wschwetz
Olá
Há algum tempo venho tendo problemas com a configuração Adox MCP no Heiland Splitgrade. Sinto que a configuração e o papel não combinam muito bem. Atualmente, estou revelando com N113, e com esse revelador é preciso sempre realizar a exposição por um tempo um pouco menor. Mas, com a configuração Adox MCP, a exposição tende a ficar um diafragma inteiro mais curta. Isso parece-me um pouco demais. O papel mudou desde a última calibração feita pela Heiland? Já se passaram alguns anos. Com o MCC, não tenho esses problemas.
Seria bom se o Mirko pudesse se pronunciar sobre isso.
Já que estou falando sobre o Heiland Splitgrade: alguém poderia me explicar a diferença entre os canais Splitgrade do Foma Variant III RC e do Foma Variant 311 RC? No site da Foma, o papel se chama Fomaspeed Variant III e na loja FOTOIMPEX, Foma Variant 311. Qual configuração corresponde ao papel que está à venda atualmente? Infelizmente, uma consulta à Heiland não trouxe esclarecimentos. Alguém sabe alguma coisa?
Wilfried
Wolf_XL
...posso confirmar isso — venho observando o mesmo fenômeno há algum tempo. Será que isso se deve ao fato de as configurações de graduação de divisão ainda estarem calibradas para o papel da primeira tiragem, enquanto agora só é vendido papel da nova tiragem? Na minha opinião, a graduação também não está mais correta — embora não esteja tão errada quanto a do "Zeit", para mim ela está ficando um pouco suave demais.... Meu revelador também é o N113.
€
P.S. Meu papel:
€
300 folhas 8x10 polegadas, encomendadas em 01/06/2015
250 folhas 13x18, encomendadas em 26/08/2015
wschwetz
Então não sou o único.
?
E o papel também é muito macio para o canal.
Wolf_XL
... mas também pode ser que o problema esteja na última atualização do Splitgrade — nesse caso, o Mirko não seria a pessoa certa para falar... Vou tentar lembrar quando instalei a última atualização. Infelizmente, embora eu encontre o histórico completo do software no site da Heiland, faltam as informações sobre quando essas alterações foram feitas...
wschwetz
O canal Adox MCP 310 existe desde a versão 2.7, e eu o salvei no meu computador com a data de março de 2011. Não vejo nada no histórico sobre uma nova calibração. Portanto, já se passaram cinco anos desde então.
?
Além disso: se o papel e o Splitgrade não estiverem mais compatíveis, por qualquer motivo que seja, não poderei mais usar o Heiland — nem o papel correspondente. O papel fotográfico ficou caro demais para ser desperdiçado em cópias e/ou ajustes malsucedidos. Também acho que é um desperdício de tempo ficar fazendo testes demorados na câmara escura. Afinal, foi para isso que comprei o Splitgrade, que não é exatamente barato.
highscore
Pois é.
Que bom poder usar uma torre Wallner. :spudnikwaving:
É verdade que só posso configurar dois documentos. Mas posso alterar a configuração a qualquer momento :spudnikcoinflip:
highscore
Olá, sou eu de novo.
Desta vez, com um ar de sabichão.
No manual de instruções do Heiland, na página 22 (Correção geral de tempo e gradação),
está descrito como vocês podem definir correções permanentes para papéis específicos, e isso em incrementos de 1/10 de stop.
Wolf_XL
...eu também faço assim — mas apenas mais ou menos por intuição, e não com base em uma série de medições reproduzíveis. Por isso, eu preferiria que, com uma atualização, eu voltasse a ter um canal MCP que não precisasse ajustar manualmente...
highscore
Oi, Wolf
Bem, essa função serve, por um lado, para corrigir as variações nas medições.
Acho que o que o Heiland apresenta é um valor médio.
Por outro lado, o ampliador utilizado provavelmente será um fator de influência bastante significativo.
Eu não teria nenhum receio em fazer ajustes nisso. Além do mais, é possível restaurar os valores padrão a qualquer momento.
Como já disse, eu uso uma torre Wallner.
Pego qualquer negativo com bom contraste, imprimo da melhor maneira possível e ajusto os potenciômetros giratórios para os tempos determinados. Isso geralmente funciona sempre. No caso de negativos que não quero revelar, a primeira impressão geralmente já fica boa assim, sem correções adicionais.
PS.: Mas eu adoraria ter um Heiland em casa se por acaso encontrasse um barato por aí.
Wolf_XL
...trabalhei com a Torre Wallner por uns vinte anos — quando a gente se acostuma com ela, consegue chegar bem longe. Não vejo tanto um problema na determinação do tempo de exposição exato — é possível obter uma correção mesmo com séries de medições complexas —, mas sim no fato de que os parâmetros de gradação — ou seja: com quais valores Y/M eu alcanço a gradação X — sofreram alguma alteração. Aí a coisa já fica mais complicada, porque tenho várias possibilidades de correção...
highscore
Hum, entendo.
Mas, nesse ponto, minha experiência é muito limitada.
O que vejo nessa discussão é que nossas expectativas pessoais parecem ser bem diferentes.
E eu (ainda) não me dou ao trabalho de determinar a gradação do papel em cada negativo.
Afinal, as opções multigradação acabam facilitando um trabalho “desleixado”.
No entanto, eu faria isso se, como quando era criança, tivesse apenas gradações fixas à disposição.
Eu só queria salientar que a técnica “perfeita” de Heiland abre as portas para que o usuário adapte o sistema às suas próprias necessidades.
Mas você escreve que os parâmetros de gradação mudaram; então, provavelmente, resta apenas ajustar o tempo de revelação do negativo.
Mas isso não fica bonito.
TR
Olá, se o negativo for revelado de forma diferente, isso acaba sendo levado em conta ou compensado pelo elemento de medição do Splitgrade. É nesse ponto que reside o sentido da medição: o positivo ficaria igual.
?
Deve ficar claro que um sistema como o Auto-Splitgrade só pode funcionar no piloto automático enquanto houver dados atualizados sobre as margens do papel. É previsível que, em algum momento, haja mudanças nos papéis. Nesse caso, ou haverá uma atualização ou será necessário encontrar uma correção por conta própria.
?
No entanto, seria uma atitude generosa da parte de um fabricante de papel se ele fornecesse os dados (atualizados) correspondentes do Splitgrade. Isso talvez fosse até economicamente vantajoso para ele.
Wolf_XL
...acho que quem precisa agir aqui é a empresa Heiland — o fabricante de papel dificilmente consegue atender sozinho aos poucos usuários do Splitgrade. Esses são clientes da Heiland. Mas, pelo que conheço o Sr. Heiland, se ele tivesse conhecimento de uma alteração significativa no comportamento do papel, ele incorporaria essas mudanças rapidamente e as disponibilizaria aos seus clientes...
wschwetz
Exatamente, seria uma boa iniciativa se as alterações nos parâmetros do papel fossem comunicadas. E, de quebra, informar também de que forma algo mudou. E se a empresa Heiland não se visse obrigada a lançar uma atualização, a responsabilidade recairia, de fato, sobre a Heiland. Mas só nesse caso. Seria ainda melhor comunicar o que e como mudou em relação à configuração atual do Splitgrade, já que geralmente ainda se tem papéis mais antigos.
Quanto à afirmação de que “os fabricantes de papel não podem se preocupar com alguns poucos usuários do Splitgrade”: a FOTOIMPEX produz suas cópias em MCO/MCC usando o Splitgrade, pelo menos é o que dizem na loja: “produzimos cópias cuja luminosidade e contraste correspondem ao que nós, ou melhor, o computador da Heiland, consideramos ideal”. Assim, também se sabe se os parâmetros mudaram e de que forma. Por que então não se comunica isso?
Para reiterar: eu apreciaria muito uma declaração do Mirko.
Como os lotes mais antigos de MCP não apresentam esse problema na mesma intensidade que meu último pedido, vou usar o que tenho até acabar. E depois, provavelmente, trocar de papel. A diferença de preço em relação à Ilford é insignificante e, com a Fomatone, a impressão geralmente fica boa já na primeira tentativa.
Wolf_XL
...bom, acabei de dar uma olhada no meu histórico de pedidos:
?
Então, desde 2009, tenho pedido o MCP 310 pelo menos uma vez por ano e sempre me dei bem com o canal MCP. No entanto, sempre precisei fazer pequenos ajustes — se isso se deve ao envelhecimento natural da emulsão ou a variações no revelamento do negativo, deixemos isso em aberto....
?
Mas um desvio de sensibilidade de um nível, além de uma mudança na gradação desde o último pedido, é algo significativo — na minha opinião, isso não se explica apenas pelo envelhecimento natural ou por variações no processo de revelação do negativo...
sputnik
?
Para reiterar: eu apreciaria muito uma declaração do Mirko.
?
?
?
Quando recentemente solicitei uma explicação sobre por que o MCC, em uma embalagem novinha em folha, não tem mais nada a ver com o MCC original, nem na aparência, nem nos parâmetros, nem na impressão visual (e isso não foi percebido apenas por mim), o comentário foi apagado sem qualquer explicação.
Seja como for.
Na verdade, consegui entender mais dessa reação do que de uma resposta evasiva.
Wolf_XL
... aos poucos, até eu estou chegando ao ponto em que começo a ficar irritado... Não tenho problema algum em não poder esperar a mesma consistência em um produto fabricado em condições artesanais. Mas, se várias pessoas constatam desvios graves, esse problema também precisa ser abordado...
€
Uma declaração do Mirko seria o primeiro passo — caso contrário, na minha próxima encomenda de papel, em vez de ADOX, Ilford ou Foma, é isso que vai constar na nota de pedido...
MStache
Olá a todos,
Aqui está uma resposta do laboratório FOTOIMPEX.
Uso o sistema Heiland Splitgrade há algum tempo, em conjunto com o papel ADOX MCP, e não notei grandes mudanças. Utilizo o aparelho, de certa forma, como substituto das demoradas tiras de teste e, na verdade, quase sempre ajusto um pouco o valor medido para a exposição final, de acordo com o meu julgamento. Além disso, é importante, na medição, sempre medir as partes importantes da imagem e não incluir valores extremos, como áreas de luzes de superexposição ou sombras muito profundas — ou seja, o que realmente deve ficar branco puro e preto profundo —, para não obter imagens escuras e sem definição. Mas tenho certeza de que a maioria de vocês já faz isso. O módulo Splitgrade Comfort também é muito útil para uma melhor visualização prévia.
Após consulta ao Sr. Büddecker, nada mudou em relação ao papel ADOX MCP. Também já estamos em contato com o Sr. Heiland, que verificará a calibração do papel em breve e, se necessário, a ajustará por meio de uma atualização de software.
Atenciosamente,
Marc
Fotoimpex Berlin
MirkoBoeddecker
Estamos cientes deste tópico desde esta manhã.
O Marc já respondeu, aliás.
É claro que não fizemos grandes alterações. Se tivéssemos feito isso, o papel se chamaria simplesmente MCP II. Por que não?
Também não conseguimos medir grandes variações entre os lotes durante a produção, mas sempre medimos principalmente de lote a lote para garantir, acima de tudo, a consistência na continuidade.
Esse princípio já permitiria que pequenas variações se acumulassem ao longo das produções (atualmente, temos material da produção 9).
Vamos então aguardar o que Jürgen Heiland tem a dizer.
?
Atenciosamente,
?
Mirko
MirkoBoeddecker
Não me incomoda o fato de não poder esperar a mesma consistência em um produto fabricado em condições artesanais.
?
Isso não é inerente à manufatura. Na verdade, a ideia da manufatura é justamente voltar a uma produção constante, utilizando caldeiras pequenas e produzindo de forma
contínua (em oposição à produção em lotes). No entanto, isso infelizmente não é possível para artigos sujeitos a uma pressão de preço extrema, como o MCP.
Além disso, o caldeirão pequeno funciona de forma muito mais precisa, de modo que as variações são menores por si só.