Gast
Estou muito satisfeito com os resultados obtidos com o Fompan 200 (formato 35 mm) em X-TOL (concentração de 1:2) nas sensibilidades de 100 e 200 ASA; no entanto, em sensibilidades mais altas (400 ASA), as sombras ficam completamente perdidas.
Com qual revelador de ação mais equilibrada eu poderia obter um melhor detalhamento das sombras neste caso?
Atenciosamente,
Elmar
Gast
Oi, Elmar,
Sombras que se estreitam não significam necessariamente uma perda de detalhes no negativo.
- Já ouvi várias pessoas dizerem que, mesmo com o filme de 400, conseguem, na melhor das hipóteses, metade da sensibilidade; essa também é a minha impressão. Infelizmente, não tenho experiência com o de 200.
- Só me ocorreria um banho duplo, como o Emofin, por exemplo, mas temo que você caia rapidamente abaixo do limiar de sensibilização nos detalhes das sombras. E se não der certo, você pode revelar até o médico chegar. Isso é o limite em qualquer tentativa de push. É por isso que a maioria das pessoas (que se dá a esse trabalho) não testa no cinza médio, mas na Zona 1, ou seja, véu +1 log D. Ou seja, a partir de quando algo realmente acontece.
Todo revelador de compensação não realça as sombras, mas atenua as luzes.
Se você quer detalhes nas sombras, precisa de sensibilidade real ou mais luz.
Atenciosamente
Martin
MehmetCati
Oi, Elmar!
Por isso, há algum tempo comprei o revelador Fomadon LQN.
(Também está descrito no catálogo da FOTOIMPEX)
Infelizmente, ainda não tive tempo de testá-lo, pois estou experimentando os filmes Lucky e Classic em todos os tipos de reveladores possíveis.
Mas, segundo o catálogo, o LQN parece bastante promissor:
(...) e conseguir um Foma 400 a 400 (...) Sensibilidade total com contraste normal do motivo e belo desenho de tons de cinza (...)
etc.
Talvez valha a pena fazer uma experiência!
Atenciosamente,
Mehmet
Gast
Olá, Elmar
Eu também trabalho com o Fomapan 200. No entanto, eu o submeto à exposição com 125 ISO/DIN.