Gast
Olá,
Até agora, sempre imprimi (e isso ainda não foi muitas vezes) em papel TT Work de gradação fixa. O tempo de exposição ficava entre 5 e 20 segundos. O ADOX Poly Warmton que acabei de comprar eu teria que expor entre 200 e 300 (!) segundos para que saísse alguma coisa! Isso me parece muito estranho. É mesmo assim, ou estou fazendo algo errado???
Atenciosamente, Christian.
PS: Alguém poderia me recomendar alguma leitura para eu entender melhor todos os fundamentos (negativo e positivo)??? Obrigado!
Gast
Olá, Christian
Sim, infelizmente é assim mesmo. O papel, por si só, é simplesmente incrível — se me permite dizer isso. Nunca tinha visto um papel PE com esse aspecto antes.
Mas, como o papel não contém revelador incorporado, a exposição demora muito tempo e, no revelador, leva pelo menos o dobro do tempo até que os detalhes mais claros fiquem visíveis (revelar por pelo menos 1,5 minuto, de preferência 2 minutos).
Mas vale a pena trabalhar com esse papel. Um papel tão incrível por esse preço? Que alguém tente igualar isso.
Atenciosamente,
Martin
Roman
Olá!
Qual é o tamanho das impressões a partir de cada formato de negativo e com qual abertura na lente de ampliação?
É verdade, o Polywarmtone precisa facilmente de 1 ou 2 pontos de luz a mais em comparação com outros papéis, mas 200 a 300 segundos parece demorar uma eternidade (a menos que você esteja fazendo um 40x50 a partir de KB com abertura 11 :D)
Para 18x24 a partir de KB com abertura 5,6, eu diria que são cerca de 20 a 25 segundos.
Roman
Gast
Hmm, eram fotos 18x24 da KB com abertura de f-5,6. Não deve ser culpa do ampliador. É verdade que é um equipamento bem antigo (Krokus 66), mas o filme TT Works também foi submetido à exposição em pouco tempo...
Urnes
Olá, Christian,
Chego mais ou menos aos mesmos tempos que o Roman, mas no formato 24x30. No meu caso, porém, isso deve-se ao fato de eu alimentar a Focomat com 250 W.
Fora isso, a única coisa que me ocorre é que talvez você tenha realizado a exposição do papel pelo verso.
Atenciosamente, Sven.
cfb_de
Pessoal,
Atenção: os tempos de exposição não são diretamente comparáveis como valores absolutos. Um Dunco/UPA/Liesegang/Beseler ilumina de maneira diferente de um Meopta/Leitz/Kaiser/Krokus ou Durst/Teufel/Kienzle/Revue.
Aprendi isso recentemente, quando usei PW14 pela primeira vez na minha “nova” Durst. Em comparação com a Opemus, o tempo de exposição foi facilmente apenas uma vez e meia maior...
Desde então, vejo-me confirmado de que minha decisão foi acertada: a M605 para KB e a Opemus-5 para MF. Ambas possuem uma cabeça colorida. O Opemus é claramente mais claro em 6x6 (Meochrom ou seja lá como se chama aquela coisa branca ali em cima).
E sim: o Polywarmton (e seus derivados agora comercializados — em parte mais bonitos) é um papel ótimo! A gente já sabe de antemão o que esperar. Afinal, vem uma ficha técnica em cada embalagem. E até mesmo no catálogo da Impex há uma frase sem sentido do tipo “após três minutos no revelador, ainda há movimento nas luzes”. Então, qual é o problema?
Admito abertamente: não sou do tipo que “revela depois”, sou mais do tipo que “sombreia”. Por isso, um papel como o PW me agrada mais.
Atenciosamente,
Franz