cfb_de Olá, Andreas, Segundo informações de simpatizantes da Maco, normalmente muito bem informados, em outros sites da internet, e uma confirmação indireta do tio Hartmuth, de Stapelfeld, o filme da Maco é um lote de filme croata selecionado especificamente para atender aos mais elevados padrões de qualidade da Maco. Ficou claro o suficiente? Por que será que estou tentando aqui trazer a distribuição da Efke/ADOX de volta para os suportes decentes (=triazetato)? Para diapositivos em preto e branco, essa coisa de PET pode até ser bonita, e também é mais barata para o fabricante. Mas, fora isso, causa mais problemas do que benefícios. Os filmes custam o mesmo (ou são bem mais caros, se forem “especialmente selecionados”), o transporte do filme é um pouco mais crítico, ocorre “light-piping”, o material enrola pra caramba ou tem uma camada de gelatina mole e feia no verso, os filmes em rolo se abrem sozinhos... Nada disso é realmente adequado para fotografar negativos em preto e branco. Atenciosamente, Franz
Gast Franz, Já sei que, na Maco, apenas produtos de diversos fabricantes são “lançados” e recebem uma nova etiqueta (após uma seleção especial prévia). No entanto, pelo que sei, existem alguns rolos que só estão disponíveis com a marca Maco (IR, por exemplo) e que não se encontram nas prateleiras também como Efke ou Ilford. Atenciosamente, Andreas
fotohuisrovo Os novos rolos de filme Rollei/Maco: Agora não se trata de uma produção do Leste, mas de produtos provenientes da Espanha, Bélgica, Holanda e Alemanha, em parte embalados na Hungria. http://www.photo.net/bboard/uploaded-file?...oad_id=25646984