Gast
Olá,
Estou tendo um problema com o papel baritado Fomabrom. O catálogo indica que ele é semelhante ao antigo papel OrWo e que também pode ser revelado sob luz amarelo-esverdeada. Quando fiz isso, de repente toda a tira de teste ficou completamente preta, embora a exposição tivesse sido bem curta, com intervalos de dois segundos, abertura 8 e lâmpada de 75 W para o formato 13x18. Só obtive resultados razoáveis na escuridão total. Mas mesmo assim cheguei a um tempo de cerca de dois segundos, o que indica uma sensibilidade muito alta.
Em seguida, coloquei uma folha inteira na escuridão para realizar a exposição por dois segundos e a alinhei com um filtro vermelho colocado à frente.
O resultado foi ruim. Apareceram imagens fantasmas e a foto ficou muito escura, como se já tivesse sido pré-exposta ao ser alinhada através do filtro vermelho.
Será que o Fomabrom não está sensibilizado de forma ortocromática? Não pode ser culpa do filtro, já que todos os outros papéis (Agfa, Ilford) não apresentaram veios.
Como devo processá-lo?
Atenciosamente
Thomas G.
RomanJRohleder
Thomas,
A ficha técnica do Fomabrom diz o seguinte sobre a iluminação Duka:
"O FOMABROM deve ser manuseado e processado sob luz de segurança amarelo-acastanhada, vermelha ou laranja
com filtros (por exemplo, Ilford 902, Osram Duka 50, Durst Sanat, Kodak
OC, Agfa G7, Agfa Y7J, etc.) em combinação com uma lâmpada de 15 watts. A luz direta deve ser difusa através da inserção de um vidro fosco. Devido à sua alta sensibilidade, o FOMABROM não deve
ser exposto a essa iluminação de segurança por mais de 3 minutos e 10 minutos a uma
distância de 0,5 metro e 1 metro, respectivamente.”
Além disso: nada de amarelo-esverdeado e sempre tenha cuidado.
Faça um teste de véu adequado, no estilo do “Manual Multigrade” da Ilford:
<http://www.phototec.de/pdf/im-handbuch.pdf>
Roman
ChristianKolinski
Olá, Thomas,
Não pode ser culpa do filtro, já que todos os outros papéis (Agfa, Ilford) não ficaram embaçados.
Não deixe nosso anfitrião ouvir essa, ele vai cair em cima de você.
Sobre esse assunto, há uma página específica no catálogo e na internet, dá uma olhada:
http://fotoimpex.de/Technik/Fehlersuche/fehlerswpapiere.html
e na página 4 do catálogo atual.
Os papéis Foma precisam de vermelho. De preferência vermelho escuro. Ou nem Duka Licht.
Christian
SamuliSchielke
Caro Thomas,
Eu mesmo uso frequentemente o Fomabrom e nunca tive esse tipo de problema. De modo geral, nem o papel nem a luz deveriam ser um problema. Pelo menos, em termos gerais, não. Embora a ficha técnica do fabricante não o recomende, é possível revelar o Fomabrom sob luz verde-amarelada Duka. O papel deve aguentar exposições curtas sob luz verde-amarelada; só depois de mais de 5 minutos é que a situação se torna crítica, especialmente ao fazer impressões lith ou ao usar reveladores de tons quentes de ação lenta.
Acho que há duas possíveis causas para o erro.
1. A iluminação do seu laboratório é muito forte e/ou o filtro vermelho do seu ampliador não é vermelho o suficiente. Ou o seu ampliador emite tanta luz difusa que o papel (o Fomabrom já é bem rápido) fica ofuscado por ela (o que, claro, não explicaria as imagens em sombra). Mas, nesse caso, a luz teria que ser muito forte, pois nunca tive esse tipo de problema.
2. O papel na embalagem está danificado, seja por ter sido aberto sob iluminação inadequada, armazenado incorretamente ou algo semelhante. Você comprou o papel novo da Mirko ou pelo eBay? Qual é o número do lote? Você precisará dele para verificar se outras embalagens do mesmo lote apresentam o mesmo problema.
Você descobrirá facilmente se o problema é a luz ou o papel, seja por meio de um teste de véu, seja retirando uma tira de papel da embalagem na escuridão total, revelando, parando, fixando e só então acendendo a luz. Se o papel não estiver completamente branco, é o caso 2; se estiver, ambos podem ser o caso.
Vale a pena testar, pois o Fomabrom é um papel bonito, geralmente fácil de trabalhar e de bom comportamento. Boa sorte,
Samuli
Gast
Roland,
Espero que não seja isso; a tal Agfa G7 é amarelo-esverdeada, mas comigo funciona com o filtro.
Será que a Foma inventou alguma coisa para economizar custos, como sensibilizar Multigrade e Festgradation da mesma forma, mas se esqueceram de escrever isso na embalagem? Por que não?
Talvez você também tenha a variante Variokontrast por engano na sua caixa.
Roland
SamuliSchielke
Olá, Roland e Thomas,
É muito improvável que tenha Variokontrast, pois ele ainda nem foi lançado no mercado. Mas se você me disser se o papel é normal ou duro, fosco ou brilhante, e qual é o número do lote, posso verificar se tenho esse mesmo lote em estoque (se o papel for novo, isso não seria improvável) e como ele se comporta aqui.
Atenciosamente
Samuli
Gast
Obrigado pelas respostas.
Vou retirar rapidamente a minha suposição sobre a lâmpada Duka; afinal, ainda quero viver um pouco mais. ;)
Apesar disso, na verdade, costuma-se recorrer a gradações fixas justamente para poder usar a luz esverdeada, que, na minha opinião, é mais agradável do que a luz vermelha.
Mas, mesmo deixando isso de lado, nunca ouvi dizer que um filtro vermelho adicionado ao ampliador Durst obscureça o papel fotográfico a ponto de causar imagens fantasmas. Alguém já passou por isso?
Talvez eu devesse gastar um pouco mais e voltar a usar o papel baritado de Leverkusen??? :(
Atenciosamente
Thomas G.
ChristianKolinski
Thomas:
Os filtros também envelhecem, desbotam, ficam arranhados etc.
Qual é a idade do ampliador? Talvez bastasse um simples pedaço
de DC-Fix vermelho ou Rubylith — colado sobre o filtro antigo — para resolver o seu problema.
Gast
Olá,
De fato, o problema está no filtro. Após a exposição do papel coberto com uma moeda, esta já ficou claramente visível após 45 segundos com abertura 8, enquanto a lâmpada de laboratório ainda não havia produzido nenhum efeito de neblina mesmo após cinco minutos.
Isso é estranho, o papel Foma deve ser particularmente sensível, não é?....
Daí a minha pergunta: o que é “DC-Fix vermelho” ou “Rubylith”? E onde se consegue isso?
Obrigado pela resposta.
Thomas G.
ChristianKolinski
Olá, Thomas,
Rubylith é uma película adesiva vermelha transparente, usada na área gráfica para mascarar matrizes de impressão, etc. É simplesmente um substituto para o filtro antigo.
Teste também se há luz difusa vinda do ampliador, para ver se algo não se deslocou ou se o anel de abertura iluminado está ampliando a imagem.
Christian
Gast
Olá,
onde é possível comprar folhas avulsas de Rubylith? Eu também gostaria de saber, pois preciso cobrir uma tela para poder usar um PC na câmara escura.
Anthony