zensusa
Olá, amigos da fotografia analógica,
Não quero assustar ninguém nem, como já aconteceu antes, parecer o bode expiatório, mas parece que chegou a hora: a Kodak está encerrando suas atividades na área analógica, de forma lenta, mas constante!
Leiam vocês mesmos; fonte: Macwelt Online de hoje, 26/08/2005:
Kodak fecha fábricas
Fim da era analógica
A Eastman Kodak é obrigada a avançar com sua reestruturação para se tornar uma fornecedora de produtos digitais.
Para isso, está fechando algumas fábricas na sede em Rochester, Nova York, e reduzindo a produção de uma fábrica de filmes para consumidores finais em Xiamen, na China. No total, isso resultará na eliminação de 900 postos de trabalho, e a empresa contabilizará despesas extraordinárias estimadas em 153 milhões de dólares.
A Kodak está consolidando a produção de seus papéis fotográficos coloridos em fábricas no Colorado e na Inglaterra. Além disso, está fechando uma unidade de descarte de resíduos de poliéster e, no futuro, terceirizará essa tarefa. Em julho, a Kodak havia registrado um prejuízo de 146 milhões de dólares, ou 51 centavos por ação, em seu segundo trimestre fiscal, após uma queda inesperadamente acentuada na demanda por filmes e papel fotográfico. Ao mesmo tempo, a empresa havia anunciado o corte de 22.500 a 25.000 postos de trabalho. (tc)
Gast
Fiquei terrivelmente assustado!!!
O que foi isso agora???
Atenciosamente
Martin
MirkoBoeddecker
Lothar,
A Kodak decidiu cortar 27.000 postos de trabalho há cerca de um ano.
Agora, até 2007, esse plano será posto em prática.
O que a Kodak está fazendo não é “fechar o setor analógico”, mas ajustar as capacidades de produção à demanda em declínio, para que depois não fiquem, como a Forte, a Ilford ou a Agfa, com uma enorme pilha de custos fixos e tenham que recorrer ao administrador da insolvência, porque simplesmente ignoraram a necessidade de reestruturação.
A descontinuação do papel fotográfico também é uma decisão comercial desse tipo. Gelatina, prata, suporte: tudo teve um aumento de preço de cerca de 200 a 500% nos últimos anos, mas a enorme pressão da concorrência e a altíssima sensibilidade aos preços por parte dos fotógrafos tornaram impossível repassar esses aumentos aos clientes. Quem vende mais é sempre aquele que tem o preço mais baixo.
Conosco é exatamente assim – qualquer aumento de preço por parte dos fabricantes, se é que podemos, só conseguimos repassar aos clientes em pequenas parcelas, porque ao nosso redor todos estão praticando preços de dumping o quanto podem.
A consequência é que, atualmente, cerca de metade dos produtos do catálogo é revendida sem lucro e nossa margem de lucro diminui a cada mês.
Ainda podemos nos dar ao luxo de fazer isso, na esperança de tempos melhores e porque ainda temos a outra metade, com a qual lucramos.
Mas uma empresa como a Kodak não pode se dar ao luxo disso. Ela está sob pressão para gerar lucro e é auditada. Se uma divisão inteira (como o papel fotográfico) não gerar lucro durante anos, ela é descartada, ponto final.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Isso realmente não é novidade e deve ser de conhecimento geral que uma empresa como a Kodak precisa operar com fins lucrativos. No setor de papel fotográfico, a Kodak nunca conseguiu se estabelecer de fato na Europa. Além disso, sua própria DSLR já não é mais produzida; por isso, a Kodak investirá mais em impressoras e materiais no futuro e ampliará ainda mais sua participação no mercado de fabricação de sensores CCD e CMOS. Os produtos químicos e os filmes certamente ainda existirão por algum tempo. Mesmo que esses produtos desapareçam, ainda há a possibilidade de usar os produtos da Fuji, Agfa ou Ilford; e, no setor de papel, além das empresas mencionadas, há também a Forte, a Foma e a Kentmere. A fotografia analógica ainda está muito bem representada atualmente, e no laboratório digital estão sendo alcançados avanços cada vez maiores. Ontem, eu tinha uma foto A3 nas mãos e deveria adivinhar como ela havia sido produzida. Apostei em papel baritado e uma foto em formato médio. Na verdade, era uma EOS 1D e a impressão com a nova tinta K em um suporte de 300 g. Só na comparação direta foi possível perceber diferenças. Se, como eu, você vive apenas da fotografia, não vejo motivo para entrar em pânico. Seja analógico ou digital, cada um pode decidir por si mesmo, e os dois se complementam perfeitamente.
Atenciosamente,
pan
Gast
Olha,
o que você sentiria falta se a Kodak deixasse de fornecer seus produtos? No meu caso, penso na PlusX e na TriX; esses dois filmes têm características que nenhum outro fabricante que eu conheça apresenta.
Acho que todos os outros produtos da Kodak são substituíveis; talvez você possa dizer exatamente do que sentiria falta, para que possamos pensar juntos no que poderia ser uma boa alternativa.
Acho que ninguém está contente com isso, especialmente porque a Kodak, digo isso abertamente, produz qualidade de ponta (constante) que poucos concorrentes conseguem igualar.
No entanto, certamente não é o fim do mundo optar por outra empresa em vez da Kodak.
Talvez devêssemos esperar um pouco; afinal, a Kodak ainda oferece filmes de largura reduzida, que certamente também não são um mercado de massa.
Roland
Gast
Olá, Roland,
Pessoalmente, não sinto falta da Kodak, já que há muito tempo não revelo mais filmes ou papéis da marca. Eu só queria, nem mais nem menos, compartilhar uma informação.
Por outro lado, há também pessoas que trabalham com a Kodak e confiam plenamente nela.
Mais uma palavra sobre “pan”. Eu também trabalho e vivo da fotografia, mas há uma diferença entre trabalhar exclusivamente com digital ou com analógico, em filme e papel baritado. Eu sei, e vejo isso diariamente, como o progresso e a qualidade na área de captura, processamento e impressão de imagens digitais avançam. Em muitos aspectos, isso é maravilhoso, mas eu, pessoalmente, independentemente de ganhar dinheiro ou não, lamentaria profundamente se não pudesse mais obter rolos e filmes planos, papel baritado etc., pois então se perderia também um pedaço do meu estilo de trabalho, da minha postura e da minha visão de mundo — e da forma como lido com ela e com o mundo!
Provavelmente nem todos vão (conseguir) entender isso, mas infelizmente é assim. “O caminho é o destino” – levo essa afirmação muito a sério e, para mim, ela é mais do que apenas um ditado inteligente proferido sem pensar.
Aliás, como freelancer, trabalho há muitos anos também com equipamentos digitais, câmeras, scanners, Macs e assim por diante. Sim, até mesmo meu ganha-pão — os trabalhos gráficos, ou seja, a fonte de renda na área de design — hoje são criados principalmente com uma mesa digitalizadora Wacom e, nesse sentido, diretamente, de forma digital no Mac, sem pincéis, canetas, papel, tela e similares. Os trabalhos só veem papel de verdade quando são impressos como cartão ou pôster na gráfica. Portanto, por esse lado, eu poderia aplaudir o mundo digital, já que ele me poupa trabalho, dinheiro e material; — mas não aplaudo, pois, com essa forma de trabalhar digital, perde-se algo que não se pode descrever claramente com palavras, nem compensar com dinheiro.
Essa é minha opinião pessoal, mas não quero, de forma alguma, iniciar aqui qualquer discussão “ideológica”.
Até lá, um grande abraço,
Lo
Gast
Olá!
Eu sentiria falta principalmente do Kodak Portra 800, pois, segundo vários revendedores, não há nenhuma alternativa disponível.
Atenciosamente,
Konsi
Gast
A Kodak vai encerrar APENAS A PRODUÇÃO DE PAPEL.
Aqui está um post que escrevi em outro contexto, mas que ilustra bem o problema:
http://www.fotoimpex.de/forum/index.php?sh...findpost&p=4458
Mirko
P.S.: A propósito, essa é uma novidade no fórum: vocês podem copiar um link diretamente para um post