PhilippReichmuth
Olá, pessoal do fórum,
Consegui um Ilford Roller (também conhecido como Durst Comot) por 2 euros. Agora estou pensando se devo usá-lo não só para o processamento de papel, como tinha planejado, mas também para revelar filmes, caso tenha apenas um ou dois filmes em preto e branco para revelar e não queira ligar a máquina. Eu uso um Multitank 3 da Paterson, Super System 4. Em princípio, o processamento rotativo deveria ser viável com ele, já que a Paterson também oferece seu próprio processador rotativo (Auto-Colortherm).
Tenho as seguintes perguntas a esse respeito:
- Quão hermética é a tampa de borracha na prática durante a rotação? Acabei de deixar apenas meio litro de água girando por 20 minutos, e funcionou bem; há alguma experiência com uso prolongado na rotação?
- Quanto líquido deve ser colocado no tanque? No revelamento por inclinação, cabe um litro; infelizmente, os valores para rotação não estão indicados. Deve ser um pouco mais do que no Jobo, porque o tanque é um pouco mais saliente na parte superior e, provavelmente, alguns decilitros a mais giram junto.
Obrigado – Philipp
cfb_de
Olá, Philipp,
antes de mais nada: eu não uso o sistema rotativo. Só uso meu carrinho de latas para papéis, mas tive que gastar mais de duas fichas de troca nele. Parabéns pela compra!
Você já testou se a tampa fica bem fechada. Eu assumiria esse pequeno risco residual.
Sobre as quantidades de enchimento:
Você estará do lado absolutamente seguro se o tanque estiver meio cheio. Basta considerar que o tanque é um cilindro, medir a altura e o raio. O volume do cilindro é dado por pi*r²*h. Metade disso, e a coisa estará meio cheia.
Fica mais preciso (e mais próximo da realidade) se você calcular apenas a seção do cilindro de que precisa.
Para isso, use um carretel de filme (revelado), como sempre faz. Ele agora está em algum lugar do lado de fora da lata. Traça uma linha sobre a parte interna do filme (ou seja, o último pedaço dentro do carretel). Essa linha corta o arco circular da lata. Determina o comprimento da linha com um triângulo de geometria (coloca a perpendicular em “0” na saliência do carretel, assim fica mais fácil).
Essa linha, juntamente com o raio da lata, forma um triângulo isósceles (duas vezes o raio, uma vez a “linha”). A partir disso, você calcula o ângulo formado pelos dois raios (teorema do seno) e obtém, assim, através de (“ângulo” seno(“ângulo”)*(r²/2), a área do setor circular. Isso multiplicado pela altura do tanque resulta no volume necessário. Se você calcular as medidas de comprimento em centímetros, o resultado sai, por conveniência, diretamente em ml :-)
Se necessário, ajuste para quantidades mínimas de revelador; de qualquer forma, acrescente um pouco para garantir a “segurança” e um sono tranquilo.
Espero ter ajudado, cordiais saudações,
Franz
PhilippReichmuth
Oi, Franz,
obrigado. Durante o intervalo do almoço, consegui chegar a uma fórmula para o arco circular usando algo como ((\pi * ângulo/360) - (sin(ângulo)/2)) * r. De certa forma, faz sentido e corresponde à sua abordagem em radianos:(É preciso fazer alguns cálculos adicionais para a parte saliente da tampa e para o líquido na espiral.
De que maneira coloco a espiral? Intuitivamente, eu a colocaria de forma que o líquido entrasse na espiral em vez de sair, ou estou errado, ou isso não faz diferença?
Philipp
cfb_de
Olá, Philipp,
como já disse, eu não faço rotação. Mas, por intuição, eu também tenderia a optar pela rotação no sentido "de entrada".
Por outro lado, isso não deve ser tão crítico assim, pois os "verdadeiros" processadores rotativos alternam o sentido de rotação.
Mas — como já disse — eu não faço rotação, estou apenas supondo.
Atenciosamente,
Franz
Wolf_XL
Olá, Philipp,
Uso o Durst Comot há uns vinte anos para revelar filmes — em 90% das vezes com uma Jobo 1236. Até agora, nenhum problema...
Normalmente, utilizo a rotação em combinações em que o tempo de revelação por inclinação seria superior a 15 minutos. Como isso geralmente também implica diluições elevadas, uma redução da quantidade de revelador torna-se, por si só, inviável nas minhas aplicações — a quantidade mínima de concentrado de revelador simplesmente não seria atingida... Ao determinar a quantidade de revelador na rotação, eu me orientaria, por um lado, por esse valor e, por outro — embora essa seja minha opinião subjetiva —, procuraria que, com a caixa de revelação na horizontal, o nível do líquido correspondesse aproximadamente ao raio da caixa.