vizzo7
Olá a todos,
Comecei a revelar filmes por conta própria há alguns meses (já ouço os aplausos, muito obrigado ;)) Enfim, uso o filme Kodak Tri-X e escolhi o Xtol como revelador. Seguindo as instruções da Kodak, revelei o Tri-X na diluição padrão de 1:7 e, uma vez, na diluição 1:1 por 9 minutos. Infelizmente, não vejo diferença alguma. O que uma mistura diluída como essa deveria realmente fazer? Demora mais tempo, isso é certo. Isso também é uma vantagem, quanto mais tempo, melhor? É mais vantajoso também ao fazer push e pull?
Bem, espero que alguém possa me dar algumas dicas.
Até breve
cfb_de
Olá, Anônimo,
A diluição 1+1 é um revelador de uso único. Você o descarta após o revelamento. Isso tem a vantagem de tornar o revelamento reproduzível, pois elimina quaisquer fatores de prolongamento imprevisíveis.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Olá,
Não conheço o X-tol, mas conheço o DS-10, que é semelhante ao X-tol. Nesse caso, posso confirmar a sua experiência: não há diferença entre a solução concentrada e a diluição 1+1. Para manter os tempos de revelação curtos (que são bastante longos com o DS-10), uso apenas a solução concentrada.
Atenciosamente
Ralph
vizzo7
Olá, Cfb,
Em princípio, uso a solução-mãe apenas uma ou duas vezes, se for revelar novamente logo em seguida. Como o Xtol não dura muito tempo mesmo, uso a solução-mãe para que ela se esgote mais rápido e eu não precise prolongar o tempo de revelação.
Então, pelo que parece, não há diferença no resultado se eu trabalhar com a solução concentrada ou com a mistura diluída?
E o que acontece se eu fizer um push ou um pull? E se eu usar o Tmax 3200? A diluição ajuda nesse caso?
Muito obrigado a ambos desde já,
Vizzo
Gast
Olá, Vizzo,
Você leu a ficha técnica do XTOL?
A Kodak afirma que o XTOL diluído proporciona um pouco mais de sensibilidade, um pouco mais de nitidez e um pouco mais de grãos.
Eu testei o XTOL sistematicamente apenas na diluição 1+1; com o Delta 100, o Delta 400 e o Acros, chego a cerca de 10 minutos; para mim, isso está bom.
A nitidez e os grãos são excelentes.
O Delta 400 permite um bom aumento de sensibilidade (até agora testei até pseudo 1600 ASA).
Ao reduzir a sensibilidade, você tem, naturalmente, a vantagem de que os tempos não ficam muito curtos e, portanto, são mais reproduzíveis.
Não tenho experiência com o TRI-X.