Gast
Olá, usuários do FOTOIMPEX e fãs do Impex,
Como apreciador de filmes clássicos (de reportagem), gostaria de estocar uma quantidade maior de CHM 400 (formato 35 mm e filme em rolo) na minha coleção. Já encomendei duas unidades ao Mirko para testar e percebi que minha EOS 30 apresentava muita resistência ao rebobinar e, apesar de ter ajustado a programação, o filme desapareceu completamente dentro da caixa. Isso nunca aconteceu com outros filmes.
Qual é a qualidade da embalagem do produto? De vez em quando, ouvia-se falar de fios telegráficos e incidência de luz nos rolos 120. Não quero encher a geladeira com filmes que me irritem!!!
Muito obrigado e cumprimentos,
Paul.
Gast
Ai, claro, deveria ser “ADOX CHM” e “problemas de qualidade”... é que ainda é de manhã cedo...
Gast
Olá, Paul,
Como o rolo de filme desapareceu completamente dentro do cartucho, provavelmente o problema não está no filme.
Se você configurou a opção “Ponta do rolo para fora”, é importante ter selecionado um dos “programas criativos” ao rebobinar — caso contrário, a câmera ignorará essa configuração. Pelo menos é assim na EOS 50.
Atenciosamente,
Andreas
MirkoBoeddecker
Olá, Paul,
Sabe, também estou um pouco intrigado com todos esses rumores.
O fato é que, até hoje, nenhum desses filmes supostamente riscados apareceu por aqui e eu também ainda não tive a oportunidade de ver um exemplar desses.
Como está o seu filme? Você já o revelou?
Acredito sinceramente que tudo isso tem mais a ver com o fato de termos aqui no mercado um bom produto a um preço excelente, e que os concorrentes, possivelmente com problemas de vendas, estejam espalhando boatos.
Se realmente houver filmes arranhados em algum lugar antes da exposição, eu gostaria de vê-los, pois assim poderia reclamar com a produção e resolver o problema.
Essa matéria-prima da Ilford é muito mais resistente do que, por exemplo, a efke 25 ou 50, e esses filmes estão no mercado desde 1972. Se realmente um em cada dois filmes estivesse arranhado, como algumas pessoas afirmam em certos fóruns da web, a empresa e todos os seus parceiros de distribuição já teriam saído do mercado há muito tempo.
Quanto ao cartucho, o lote atual é composto por cartuchos com codificação DX espanhola e, portanto, tem a mesma qualidade que o UP400, nossos filmes de perfil e todos os filmes efke têm desde 1990.
Isso tem a vantagem de permitir o enrolamento manual flexível em pequenas séries e de que os cartuchos possam ser reutilizados posteriormente para projetos de enrolamento de filme por conta própria.
No entanto, os cartuchos são um pouco mais difíceis de manusear do que os do Extremo Oriente, produzidos para as grandes máquinas.
Mas pretendemos melhorar essa qualidade e, nesse contexto, introduzimos uma embalagem totalmente automatizada com controle de qualidade. Esperamos os primeiros filmes dessa produção em dezembro/janeiro, pois precisamos aguardar a entrega dos cartuchos.
A desvantagem, porém, é que os cartuchos não terão mais a codificação DX, o que pode fazer com que, por exemplo, na sua câmera totalmente automática, o filme seja puxado totalmente para dentro do cartucho e exija que você ajuste manualmente a sensibilidade ISO.
No entanto, isso é inevitável, pois essa máquina totalmente automática foi construída para quantidades que deixam qualquer um boquiaberto ao ouvir, e, consequentemente, a quantidade mínima de compra de cartuchos é medida em milhões de unidades. Não é possível comprar, por exemplo, um milhão de cada um dos seguintes: 25, 50, 100, 125, 200, 400 ASA etc.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá, Mirko,
obrigado pela resposta. Encomendei meus dois CHMs em março e os revelei na semana passada. Ficaram impecáveis. Até agora, ainda não usei filmes em rolo.
Ajustar manualmente a sensibilidade ISO na câmera KB deve ser realmente o menor dos problemas. O preço é justo e, se a embalagem estiver em ordem e, no caso do 120, o risco de entrada de luz não for maior do que o normal, esse é o meu filme.
Vou encomendar uns 20 rolos para testar.
Saudações a Berlim...
PhilippReichmuth
Olá, Mirko,
A desvantagem, porém, é que os cartuchos deixam de ter a codificação DX, o que, por exemplo, na sua câmera totalmente automática, pode fazer com que o filme seja puxado totalmente para dentro do cartucho e exija que você ajuste manualmente a sensibilidade ISO.
Se isso continuar assim com essas quantidades, que tal pensar em incluir adesivos DX para os cartuchos no catálogo e vendê-los separadamente, para as pessoas com câmeras automáticas? Isso ajudaria também para outros filmes.
Philipp
MirkoBoeddecker
Oi, Phillip,
Já pensamos em tudo. Mas você já deu uma olhada no preço dessas coisas?
É mais barato comprar direto da Ilford ;)
Atenciosamente,
Mirko
MirkoBoeddecker
Paul,
Já escrevi bastante sobre o rolo de 120 e a questão da entrada de luz.
É bem possível que existam diferenças na resistência à luz entre ADOX, Kodak ou Agfa (e talvez também na Ilford — mas, sinceramente, isso me surpreenderia, pois eles usam o mesmo papel de proteção que nós).
Um pouco de entrada de luz nas bordas é quase sempre comum nos filmes ADOX e sempre foi nos filmes Foma e efke. Mas, se você tomar o cuidado necessário e usar o recipiente preto fornecido, é possível minimizar isso de tal forma que o filme possa ser usado sem problemas.
É melhor você mesmo testar.
Na maioria das vezes, o problema está relacionado ao fato de o filme não ter sido enrolado com firmeza no outro carretel após a exposição — nesse caso, é claro, o risco de a luz penetrar na imagem é muito grande. É fundamental corrigir isso.
Com filmes bem enrolados, troca de rolo na sombra e uso do estojo fornecido, há um pouco de brilho nas bordas, mas não chega a afetar a imagem.
Atenciosamente,
Mirko
FrankJBeckmann
Oi,
Em toda essa discussão sobre a codificação DX, é importante lembrar que estamos falando de filmes em preto e branco. A sensibilidade desses filmes depende, em grande parte, do revelador utilizado e, na maioria das vezes, fica bem abaixo da sensibilidade nominal. Portanto, em quase todos os casos, mesmo com a codificação, é preciso ajustar manualmente a sensibilidade desejada na câmera.
Tchau
Frank
Gast
Nunca tive problemas com o material da FOTOIMPEX, tirando os “novos” filmes ADOX, já que ainda não os usei. Nem o filme 35mm apresentou falhas, nem houve entrada de luz no filme em rolo. Não me importa se são embalados em cartuchos e, se sim, em quais. As câmeras que uso têm processado tudo sem problemas até agora.
Atenciosamente, Matthias
Gast
Olá, Mirko,
Até agora nunca tive problemas com a entrada de luz nas bordas, mas desde a última remessa (isso se refere especialmente à CHS100) já estou tendo. Ainda é só nas bordas, mas já é preocupante. E já que você mesmo mencionou, isso pode ser por causa de um enrolamento muito frouxo? Mas, como isso afeta o pré-filme e as primeiras fotos, não deve ser a minha câmera...
Aliás, o único problema real que tenho com as 400 é que minha SQ-A está sempre rasgando a aba adesiva na ponta, um grande problema com os rolos pretos.
Atenciosamente
Martin
Gast
Meus elogios também aos produtos da empresa Foto Impex.
Ainda não tive nenhum problema com o material e, quando houve algum, o preço acessível compensou.
P.S.
Nos fóruns da internet escrevem muita bobagem.
Exemplo: alguém pode me dar uma dica…?
Resposta: sim, você não pode fazer nada, porque eu também não depilo o saco escrotal…
:-)
blá blá blá