Oliver
Olá
Ontem revelei um filme antigo Agfa Super 8 em negativo P&B. Exceto pelo fato de a emulsão estar levemente amarelada, tudo saiu perfeito! A proteção contra halos de luz se dissolveu 100%. Tudo ótimo
Hoje eu queria revelar os 7 metros restantes do filme. Então, vamos lá:
1. Dokumol 1+10 por 14 minutos
2. Enxágue com água por 3 min.
3. Branqueamento por 8 min. (100 ml de ácido sulfúrico a 10%, 900 ml de água, 2 g de permanganato de potássio)
4. Enxágue com água por 3 min.
5. Limpeza (Foma Cleaner 1+10) por 4 min.
6. Enxágue com água por 2 min.
7. Exposição intermediária em água 1 min.
8. Segundo revelamento 9 min. (com a mistura do 1º revelamento)
9. Enxágue 3 min.
10. Fixação 4 min. (Tetenal Superfix 1+8)
11. Enxágue 10 min.
Abri o Lomotank e, de cara, vomitei! A proteção contra halos só tinha se separado do filme em cerca de 70%. (Ao contrário do revelamento de negativos. Lá, ela se soltou 100%.) Além disso, eu já tinha solto a emulsão na borda do filme e estava claro!?!?!?!?! O que eu fiz de errado? Não faço ideia. No revelamento de negativos, usei o primeiro revelador a cerca de 30 °C; no revelamento reverso, a 20 °C. Será que isso pode ter feito com que a proteção contra halos se separasse melhor?
Por que a emulsão sumiu parcialmente? O resto sai sem problemas ao passar os dedos!
Será que isso se deve ao fato de o filme E6 ser revelado a 38 °C e a proteção contra halos se soltar mais facilmente do que a 20 °C?
Mas por que a emulsão sumiu na borda?
Atenciosamente,
Oliver
Gast
Oi, Oliver,
é bem simples:
jogar um filme “velho” numa solução em que ele não deveria estar, e isso a qualquer temperatura, é algo que se faz primeiro com um pedaço de teste e não com 7 metros.
Eu diria que o resultado do revelamento do negativo foi simplesmente sorte.
Para os processos padrão, existem especificações do fabricante e valores empíricos, mas para um E6 que sabe-se lá como e por quanto tempo ficou guardado?
Não estou dizendo que isso não possa funcionar, mas até você descobrir como, provavelmente ainda vão se perder alguns pedaços.
Atenciosamente
Martin
Oliver
Bom, tentei de novo.
A proteção contra o halo de luz pode ser removida completamente durante o primeiro revelamento.
Depois, branqueamento e limpeza. Reduzi o tempo de enxágue para 1 minuto.
Quando observo o filme após a limpeza, ele apresenta, como deveria, uma coloração esbranquiçada e bege. No entanto, a emulsão está parcialmente solta do suporte! Sob essa emulsão, é possível ver uma imagem fraca.
Se eu revelasse pela segunda vez agora, seria ótimo, mas essa massa esbranquiçada e bege também fica preta, o que não adianta nada se ela se soltar do suporte!!!
Alguém já revelou um E6 para negativo reversível?
Atenciosamente,
Oliver
Oliver
Olá
Disseram-me que devo preparar um banho de branqueamento mais fraco:
50 ml de ácido sulfúrico a 10% + 2 g de permanganato de potássio + 950 ml de água.
Antes:
100 ml de ácido sulfúrico a 10% + 2 g de permanganato de potássio + 900 ml de água.
O primeiro revelador também só por 5 minutos com Dokumol!
Alguém tem mais alguma ideia???
Atenciosamente,
Oliver
Gast
Alguém já revelou um E6 como negativo reversível?
[right][post="4514"]<{POST_SNAPBACK}>[/post][/right]
Eu não, mas por que você fica falando de um “E6”? Mais acima você escreveu que quer revelar um filme Agfa Super 8. É um Moviechrome ou não? Se for, então o filme não é para E-6.
Oliver
Olá, Alexander
É um Agfa Moviechrome. Esse filme também pode ser revelado com os produtos químicos do processo E-6. Não sei dizer quais produtos químicos ou processo são recomendados para o Moviechrome.
O Moviechrome revela-se sem problemas como negativo em preto e branco, mas, quando revelado como colorido, a emulsão se danifica!
Atenciosamente,
Oliver
MirkoBoeddecker
Basicamente, o que vale para a ADOX (veja os vários avisos que fiz sobre os filmes efke/ADOX) também se aplica à Agfa: quanto mais alta a temperatura, maior o risco de descolamento da emulsão!
Além disso, há ainda a questão do movimento.
Você por acaso enxágua com água quente e alta pressão ou gira a manivela do seu tanque Lomo com bastante vigor (eu sei que, na verdade, não se deve fazer isso...)?
Você já tentou usar o Hüter?
Se você fizer um enxágue intermediário, não se esqueça de que os tempos de exposição aumentam!
Atenciosamente,
Mirko
Oliver
Olá, Mirko, obrigado
Fiz mais uma tira de teste a 20 °C e a proteção contra a luz tinha se dissolvido completamente. E a tira ficou com a mesma aparência horrível no final do processo. Também já preparei o banho de branqueamento mais fraco. Ou seja, 50 ml de ácido sulfúrico a 10% em 950 ml de água + permanganato de potássio.
Mas notei que a tira de teste já apresentava pequenos pontos brancos após cerca de 6 minutos com Dokumol 1+10.
Sim, dá para agitar/girar vigorosamente o cartucho do Lomotank.
Fiz mais uma tira de teste e movi o filme o mínimo possível, e ficou um pouco melhor.
Banhos de fixação, hmmm. Acho que li isso em algum lugar em relação ao Agfa SCALA, inclusive como prepará-lo...
Atenciosamente,
Oliver