são belíssimas impressões com um tom vermelho brilhante.
Com a viragem também se obtêm bons resultados, mas não é a mesma coisa.
Como iniciante, porém, eu evitaria esse papel e usaria o Polywarmton :rolleyes:
Mirko
SamuliSchielke
Ou Fomatone. Com o toner dourado, é possível, de fato, atenuar as cores se desejar, e o PWT também fica bem menos colorido com o selênio. A diferença entre papéis de tom quente, como o Polowarmton ou o Fomatone, é, no entanto, na minha experiência, que eles tendem a reproduzir as sombras de forma mais diferenciada no processo de litografia, enquanto que em um papel como o Fomabrom há uma transição dramática e repentina para um preto totalmente granulado.
Samuli
Gast
O Lith no Forte Polygrade V é bastante fácil de usar, apesar dos tempos de revelação um pouco mais longos. Ele produz tons suaves de amarelo-marrom e pretos muito profundos, o que acho bastante bonito. Eu revelo com Fotospeed. O Fomabrom também é bonito e, assim como o Polywarmtone, um pouco mais vibrante em lith.
Atenciosamente, Jaap Jan :rolleyes:
Gast
Olá, Mirko,
Lá está ele de novo, esse vermelho brilhante.
Moersch quase pronto para beber, ainda com o corante (era o Lith F?), mais de 10 minutos de revelação e, mesmo assim, apenas um tom levemente bege.
Como é que isso funciona com o vermelho??? Adicionar brometo de potássio colherada por colherada?
Pelas minhas experiências, o Polykaltton é mais colorido.
Atenciosamente
Martin
Gast
Olá!
Muito obrigado pelas respostas de vocês — isso ajuda muito, e já estou ansioso pelas minhas primeiras tentativas com Lith!!!
Mais uma pergunta:
O Lith D da Moersch deve ser diluído na proporção de 1:4, de acordo com as instruções da embalagem. Isso significa que, por exemplo, para adicionar 20 ml da solução D do Lith D, devo primeiro misturar 4 ml com 16 ml de água e depois adicionar essa mistura ao restante da solução???
Mais uma vez, obrigado e um grande abraço!
Johannes