Gast
Olá
Alguém sabe por quanto tempo o Adofix 1:9 se mantém em boas condições quando fica aberto na bandeja?
Ou é preciso colocá-lo de volta na garrafa após cada uso?
Seria mais prático deixar o fixador aberto na bandeja. Mas, afinal, qual é o prazo de validade nesse caso?
Agradeço suas opiniões e experiências.
Martin
Gast
Martin,
O fixador geralmente não estraga tão rápido, mas aposto que você vai acabar jogando fora a solução mesmo assim, porque ela vai começar a cheirar mal e ficar estragada antes mesmo de ficar imprópria para uso.
Roland
Gast
... ou seja, se você não colocá-la na garrafa e ela ficar aberta por dias a fio
cfb_de
Olá, Martin,
sinceramente: o que há de errado em simplesmente cobrir com filme plástico? Isso também ajuda o revelador a durar facilmente de duas a quatro semanas na cuba (desde que você use N113 ou Eukobrom...).
Retire o filme, calcule uma perda de cerca de dois ml e pronto.
Eu também teria dificuldades com a exposição ao ar ambiente no fixador. Como se sabe, os íons de prata catalisam as reações de oxidação do sulfito, o que, por sua vez, abre as portas para o restante da química do enxofre no fixador. É uma química muito interessante que rola ali. Mas, claro, indesejada. E se ainda vier a radiação UV (= luz)...
Fui claro o suficiente? Prefiro perguntar novamente. Sou químico e não revelador profissional de fotos.
Um tanque vertical do tipo Nova garante uma vida útil ainda maior, especialmente se for coberto. Isso se deve ao fato de que a superfície da solução é ainda menor nesse caso.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Olá, Franz
Obrigado pela sua opinião como químico.
A ideia do filme plástico é simples mesmo — por que não pensei nisso antes? :-)
O que você quer dizer com “alguns mililitros de perda”? (Evaporação ou…?).
No revelador, uso o Spur Oeko-Dur, que posso deixar aberto por muito tempo mesmo — mas agora vou cobri-lo com o filme também.
Faz sentido borrifar um pouco de Pffft Protectan por baixo do filme? Não sou químico, apenas um fotógrafo apaixonado — que às vezes sofre com a química :-)
Atenciosamente,
Martin
cfb_de
Olá, Martin,
Usar Protectan sob o filme plástico não faz muito sentido. O filme não é tão impermeável a ponto de impedir que o gás escape. Mas é melhor do que nada.
Quanto à perda de alguns mililitros: algo fica grudado na folha e vai para o lixo junto com ela. E, mesmo assim, parte do produto evapora. Mas menos do que sem cobertura.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Olá, Franz
Sim, então está tudo certo.
E, de qualquer forma, não fica parado por mais de uma semana, pois tenho a tendência de preferir preparar um novo revelador a forçar demais o uso do antigo.
Afinal, comparado com as provas de teste, o revelador custa bem pouco :-)
Atenciosamente,
Martin