PhilippReichmuth
Olá,
Acabei de revelar um rolo de Fomapan 100 KB e, ao enrolá-lo, fiquei surpreso porque, no escuro, a ponta do filme parecia estar rasgada lateralmente. Depois de retirá-lo, percebi que o filme tinha sido remendado com fita adesiva ainda na fábrica. No início, alguém havia colado um pedaço de cerca de 6 cm, e o resto do filme tinha um buraco circular logo no começo, como se tivesse sido feito por um furador. O pedaço inteiro também já havia sido exposto à luz. Esse método de fabricação criativo da Foma me custou duas fotos, mas não eram nada de especial.
Alguém já passou por algo assim?
Philipp
cfb_de
Olá, Philipp,
Não, eu ainda não. Comprei o rolo de 100 metros na Europa Central “Oriental” e eu mesmo faço o carretelamento.
Mas você com certeza guardou o seu exemplar e poderia devolvê-lo ao vendedor.
Talvez o Mirko tenha uma noite de sono mais agitada :-) Mas ele nem merece isso, coitado. Com todo o pessoal que tem sobrando, ele praticamente funciona como a melhor agência de empregos da Grande Berlim. Outras lojas funcionam com o chefe e mais dois ajudantes. Por isso acho bom que aqui nesta loja as coisas não sejam tão duras assim.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Oi, Franz,
Mas você com certeza guardou bem o seu exemplar e poderia devolvê-lo ao vendedor. Talvez o Mirko tenha uma noite de sono mais agitada :-)
Não, não vou fazer isso por causa de um único filme do Bloco Oriental. Só queria perguntar se isso é algo comum, com o qual se deve contar?
Philipp
cfb_de
Olá, Philipp,
com certeza não é algo com que “se deva contar”. Nenhum fabricante pode se dar ao luxo de fazer isso nos mercados ocidentais. Muito menos a Foma, que quer sobreviver dentro da UE e está apostando forte na qualidade. Eles já são certificados há algum tempo e, com isso, mostram que estão um passo à frente dos demais.
Até agora, nunca me decepcionei com os produtos da Foma. Isso inclui o Fomapan-100 em rolo, assim como o filme plano, diversos tipos de papel e a consultoria direta na fábrica.
Hoje à noite, tirei algumas fotos em 40x50 com o Variant-III. Como sempre: tudo bem.
Atenciosamente,
Franz
MirkoBoeddecker
Phillip, Franz,
é claro que isso não acontece com frequência. Na verdade, eu nunca tinha ouvido falar disso.
A única coisa que consigo imaginar é que, durante a perfuração, um rolo de 600 metros tenha se rasgado e o funcionário tenha colado as partes, “esquecendo-se” de anotar a medida exata no rolo de filme, ou que, por algum motivo, dois rolos de 300 metros tenham sido enrolados juntos formando um rolo de 600 metros.
A embalagem ocorre depois de forma semiautomática e o embalador (ou a embaladora) não percebe isso se não estiver procurando (lógico — o rolo está na gaveta à prova de luz da máquina;-)
Mas algo assim é extremamente raro — seria muito trabalhoso ficar colando filmes o tempo todo. O processo normalmente funciona assim: a partir de rolos verdes são feitos pequenos filmes, e não o contrário. Na verdade, em nenhum ponto da cadeia de produção de um filme KB é colado nada em lugar algum.
Portanto, mesmo que o caso acima ocorresse com mais frequência e o embalador errasse todas as vezes, isso significaria um em cada 375 filmes = uma chance de 1:14.250 de que uma imagem seja afetada, considerando 38 imagens por filme.
Você comprou o filme na República Tcheca ou aqui conosco?
Se for aqui, por favor, envie-o — você receberá novos filmes. Eu adoraria mostrar isso a eles, pois, devido ao furo e tudo mais, acredito que o controle de qualidade possa identificar o responsável.
Atenciosamente,
Mirko
PhilippReichmuth
Olá, Mirko,
Comprei isso na loja de vocês, mas já faz um bom tempo. Vou colocá-lo em um saco esses dias e enviar para Berlim. Um rolo novo seria legal, mas não é necessário, já que o frete custaria mais do que o rolo danificado vale.
O cartucho e as peças coladas e limpas são suficientes? A embalagem externa já se foi há muito tempo.
Philipp
MirkoBoeddecker
Olá, Phillip,
Esse trecho já basta. O nome “Fomapan” só precisa estar legível em algum lugar.
Trata-se apenas de um problema de embalagem, e não de um defeito na emulsão.
Obrigado!
Atenciosamente,
Mirko