monochrom
Olá a todos,
Ontem, usei pela primeira vez um rolo Maco PO 100c 135-36 na minha Contax RX (com pilhas novas!) e tive os seguintes problemas:
O filme não avançava corretamente com o transporte motorizado, ou seja, com muita dificuldade, o que percebi pelo ruído do motor, que parecia estar forçado, e pelo avanço cada vez mais lento. Após a foto 30, minha câmera finalmente desistiu e carretelou o filme por conta própria. Em seguida, fotografei dois rolos de Ilford Delta 400 Professional 135-36 sem problemas. Como nunca tive problemas desse tipo com minha câmera e ela possui motores potentes, o problema deve ter sido com o filme.
Minha pergunta: vocês já tiveram problemas semelhantes com este ou outros filmes? O que poderia estar causando isso? Em caso de emergência, gostaria de poder confiar no meu material de trabalho, como qualquer outro fotógrafo. Por isso, o Maco não é aceitável para mim por enquanto.
Também entrarei em contato com o fabricante e publicarei aqui uma eventual resposta.
Obrigado por todas as respostas!
Matthias
Wolf_XL
Olá,
Nas férias, tive o mesmo problema com o Fuji Across 100. Como estava viajando de moto, só tinha uma Voigtländer Vito C comigo (uma réplica da Minox 35). Por volta da décima foto, já estava tão difícil puxá-la do cartucho que o rolo dentado do transporte do filme acabou destruindo a perfuração e não deu mais para continuar. Suponho que o rolo de filme tenha se enrolado tanto devido às vibrações da moto (tipicamente fortes para uma Harley :) ) que acabou grudando mais ou menos na parede do cartucho. Tentei então colocar um filme negativo colorido de 24 fotos – com ele, o transporte do filme funcionou sem problemas.
Atenciosamente
Wolf
MirkoBoeddecker
Olá, Matthias,
sem querer defender a concorrência — mas, teoricamente, nós também poderíamos nos deparar com esses problemas: vocês não podem sempre comparar maçãs com peras!
Um Delta 400 é um filme absolutamente padrão. Ele é produzido em quantidades gigantescas e fabricado de forma totalmente automatizada.
O PO100c é um produto exótico. É fabricado em quantidades mínimas e totalmente montado à mão. Além disso, ele oferece uma BASE TRANSPARENTE, o que é possível graças ao uso de uma base de PET (uma base transparente de triacetato custaria uma fortuna).
Por isso, o MACO PO100C já é mais temperamental. Principalmente devido ao suporte de PET indestrutível e, em segundo lugar, devido à montagem manual em cassetes espanholas.
Em câmeras com transporte motorizado de filme, um filme desse tipo pode, em determinadas circunstâncias, causar o que você observou, caso várias circunstâncias infelizes se combinem. O fenômeno mencionado por Wolf provavelmente desempenha um papel nisso. O suporte de PET é, na verdade, “rebelde”, o que também é a razão pela qual os filmes em rolo às vezes “se abrem”. Ele pode ter se desenrolado devido a vibrações na cartucho e sido pressionado contra a parede. Em uma câmera manual, basta dar algumas voltas na manivela de rebobinagem e pronto...
Todas essas são razões pelas quais, no futuro — se tivermos a possibilidade de comprar suporte de triacetato a um preço viável —, queremos voltar a moldar os filmes em rolo ADOX no suporte antigo.
Infelizmente, isso significa, por outro lado, que não será mais possível converter os filmes em diapositivos com a mesma facilidade.
É isso que o PO100c oferece, ao contrário do Delta...
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Mirko,
já perguntaste à Svema? Eles têm um suporte de triacetato que é um pouco mais transparente do que o da Ilford; talvez sirva e provavelmente também seja mais barato.
Além disso, eles têm um papel de proteção muito bom para os filmes em rolo.
Também acho que os filmes em si não são ruins; é o único material com aquele visual autêntico dos anos 40.
Roland
cfb_de
Olá, Mirko,
> Todas essas são razões pelas quais, no futuro — se tivermos a possibilidade
> de adquirir o suporte de triacetato a um preço viável —, queremos que os filmes em rolo ADOX
> voltem a ser fabricados com o suporte antigo.
*Por favor* (!) façam isso! Além disso, para os filmes em rolo, um papel de revestimento mais opaco e, talvez, um pouco mais espesso também seria ótimo.
Eu até pagaria por isso.
Os filmes croatas atuais não funcionam muito bem na minha K-60 ajustada para HP5. E na minha velha Rolleicord eles também não se dão muito bem, pois os rolos são simplesmente finos e difíceis de manusear ao serem colocados. Isso ainda combinado com esses suportes de PET de baixa qualidade... Grmpf. A exposição nas bordas deveria, na verdade, ser feita na fase de confecção e não pelo cliente final.
Ah, sim. Um suporte decente como antigamente, papel de fundo opaco... Um sonho. Principalmente porque assim eu poderia tirar fotos decentes com o “look” adequado usando minhas velhas câmeras dobráveis.
E ainda papel barita em rolo ;-) Mirko, aí você teria me levado, feliz da vida, para o paraíso na Terra. Isso deveria valer a pena para você.
Atenciosamente,
Franz
Dennis
Olá, Matthias!
É assim mesmo que o PO100c funciona.
Nos primeiros rolos que usei na minha Canon Ftb mecânica,
também fiquei preocupado se não havia algo errado.
Mas como quase todos os rolos são difíceis de passar e, até agora,
não aconteceu nenhum problema por causa disso, acabei me acostumando.
Como diapositivo, gosto bastante do PO100 e espero, já que
agora me acostumei com ele, que esse material continue existindo até
o fim da minha vida ;-)
Saudações e boa luz
Dennis, de Berlim
Gast
Roland!
Não, nada disso, camarada, acetato russo e papel, assim eu posso ajustar a minha e a do Franz de volta ao padrão russo.
Gast
Olá!
Alguém sabe dizer se essas imagens são do filme russo?
http://www.trypillya.kiev.ua/gospodari.htm.
Se for, vou ajustar o KieV de novo; é o que eu chamo de “rica em tons”.
Gast
Olá, Rudi,
Será que não calibrei meu monitor direito?
Acho que, na verdade, o fotógrafo testou bem o filme e
dominou a exposição... (ou simplesmente teve sorte?) :-)
Atenciosamente, Stephan
skahde
Acho que o fotógrafo testou bem o filme e sabe lidar com a Beli... (ou simplesmente teve sorte?) :-)
Em parte, também há um belo efeito de vinheta “à moda antiga” e desfocagem nas bordas, céu e neve praticamente sem detalhes, sombras alagadas. Para compensar, as áreas centrais apresentam bastante contraste e parecem “ricas em tons”. Para mim, tudo isso parece superrevelação e provavelmente teria sido mais fácil conseguir esse efeito com um TMAX. :)
Atenciosamente,
Stefan
MirkoBoeddecker
Franz,
já havia mencionado isso em outro tópico: não há mais papel de proteção para filmes em rolo à venda.
Não é uma questão de preço. Simplesmente não há mais oferta. Além disso, seria necessário realizar testes que levariam anos para verificar se haveria alguma incompatibilidade ou reação química com o material.
Não é que não gostássemos de mudar isso, mas simplesmente não dá. Por isso mesmo todo esse gasto com os recipientes de plástico.
E, a propósito: com os filmes em rolo, devido à queda no faturamento, atualmente nem sequer ganhamos o salário de um funcionário temporário. É impossível pegar um avião e voar até Kiev para negociar com a máfia ucraniana e pagar propinas...
No momento, estou negociando com uma fábrica de papel alemã, mas também não parece promissor...
Atenciosamente,
Mirko
monochrom
Olá novamente,
Voltando ao assunto do Maco: agora que estou ciente dessa situação, posso lidar com ela e tomar uma decisão a favor ou contra esse filme. Mas acho uma pena que a empresa HANS O. MAHN & CO. não mencione nada sobre isso em seu folheto publicitário para esse filme (o mesmo vale para o catálogo da FOTOIMPEX). Afinal, a ocorrência desse tipo de falha parece bastante provável, pelo que percebi nas respostas aqui. Acho que uma breve menção seria justa. O descontentamento com a informação insuficiente sobre o material fílmico pode facilmente ser maior do que a relutância em usar um filme desse tipo para fins experimentais, apesar das advertências.
Muito obrigado, então, pelas respostas informativas!
Matthias
Gast
Rudi,
provavelmente é uma Svema, dá para perceber em algumas fotos, mas os outros estão certos: ficou um pouco superexposto.
Acho que é filme 35mm; na minha opinião, além da base cinza, ele não tem proteção contra halos, ao contrário do filme em rolo, que não fica tão superexposto.
Roland
Gast
Mirko,
como é que a Efke consegue esse papel de proteção? Eles têm alguma fábrica croata por conta própria, ou são sobras que já estão quase acabando?
Você com certeza conhece aquele papel preto e vermelho em que um dos seus concorrentes embala o papel fotográfico e que vem na embalagem do Classic Color.
Não dá para usar isso para embalar os filmes em rolo?
Eu ainda me lembro desse papel preto e vermelho nos filmes em rolo.
Você se refere a reações químicas quando alguém congela o filme e o deixa descongelar? Caso contrário, mal consigo imaginar isso com o papel mencionado.
Roland
cfb_de
Olá, Roland,
Com “reação química”, o Mirko quer dizer que a impressão opaca à luz e a impressão no verso não devem liberar gases que possam se depositar no filme. Os números do papel de suporte, por exemplo, não deveriam ficar legíveis nos negativos :-)
Não sei nada sobre os problemas de aquisição do papel de revestimento. No entanto, o Mirko já escreveu algo sobre isso há algum tempo. Eu simplesmente guardo os meus antigos; se for o caso, podemos então mudar para um “sistema reutilizável” :-)
Mirko, falando sério. Mesmo que não dê certo com outro papel de revestimento: você poderia, por favor, trocar o suporte mesmo assim?
Atenciosamente,
Franz
Gast
Gostaria de publicar rapidamente a resposta da Maco. A oferta de poder trocar meus filmes me deixa muito positivo:
Prezado Sr. Simon,
obrigado pelo seu e-mail.
Como você pode imaginar, já estamos cientes desse problema.
Infelizmente, o senhor não informou quando e onde comprou esse filme, nem qual é o número do lote.
Todos os revendedores foram informados, há bem mais de um ano, sobre os problemas
que o uso de um determinado lote de CASSETES DE METAL acarretava.
Um problema que não foi detectado durante o controle de qualidade de rotina, mas, infelizmente, só se manifestou durante o uso pelo consumidor.
Caso o senhor ainda tenha estoque, teremos o maior prazer em trocá-lo.
Lamento muito que alguns (muito poucos) filmes tenham sido afetados por esse problema, causado por um fornecedor de material de embalagem. Farei tudo o que estiver ao meu alcance para ajudá-lo.
Atenciosamente / Bien à vous / Groetjes / With kind regards Hartmuth Schroeder Diretor da
MACO PHOTO PRODUCTS
Hans O. Mahn & Co. KG
Brookstieg 4
D-22145 Stapelfeld/Hamburgo ALEMANHA
MirkoBoeddecker
Bem, agora estou curioso para saber o número do lote.
Por acaso, nunca temos mais do que 20 unidades do PO 100c em estoque.
O que foi entregue pela Maco há mais de um ano já foi vendido há mais de um ano.
Não, sério, não vou deixar que me culpem por isso!
Atenciosamente,
Mirko
monochrom
O filme tinha o número de lote 310003. Comprei-o na loja de fotografia 1000 Tücher, em Hamburgo, há cerca de três semanas. Depois que relatei o problema, eles me deram um novo de presente. No entanto, também disseram que era a primeira vez que ouviam falar desse problema.
Atenciosamente,
Matthias
MirkoBoeddecker
Ah, achei que você tivesse comprado isso na nossa loja.
A mensagem parecia sugerir que: a Maco está fazendo tudo certo, mas o revendedor está enganando os clientes. Não queria deixar isso ficar por conta nossa.
Atenciosamente,
Mirko
Dennis
Olá!
Ontem, o primeiro PO100c de um novo lote
(310494) passou pela minha câmera e ele se move
com muita facilidade. Talvez tenha sido mesmo um problema temporário.
Boa iluminação!
Dennis