Gast
Estou muito satisfeito com os resultados obtidos com o Fompan 200 (formato 35 mm) em X-TOL (concentração de 1:2) nas sensibilidades de 100 e 200 ASA; no entanto, em sensibilidades mais altas (400 ASA), as sombras ficam completamente perdidas.
Com qual revelador de ação mais equilibrada eu poderia obter um melhor detalhamento das sombras neste caso?
Atenciosamente,
Elmar
Gast
Oi, Elmar,
Sombras que se estreitam não significam necessariamente uma perda de detalhes no negativo.
- Já ouvi várias pessoas dizerem que, mesmo com o filme de 400, conseguem, na melhor das hipóteses, metade da sensibilidade; essa também é a minha impressão. Infelizmente, não tenho experiência com o de 200.
- Só me ocorreria um banho duplo, como o Emofin, por exemplo, mas temo que você caia rapidamente abaixo do limiar de sensibilização nos detalhes das sombras. E se não der certo, você pode revelar até o médico chegar. Isso é o limite em qualquer tentativa de push. É por isso que a maioria das pessoas (que se dá a esse trabalho) não testa no cinza médio, mas na Zona 1, ou seja, véu +1 log D. Ou seja, a partir de quando algo realmente acontece.
Todo revelador de compensação não realça as sombras, mas atenua as luzes.
Se você quer detalhes nas sombras, precisa de sensibilidade real ou mais luz.
Atenciosamente
Martin
MehmetCati
Oi, Elmar!
Por isso, há algum tempo comprei o revelador Fomadon LQN.
(Também está descrito no catálogo da FOTOIMPEX)
Infelizmente, ainda não tive tempo de testá-lo, pois estou experimentando os filmes Lucky e Classic em todos os tipos de reveladores possíveis.
Mas, segundo o catálogo, o LQN parece bastante promissor:
(...) e conseguir um Foma 400 a 400 (...) Sensibilidade total com contraste normal do motivo e belo desenho de tons de cinza (...)
etc.
Talvez valha a pena fazer uma experiência!
Atenciosamente,
Mehmet
Gast
Olá, Elmar
Eu também trabalho com o Fomapan 200. No entanto, eu o submeto à exposição com 125 ISO/DIN.
Depois, ele fica 8 minutos no RODINAL 1:50 e consigo exatamente o visual que desejo.
Grão visível — mas não um mar de grãos como, por exemplo, no HP5. Belas sombras e luzes.
Observe que o Fomapan 200 não chega a 200 ISO de verdade!
Atenciosamente,
Martin
Gast
Olá, Elmar,
O Foma 400 já se tornou um dos meus filmes padrão. No ADX A+B, ele apresenta um belo alcance tonal com sombras bem definidas. Se a exposição for realizada com razoável precisão (eu uso a Lunasix com acessórios de 15° e 7°), a sensibilidade de 400 ASA fica correta. No entanto, para objetos maiores, eu reduziria para 200-250 ASA.
Atenciosamente
ThomasN
Gast
Também trabalho regularmente com Fomapan 100 e T200 e costumo revelá-los em Fomadon LQN, que, no entanto, é mais adequado para o Fomapan 100 (emulsão clássica) do que para o T200 (filme de cristal T). O revelador de referência para o T200, pelo que sei, é o Fomadon Excel, que é uma réplica exata do Xtol.
É melhor esquecer o push com filmes Foma. Eles são otimizados para terem grão fino e serem robustos, razão pela qual gosto de usá-los; em contrapartida, atingem a sensibilidade indicada apenas no revelador de referência (e também muito bem no ATM 49 (diluição 1+2, 13 minutos a 20 graus), mas com menos contraste do que no LQN), e não vão além disso sem que as sombras se fundam. Eu já forcei um Fomapan 400 para 1600 ASA duas vezes. Deu certo, mas as sombras e os tons médios sofreram bastante, e com Ilford ou Fuji o resultado é bem melhor. Uma maneira de tirar mais proveito dos filmes do que eles realmente oferecem é usar o LQN a 30 graus. A emulsão aguenta isso facilmente, e os negativos ficam densos e com contraste acentuado.
Embora não seja possível aumentar a sensibilidade dos filmes Foma, eles são, na minha experiência, muito resistentes. Ou seja, já consegui obter cópias bem definidas a partir de negativos extremamente superexpostos ou subexpostos (mas revelados normalmente).
O Fomadon LQN é um revelador de filme bastante comum à base de fenidona e hidroquinona, que também é adaptado para o Fomapan 100 e 400 (não para o 200, que, como já disse, é um filme de cristal T), mas também funciona muito bem com outros filmes. Também o usei para os filmes Ilford FP 4 e FP5 e Efke (atenção: 7 minutos a 20 graus, de acordo com a tabela da FOTOIMPEX para o Efke 50, é tempo demais!). Aproveitamento total da sensibilidade e belo traçado, mas não muito com grãos finos.
Atenciosamente,
Samuli