Gast
Olá,
Vou escrever sobre os dois assuntos juntos, não faz mal, né?
Comprei uma Saljut com uma Industar 29, de um russo que mora na Alemanha.
Essa é a antecessora da Kiev 88 e estou surpreso: a câmera de 30 anos funciona como nova, só que o cartucho de reposição faz um barulho meio com arranhões quando se chega à foto 7. Dá pra fazer alguma coisa nisso?
Outra pergunta: quais lentes são compatíveis? Um amigo me emprestou sua Kiev Volna (porque com a Industar só dá para focar a partir de 0,9 m) e o resultado é que ela se encaixa, mas a abertura do diafragma fecha sempre e não fica aberta; a Industar precisa ser fixada externamente para ajustar com a abertura máxima; ao contrário (Industar na Kiev 88), não funciona de jeito nenhum.
Devo comprar anéis intermediários ou existe também uma lente Saljut que eu possa usar para retratos?
Que lentes adicionais vocês me recomendam?
Agora, sobre a moldura de ampliação: como agora tenho o formato médio e quero fazer ampliações maiores, estou usando provisoriamente uma placa de vidro de 50x60.
Na verdade, eu preciso de uma moldura de verdade, só fico me perguntando por que as usadas são tão caras; afinal, às vezes consigo um Duka completo com molduras 30x40 ou 50x60 por um preço menor do que uma moldura avulsa, não é?
Obrigado
Joachim
Gast
Quase esqueci...
Ganhei mais 10 filmes em rolo CBEMA 64 (ou algo assim) de graça, com validade até 1998. Ainda posso usá-los? E como devo revelá-los?
Gast
Olá,
Esse barulho de arranhão é totalmente normal. Isso se deve ao fato de que o diâmetro do carretel de rebobinagem aumenta constantemente e, para que os intervalos entre os quadros permaneçam aproximadamente iguais, é necessário desacoplar o mecanismo. O barulho também se prolonga à medida que o número de quadros aumenta.
Pelo que sei, a Saljut não possui um mecanismo de obturador de mola, semelhante ao da Hasselblad 1000f.
Atenciosamente,
Marwan
cfb_de
Olá, Joachim,
antes de gastar uma fortuna com algum vendedor do eBay por uma moldura de ampliação variável “barata” (palavra-chave: molduras “Meopta”, totalmente superfaturadas e que, na verdade, só servem quando novas)...
Pense nos formatos necessários e compre o sistema Versamask. São molduras de formato fixo geniais, e na “segunda mão” ainda ficam bem acessíveis. Eu tenho os protótipos deles em uso (comprei de segunda mão, algo raro por lá, porque ninguém devolve :-) e estou tão satisfeito com eles que te cedo minha moldura Herma 20x30 com três fitas de máscara por duas cervejas e o frete (atenção, essa coisa não presta, mas pelo menos é pesada!).
No entanto, não me responsabilizo pelo tratamento psiquiátrico que possa advir disso. Afinal, você paga o frete e as duas cervejas para mim. As cervejas eu bebo, é claro — para proteger você de uma decisão de compra — no barzinho. E você paga :-)
Alternativas seriam — supostamente, não testei — “Saunders” no formato fixo ou “RRBeard” como suporte para máscaras.
Uma alternativa provavelmente mais barata seria uma placa de aço com um furo recortado, cortada e soldada pelo Fredi, o aço-maníaco local. Ir lá e perguntar não custa nada.
Os formatos são de livre escolha. Eles também conseguem fazer em plano e preto; quanto ao desenho no papel, você terá que pensar por conta própria.
Dá uma olhada no que tem por aí. E depois pergunta de novo o que acham da sua escolha os usuários experientes. Senão, todo mundo aqui vai te recomendar o “santo graal” deles (já que foi caro, deve ser bom) como a única solução.
Eu, pessoalmente, fico com o Versamask. Ninguém precisa de mais do que isso. Se algum dia eu sentir a necessidade de uma moldura variável... Um daqueles modelos antigos da Leitz seria a minha escolha. Mas eles são bem caros na Strombucht, se forem maiores que 18x24.
Atenciosamente,
Franz
PhilippReichmuth
Agora, sobre a moldura de ampliação: já tenho um equipamento de formato médio e quero fazer ampliações maiores; por enquanto, estou usando uma placa de vidro de 50x60 como solução provisória.
Na verdade, eu preciso de uma moldura de verdade, mas fico me perguntando por que as usadas são tão caras; afinal, às vezes consigo um conjunto completo da Duka com molduras de 30x40 ou 50x60 por um preço menor do que uma moldura avulsa, não é?
Hum, provavelmente por causa das quantidades pequenas e da precisão da mecânica de ponta. Fica feliz, pega o conjunto Duka completo e aproveita o resto de alguma forma :) Não compre uma moldura barata só porque é barata.
A dica do Franz sobre as Versamasks não é ruim, mas você precisa pensar em quão flexível quer ser. Para cada formato que você ampliar, precisa de uma moldura de formato fixo própria. Ontem, por exemplo, ampliamos aqui espontaneamente algumas panorâmicas em 12x30, o que teria sido complicado.
Se você quer flexibilidade útil com um orçamento baixo e precisão aceitável, use Lego, encaixe várias placas de base 30x30 e construa sua própria máscara.
Philipp
uworischki
Os modelos mais antigos da Saljut (eu mesmo já tive um, fabricado em 1964) não têm exatamente a mesma baioneta que os modelos Kiev 88; para a Saljut antiga, se não me engano, além da Industar 29, havia também uma Mir-3 de 65 mm e uma Tair de 300 mm.
Dá uma olhada aqui:
http://medfmt.8k.com/mf/salyut.html
Saudações de Berlim
Uwe
Gast
Como os outros já te falaram tudo sobre a moldura e a câmera, vou te dizer o que fazer com os filmes.
Acho que eles ainda servem mais ou menos, talvez com uma perda de um terço de abertura.
Já brinquei bastante com o Svema 64 para poder te dar uns tempos bem bons.
Os meus se referem a 7 min, conforme indicado na caixa; não sei o que você tem, então adapte a isso.
ID 11: fica bem legal, mas um pouco granuloso
Base 7 MIN
1+1 10 MIN
Calbe A49: sai um pouco pastoso, mas bem fino, ou pelo menos é o que isso significa com o Svema
1+2 15 MIN
Negafort; na verdade, não é ruim, muito equilibrado em todos os aspectos, só que você pode jogar fora depois de usar, porque não serve como revelador de uso único e a Forte não indica fatores
Stamm 5 minutos
Agfa RODINAL, muito nítido e, excepcionalmente, com grão muito mais fino que o ID 11, mas não tão fino quanto o A49
1+50 10 minutos
Não vou testar mais nada, afinal ainda quero fotografar — escolha o que quiser.
Roland
Gast
PS:
A diferença entre os diversos reveladores é enorme; este não é um filme à prova de erros no que diz respeito ao revelamento; mesmo com os Efke, as diferenças não são tão drásticas.
A exposição não precisa ser tão restrita, mas se você quiser que os negativos tenham um grão suficientemente fino, deve expor um pouco menos.
Ele também aceita 5 stops a mais; só assim você terá negativos que ainda servem para cópias por contato.
Gast
Obrigado pelas ótimas dicas; o primeiro desses filmes está pendurado para secar na minha câmara escura, estou curioso para ver como ficaram as fotos.
Joachim