vizzo7
Olá,
Não sei se estou com algum problema na fixação ou não. De qualquer forma, atualmente estou usando o Agefix. As instruções indicam uma diluição de 1:5 para fixação rápida de filmes. Seguindo as orientações da loja especializada, uso uma diluição de 1:4 e, após cada fixação, coloco o fixador em uma garrafa plástica de 1 litro. Uso essa solução para cerca de 8 filmes. Eu fixo por 5 minutos em um recipiente de 650 cc.
Meus negativos às vezes ficam levemente roxos, às vezes cinza, bem diferentes. Acho que o tom levemente roxo não é bom, mas isso acontece comigo mesmo quando preparo a solução pela primeira vez e não nas últimas vezes.
O que estou fazendo de errado?
Será que o tom roxo/violeta é normal, dependendo da emulsão do filme?
O fixador da solução-mãe está com defeito?
Estou fixando por tempo insuficiente (no Agefix não há indicação de tempo e no Agfa são 5 minutos, creio eu)?
Estou usando a solução em excesso?
Ela fica tempo demais na garrafa de plástico?
Bem, espero que alguém possa me ajudar.
Atenciosamente,
David
cfb_de
Olá, David,
A coloração é causada pela camada de proteção contra o halo e tem pouco a ver com a fixação. Normalmente, esse corante se dissipa em algum ponto do processo (onde exatamente depende do corante; nas Efkes, por exemplo, já na pré-lavagem), o mais tardar na lavagem final.
Se algo permanecer no filme, isso é esteticamente desagradável, mas não é um problema. Os Ilford, por exemplo, ficam de vez em quando levemente violeta, os TMax tendem a ficar mais rosados.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Olá, David,
Você deve, sem falta, fazer um teste de tempo de fixação e fixar os filmes convencionais pelo menos o dobro do tempo, e os de “cristais planos” pelo menos o triplo do tempo de fixação.
Pelo tempo de fixação, você também pode perceber o esgotamento do fixador.
Com o Agefix, notei tempos de fixação excessivamente longos com o Ilford Delta e o Fuji Acros, em comparação com o Tetenal Superfix plus.
Atenciosamente,
Andreas
Arthur
Tenta aumentar o tempo de lavagem. E deixar o filme em fixação por um pouco mais do que o recomendado pelo fabricante também não deve fazer mal. Por exemplo, eu fixo o Tri-X por 7 minutos e depois lavo com uma mangueira de lavagem Jobo por 20 a 30 minutos; assim, a mancha rosada/roxa fica bem fraca e quase imperceptível.